As areias do Kalahari, deserto na África Austral, estendem-se quase desde o Atlântico até ao Índico, numa área superior a 900 000 quilómetros quadrados. Mas, o Kalahari é muito mais do que um deserto. O Kalahari é uma vasta extensão de areia, rocha, estepe e até um local onde acontece o milagre da vida: delta do Okavango.
Na África do Sul exploraremos o facto de estar tão próximo do extremo sul do planeta Terra, descobrindo enseadas e baías onde baleias, tubarões e pinguins se escondem. Partindo dos promontórios que descem em direcção ao mar, na Cidade do Cabo, na África do Sul, o nosso itinerário segue para norte em direcção à costa ocidental atlântica explorando os canhões fluviais sul-africanos e atravessando para a Namíbia. As areias do deserto da Namíbia far-nos-ão companhia durante vários dias até alcançarmos cidades costeiras onde a presença germânica marcou a vida urbana. No norte da Namíbia, exploraremos diversas tribos indígenas como os Himba e os Bosquímanos, antes de enfrentar a vida selvagem do Etosha ou a selva urbana de Windhoek, no seio do Kalahari.
O milagre da vida no Kalahari acontece no Botswana, onde o rio Okavango, na estação das chuvas, desagua num delta, irrigando o deserto do Kalahari, transformando uma região estéril num dos lugares mais deslumbrantes da Terra. O nosso itinerário seguirá em direcção à Zâmbia e ao Zimbábue, onde as quedas de água de Vitória permitem o encontro destes dois países, rumando de seguida para sul, em direcção ao parque nacional de Kruger, uma das jóias da vida selvagem africana. Terminaremos o nosso périplo na cidade de Joanesburgo, na África do Sul.
Veja aqui as nossas etapas nesta viagem:
- Parte I – Da Cidade do Cabo a Swakopmund
- Parte II – De Swakopmund a Windwoek
- Parte III – De Windwoek às Cataratas de Victoria (passando de pelo Delta do Botswana)
- Parte IV – Das Cataratas de Victória a Joanesburgo
- Parte V – De Joanesburgo ao Kruger
AS CORES DO KALAHARI – Um projecto de viagem por África Austral em 2015
32º dia: Joanesburgo
Construa o seu roteiro e aventure-se em África. As melhores dicas estão aqui!
MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS
As CORES DO KALAHARI – O relato de uma aventura na África Austral
O video de uma viagem pela África austral, percorrendo a África do Sul, Namíbia, Botswana, Zimbabué e Zâmbia. Foi uma viagem de trinta e dois dias, cheia de aventuras e experiências fantásticas, onde visitamos Cidade do Cabo, rio Orange, canhão do rio Fish, Namibe, Etosha, tribos Himba, Spitzkoppe, delta de Okavango, tribos bosquímanos, faixa de Caprivi, Chobe, cataratas de Victoria, Joanesburgo e Kruger. Uma viagem memorável. O video de uma viagem maravilhosa.
A ideia de fazer esta viagem a África começou muito tempo antes. Mas, depois de fazer o trabalho de pesquisa, sobre os custos, nomeadamente de safaris e transportes, rapidamente percebemos que seria muito complicado fazê-la de forma independente. Então, resolvemos arranjar uma empresa de overland em África, que conseguisse aliar preço – qualidade. Depois tínhamos duas opções, em alojamento ou em regime de camping. Decidimo-nos pelo camping, primeiro porque gostamos e, segundo, porque era mais barato. Foi uma excelente opção.
Se vai viajar para a África do Sul, estes são alguns artigos que lhe podem interessar
- VISITAR A CIDADE DO CABO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade do Cabo, cheio de dicas e sugestões.
- SAFARI NO KRUGER – Um artigo para o ajudar a marcar a sua visita ao parque nacional do Kruger, obrigatório quando visitar a África do Sul.
- SUBIR O LION’S HEAD – Tudo o que precisa de saber para subir ao Lions’s Head e ter as melhores vistas da Cidade do Cabo.
- MERGULHAR COM TUBARÃO BRANCO – Tudo o que precisa de saber para ter uma experiência limite a mergulhar dentro de uma jaula com tubarões brancos na África do Sul.
- VISITAR CABO AGULHAS – Tudo o que precisa de saber e o que deve visitar durante uma road trip para visitar o Cabo Agulhas, na África do Sul.
- VISITAR HERMANUS – Um artigo cheio de dicas para visitar Hermanus, a capital da observação de baleias na África do Sul.
- CANOAGEM NO RIO ORANGE – A partilha da nossa experiência numa aventura fantástica de canoagem no rio Orange, entre a África do Sul e a Namíbia.
- ROTEIRO PELA ÁFRICA DO SUL, NAMIBIA, BOTSWANA E ZIMBÁBUE – O roteiro detalhado da nossa viagem de quase dois meses pelo sul do continente africano, passando pela África do Sul, Namíbia, Botswana e Zimbábue.
Se vai viajar para o Botswana, estes são alguns artigos que lhe podem interessar
- SAFARI NO PARQUE NACIONAL DO CHOBE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para fazer um safari de jeep e de barco no Parque do Chobe, no Botswana.
- VISITAR O DELTA DO OKAVANGO – Tudo o que precisa de saber para visitar e fazer safari no Delta do Okavango, no deserto do Kalahari.
- VISITAR OS BOSQUÍMANOS – Tudo o que precisa de saber sobre os povos bosquimanos que habitam o deserto do Kalahari.
Se vai viajar para a Namíbia, estes são alguns dos nossos artigos que lhe podem interessar
- ROTEIRO DE LUGARES A VISITAR NA NAMÍBIA – Um artigo com os melhores lugares a incluir numa viagem pela Namíbia e que não pode deixar de visitar.
- VISITAR A FAIXA DE CAPRIVI – O que precisa de saber para explorar e circular na faixa de Caprivi, entalada entre o Botswana e a Angola.
- SAFARI NO ETOCHA – Tudo o que precisa de saber para fazer um safari no Parque Nacional do Etocha, um dos melhores lugares para ver vida selvagem no mundo.
- VISITAR SPITZKOPPE – Tudo o que precisa de saber para visitar a região granítica e rochosa do deserto da Namíbia está neste artigo.
- VISITAR FISH RIVER CANYON – Um artigo com a nossa experiência nos trilhos do Fish River Canyon na Namíbia.
- VISITAR AS TRIBOS HIMBAS – Um artigo sobre a nossa experiência a visitar uma tribo Himba, na Namíbia.
- VISITAR O DESERTO DA NAMÍBIA – Um artigo cheio de dicas e sugestões do que pode fazer para explorar o deserto da Namíbia, a pé, de jipe ou do ar! Vale a pena!
Se vai viajar para o Zimbábue, estes são alguns artigos que temos aqui no blogue que lhe podem interessar
- VIAJAR NO ZIMBÁBUE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a Zâmbia está neste artigo. Como chegar, visto, transportes, alojamento e o que fazer e visitar no país.
- AVENTURAS NAS ESTRADAS DO ZIMBÁBUE – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa aventura nos transportes públicos no Zimbábue a viajar em pleno coração da África Austral.
- VISITAR O GRANDE ZIMBÁBUE – Tudo o que precisa de saber para visitar o Grande Zimbábue, uma das maravilhas do mundo esquecidas.
- O COMBOIO MAIS LENTO DO MUNDO – A nossa aventura a bordo de um dos comboios mais fantásticos do mundo, o comboio mais lento de África, entre Vitoria Falls e Bulawayo.
- HELICÓPTERO NAS CATARATAS DE VITÓRIA – Tudo o que precisa de saber para fazer e marcar o seu passeio de helicóptero sobre as cataratas de Vitória.
- VISITAR AS CATARATAS DE VITÓRIA – Tudo o que precisa de saber para aproveitar o melhor que pode fazer na povoação de Vitoria Falls, cheia de actividades incríveis para fazer, desde trilhos, actividades radicais, etc.
Olá Carla, simplesmente incrível de certeza que vou utilizar um dia destes!!!
Muito obrigada!
Obrigada, Leonor.
Ola Carla,
Obrigado pelas dicas. Podes dizer qual o Tour que fizeste com a Nomad?
Obrigado !
Foi com a Nomad Tours SA, era 25 dias do Cabo ao Krugger.
Ola Carla,
quando vi esta viagem fiquei tao animada! Uma grande pena que tenham feito uma viagem organizada por outrem.Tinha esperanca que tivessem feito por voces mesmo…alugar carro em capetown e irem indo…
Espero fazer o mesmo brevemente de carro próprio (Vivo em Maputo) e queria tanto dicas!!Como voces fazem o mesmo estilo de viagens que eu aderi!
Pela minha pesquisa ao river fish canyon nao ha como ir de carro próprio….estou certa?A sossusvlei posso ir num carro que nao seja 4×4 ate a entrada do parque e depois pego os carros do parque?
A maioria faz este trajeto mesmo com agencias….
Parabens pelo seu blogue.
Dá tudo para fazer com carro alugado. Nós só não fizemos porque ficava mais caro. Fi por isso que fomos de overland. No overland as entradas nos parques já estavam incluídas e por isso ficou muito mais barato do que alugar carro. No entanto, o sul da África do Sul fizemos de carro alugado. Aí valeu a pena.
Olá Carla. Adoro viagens cheias de aventura como esta! Fiquei com uma grande dúvida sobre o roteiro, como vcs fizeram para se locomover de uma cidade para outra ate chegar nos outros países? Foi de carro, aéreo, ônibus ou agencia de turismo? Grato
Fizemos um overland com uma empresa sulafricana.
15 dias na África do Sul é suficiente?
Depende do que quiser visitar…
Olá Carla. Adorei o vosso post sobre a viagem em África.
Tenho férias marcadas de 22 Abril a 5 Maio (2 semanas) e quero oferecer uma viagem ao meu namorado para conhecermos Namíbia, Botswana, Zimbabué e Áfica do Sul. Não sei se serão poucos dias mas gostava de encaixar nestes dias o que há de mais interessante a experienciar nestes países. Podes dar uma ajuda com dicas de sítios em cada país bem como os dias necessários?
Pessoalmente não tenho muito jeito para organizar viagens (apesar de adorar viajar 🙂 ) tens alguma sugestão de agência onde poderia organizar a nossa viagem?
Obrigada
Sandra Figueiredo
Olá Sandra, isso é muita coisa para 15 dias, mais vale escolher dois, no máximo 3. O melhor para ver muita coisa é um overland, de camping ou hotel. Nós fizemos na Nomad Tours, uma agência sul-africana. Veja o site deles, têm viagens muito boas. Delta de Okavango, Deserto da Namíbia, e Vitória Falls são os highligts. Um safari brutal pode ser no Kruger ou no Etocha. O safari do Chober também é muito bom.
Olá Carla!
Sou uma viciada em viagens e amei o vosso relato. Andei a explorar a NomadTours e encontrei experiências bem interessantes. Gostaria de saber a sua opinião em relação a eles. Embora no relato tenha ficado com a sensação que a escolha da empresa foi positiva, gostaria de saber se a recomenda!
Muito obrigada.
PS: Estou encantada com relato da PaPua/Papua-Nova Guiné
Cátia Vicente
Olá Cátia, sim a experiência foi muito positiva. Nós gostamos muito, tendo em atenção a relação preço-qualidade.
Olá Carla eu estou a pensar fazer um roteiro parecido em agosto com o meu marido e dois filhos. Normalmente sou eu que faço as marcações e gostamos de ter o nosso carro. No entanto está um pouco complicado para fazer algumas reservas. É possível me enviar o nome da empresa que usaram? Obrigada
Usamos a Nomad Tours, uma empresa da África do Sul.
Olá! Estou programando uma viagem em apenas um casal saindo de Cape Town para Windhoek. Depois de ter visto a estrada e os lugares de parada com o overland você acha que é tranquilo fazer de carro sozinho este trajeto?
Obrigada!
Olá Priscila, é tranquilo mesmo. Não fica é necessariamente mais barato.