Descobrir Istambul em 4 dias (roteiro em Istambul dia-à-dia) | Turquia

roteiro istambul diário turquia

Istambul é uma das mais belas cidades do mundo e para a conhecer minimamente vai precisar de pelo menos quatro dias. Para aproveitar bem a cidade, dedique-lhe mais um. Para ajudar a programar a sua viagem, criamos um roteiro em Istambul para quatro dias. Se só tem dois dias em Istambul faça o primeiro e o terceiro dias.


PRIMEIRO DIA – Sultanahmet

No primeiro dia do seu roteiro em Istambul é conveniente começar pela zona de Sultanahmet, a área onde se concentram a maioria dos highlights da cidade. É óptimo começar por esta área porque se enfrentar algum problema durante a visita (ex. filas longas para entrar ou algum dos monumentos fechados) pode sempre voltar noutra altura do dia ou do tempo que vai passar na cidade. O dia não vai ficar barato porque as entradas nos monumentos e museus são caras. Sendo assim, leve umas sandes. Há que poupar na comida, não na cultura. O percurso do dia passa por:

1ª Paragem – Haghia Sophia

2ª Paragem –  Cisterna da Basílica

3ª Paragem – Haghia Eirene

4ª Paragem – Palácio Topkapi

5ª Paragem – Museu de Antropologia

6ª Paragem – Hipódromo

7ª Paragem – Mesquita Azul

8ª Paragem – Arasta Bazar

Veja o mapa do primeiro percurso e todos os lugares a conhecer neste artigo.

roteiro em Istambul 4 dias viagem


SEGUNDO DIA – Bairro do Bazar

O nosso segundo percurso pedestre pela cidade de Istambul leva-nos até algumas das mesquitas menos visitadas na cidade e, por conseguinte, lugares mais característicos. Este percurso inicia-se e termina no Grande Bazar, um lugar de visita obrigatória. Pode ser feito num dia completo em Istambul (se pretender explorar bem o bazar e fizer algumas compras). Se optar por uma visita mais rápida pode ser feito em meio-dia, o que permite combinar, por exemplo com a totalidade ou parte do roteiro 4. Se o fizer sozinho, este é um dia mais calmo e com tempo para compras no seu roteiro em Istambul. O percurso do dia passa por:

1ª Paragem – Grande Bazar

2ª Paragem – Praça e Mesquita Beyazit

3ª Paragem – Mesquita do Príncipe (Sehzade Mehmet)

4ª Paragem – Aqueduto de Valens

5ª Paragem – Mesquita Fatih

6ª Paragem – Mesquita Aksaray

7ª Paragem – Avenida Divan Yolu (Ordu)

Final do dia – Show de danças turcas

Veja o mapa do percurso deste dia e toda a informação detalhada aqui.

roteiro em Istambul 4 dias viagem


TERCEIRO DIA – Da Alta à Baixa

Este roteiro pela cidade de Istambul permite conhecer alguns dos lugares mais emblemáticos da cidade, permitindo aliá-los com um cruzeiro curto pelo Bósforo. É, juntamente com o roteiro 1, os dois itinerários obrigatórios para quem só tem dois dias para a cidade de Istambul (neste caso deverá incluir aqui também o Grande Bazar). O percurso do dia passa por:

1ª Paragem – Mesquita de Suleymaniye

2ª Paragem – Mesquita Rusten Pasa

3ª Paragem – Bazar das Especiarias

4ª Paragem – Mesquita Nova

5ª Paragem – Eminomu

6ª Paragem – Cruzeiro curto no Bósforo

7ª Paragem – Ponte Galata

8ª Paragem – Torre Galata

Veja o mapa do percurso deste dia e toda a informação detalhada aqui.

roteiro em Istambul 4 dias viagem


QUARTO DIA – A cidade esquecida

Este percurso em Istambul é feito essencialmente de ferry. Permite visitar alguns lugares pouco explorados em Istambul mas muito belos e característicos  O roteiro 4 pode ser feito em meio-dia. Isto permite-lhe combinar este percurso com o Roteiro 2, uma visita a um hamman (banhos turcos) ou então com um dia dedicado às compras. O percurso do dia passa por:

1ª Paragem – Muralhas de Teodósio

2ª Paragem – Igreja de São Salvador de Chora

3ª Paragem – Atravessar da Europa para a Ásia

4ª Paragem – Uskudar

5ª Paragem – Hamman

Veja o mapa e informação detalhada sobre este dia aqui.

roteiro em Istambul 4 dias viagem


Aproveite o nosso roteiro em Istambul para quatro dias e explore bem a cidade. Para preparar a sua viagem temos estes artigos que também o podem ajudar. Boa viagem!

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida, culminando num doutoramento nos Andes, investigando ambientes glaciares. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

Deixar uma resposta