A Rota do Românico – Três rotas ao seu dispor no norte do país | Portugal

Rota do Românico

A Rota do Românico é um conjunto de três rotas que permitem conhecer o melhor da arquitectura românica no norte de Portugal. Estas rotas transportam-nos para a época da fundação da Nacionalidade nos vales dos rios Sousa, Douro e Tâmega, e da nobreza e das ordens religiosas na construção do território nacional. Foi ali que famílias senhoriais e ordens religiosas ajudaram a construir Portugal, e é essa história que está inscrita em 58 monumentos românicos, erguidos entre os séculos XI e XIV, num conjunto de mosteiros, igrejas, capelas, memoriais, pontes, castelos e torres senhoriais, distribuídos pelos concelhos de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

Estas rotas podem ser belos passeios de fim de semana para desfrutar em Portugal. Pode consultar o Guia da Rota do Românico, em formato digital (pdf) que pode ser descarregado aqui.

ROTA DO ROMÂNICO NO VALE DO SOUSA

Rota do Românico no Vale do Sousa, que decidimos fazer num fim-de-semana, é um percurso que compreende 19 monumentos, iniciando-se no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, e terminando no Memorial da Ermida, em Penafiel, passando também pelos concelhos de Lousada, Paços de Ferreira e Paredes. Pode ver as dicas sobre como fazer e o que ver nesta rota no nosso artigo aqui no blogue.

Rota do Românico

ROTA DO ROMÂNICO NO VALE DO DOURO

A Rota do Românico no Vale do Douro é outra das rotas que pode fazer. Este percurso compreende 14 monumentos, iniciando-se na Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios, em Penafiel, e terminando no Memorial de Alpendorada, em Marco de Canaveses, passando também pelos concelhos de Castelo de Paiva, Cinfães, Resende e Baião. Fizemos esta rota também num fim de semana e pode ver as dicas sobre como fazer e o que ver nesta rota no nosso artigo aqui no blogue.

Rota do Românico

ROTA DO ROMÂNICO NO VALE DO TÂMEGA

A Rota do Românico no Vale do Tâmega é outra das rotas que pode fazer no norte de Portugal. Este percurso compreende 25 monumentos, iniciando-se na Igreja de São Pedro de Abragão e terminando na Igreja Salvador de Fervença, passando pelos concelhos de Penafiel, Celorico de Basto, Amarante e Marco de Canaveses. Ainda não fizemos esta rota mas já está programada para um dos próximos fins-de-semana.

Rota do Românico

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida, culminando num doutoramento nos Andes, investigando ambientes glaciares. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

2 Comment

  1. Apreciei o que li e vi no seu blogue…Parabéns!

    1. Carla Mota says: Responder

      Obrigada, Isabel.

Deixar uma resposta