Agricultura itinerante de queimada | Aprender os modos de vida da população no Senegal

Agricultura itinerante de queimada | Aprender os modos de vida da população no Senegal
No continente africano, especialmente nas regiões onde predomina uma vegetação arbustiva e em que os solos são pobres, as populações recorrem frequentemente a práticas de agricultura tradicional, nomeadamente a Agricultura itinerante de queimada.
Agricultura itinerante de queimada | Aprender os modos de vida da população no Senegal
No Senegal, à semelhança de outros países africanos, as populações locais tentam tirar o maior partido possível da terra estéril e sem grande aptidão agrícola. Os povos nómadas seleccionam o local onde vão fixar a sua aldeia nos próximos anos. Esta escolha é feita em função da existência de terra utilizável para a agricultura. Depois de escolher o local, a população corta as árvores e ateia fogo à floresta arbustiva circundante. Esta técnica designada por queimada, e que dá nome a este tipo de agricultura, permite fertilizar os solos com as cinzas da vegetação. No entanto, na Agricultura itinerante de queimada esta fertilização é muito limitada no tempo já que os solos ficam cada vez mais estéreis e ganham uma couraça ferruginosa. A queimada destrói a matéria orgânica existente no solo, matando os microorganismos e favorecendo a migração dos minerais de ferro e alumínio para a superfície, criando uma carapaça designada por laterite. As laterites são bastante comuns nos solos com climas tropicais e equatoriais, no entanto quando se recorre a técnicas de queimada a sua formação é acelerada devido ao elevar da temperatura durante o fogo.
Agricultura itinerante de queimada | Aprender os modos de vida da população no Senegal
Ao fim de dois ou três anos, a agricultura itinerante de queimada faz com que o solo esteja completamente estéril. A falta de utilização de métodos e técnicas adequados, nomeadamente adubos e irrigação, leva a que a terra se esgote rapidamente e a que os agricultores tenham que a abandonar.
Agricultura itinerante de queimada | Aprender os modos de vida da população no Senegal
Na agricultura itinerante de queimada as técnicas utilizadas são extremamente rudimentares, nomeadamente sacholas de madeira e ferro, sem cuidados de fertilização (para além das cinzas iniciais), adubos ou irrigação. A mão-de- obra utilizada resume-se à população da aldeia que corresponde a duas ou três famílias. Os campos agrícolas têm de ser capazes de produzir tudo aquilo que a aldeia necessita cultivando-se uma grande variedade de culturas (policultura) em regime extensivo.
Agricultura itinerante de queimada | Aprender os modos de vida da população no Senegal
Quando os solos se esgotam, os agricultores voltam a fazer uma nova queimada nos terrenos circundantes aos anteriores. Com a continuidade dos mesmos processos e técnicas, os solos voltarão a esgotar-se e serão novamente abandonados. Esta situação vai-se repetindo até que os novos solos aráveis se situem a  grande distância da aldeia e não seja praticável fazer esta deslocação todos os dias. Quando isso acontece, as populações mudam a aldeia e iniciam uma nova fase noutro local.
Agricultura itinerante de queimada | Aprender os modos de vida da população no Senegal
Apesar do crescimento urbano a que se assiste nos países africanos, a verdade é que a agricultura itinerante de queimada continua a ser praticada nas áreas mais rurais do Senegal, especialmente no interior sul. Quem percorre o país vê frequentemente as populações a atear fogo aos matos. Não são incêndios florestais; São técnicas agrícolas ancestrais que permitiram às populações sobreviverem às condicionantes naturais de um continente de terra vermelha.
Agricultura itinerante de queimada | Aprender os modos de vida da população no Senegal

Se vai viajar para o Senegal, estes são alguns artigos que lhe podem interessar

  • ROTEIRO PARA VIAJAR NO SENEGAL – Partilhamos neste artigo o roteiro que fizemos para viajar do Senegal cerca de duas semanas.
  • VISITAR DAKAR – Tudo o que precisa de saber para para visitar a capital do Senegal, a cidade de Dakar, com as nossas dicas de viagem.
  • ONDE DORMIR DO SENEGAL – Este é um artigo onde partilhamos todos os alojamentos que usamos para dormir no Senegal e com fizemos a sua marcação antecipada.
  • AGRICULTURA ITINERANTE DE QUEIMADA – Um artigo mais teórico sobre o modo de vida das populações rurais do Senegal e do tipo de agricultura que praticam.
  • VISITAR A ILHA DE NGOR – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Ngor, ao largo de Dakar, na costa do Senegal, num único dia.
  • VISITAR A ILHA GORÉE – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha Gorée, ao largo de Dakar, na costa do Senegal, num único dia.
  • VISITAR O LAGO ROSA DO SENEGAL – Tudo o que precisa de saber para chegar e visitar o lago rosa no Senegal está neste artigo.
  • VISITAR O DESERTO DE LOMPOUL – Um artigo com a nossa experiência a visitar o deserto de Lompoul, no Senegal, com pernoita num desert camp maravilhoso.
  • VISITAR O PARQUE NACIONAL DJOUDJ – Um artigo sobre o maravilhoso parque de Djoudj, um lugar extraordinário para observação de aves.
  • TALIBES NO SENEGAL – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre as crianças Talibes, no Senegal.
  • VISITAR SAINT LOUIS NO SENEGAL – Tudo o que precisa de saber para visitar e explorar a belíssima cidade colonial de Saint Louis no Senegal.
  • VISITAR O DELTA DE SINE SALOUM – Um artigo sobre a nossa experiência a explorar um dos lugares mais maravilhosos do Senegal, o delta de Sine Saloum, cheio de dicas e sugestões para aproveitar a região.
  • VIAJAR NO SENEGAL – Um artigo com a nossa experiência a explorar o Senegal em transportes públicos, autocarros e “sete place”, típico no Senegal.
  • VISITAR O PARQUE NIAKOLO KOBA – A nossa experiência para visitar o parque Niakolo Koba, no Senegal, de forma independente.
  • VISITAR TABACOUNDA – Um artigo com a nossa experiência no sul do Senegal, na povoação de Tabacounda, a caminho do parque de Niakolo Koba.
  • VISITAR DJIFER E JOAL-FADIOUTH – Tudo o que precisa de saber para explorar a costa do Senegal na região de Djifer e Joal-Fadiouth.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.