Contemplando o Douro Superior do Pinhão a Foz Côa | Portugal

Miradouros Douro Superior Portugal

O Douro Superior, do Pinhão até Barca d’Alva, é um troço muito menos turístico do que o resto da região do Douro Vinhateiro. Ao deixar o Pinhão para trás, em direcção a Vila Nova de Foz Côa, a paisagem vinícola ganha ainda mais autenticidade, conservando as marcas da luta do homem para domar a natureza, com socalcos a marcar a paisagem. Do Tua até Barca d’Alva, o Douro torna-se mais selvagem, correndo num vale escarpado sempre que encontra quartzitos, os mesmos que dão origem a miradouros naturais sobre o rio, onde, na generalidade, o homem construiu ermidas e capelas. O concelho de São João da Pesqueira é especialmente abençoado em locais fantásticos para se admirar o Douro Superior. Pequenas ermidas que jazem esquecidas no topo de penhascos. Para explorar o Douro Superior, fomos percorrendo a Estrada Nacional 222, e descobrindo paragens improváveis e recantos maravilhosos.

Miradouro Quinta das Carvalhas

Na margem oposta ao Pinhão, a Quinta das Carvalhas foi a nossa primeira paragem no Douro Superior. Na EN222, há um corte à esquerda que leva à Quinta das Carvalhas. Nós fizemos a estrada que vai até à porta da quinta, com pouca esperança de entrar, já que se trata de uma quinta privada. Apesar das melhores vistas do Douro serem da estrada de terra batida que leva à entrada da quinta, como o portão estava aberto, acabámos por entrar e contemplar a vista do miradouro. A vista é magnífica.

Douro Superior miradouros Portugal

Douro Superior miradouros Portugal

Douro Superior miradouros Portugal

Miradouro de Frei Estevão

Pelo caminho, na EN222, vale a pena parar num parque na beira da estrada pouco depois de sair do desvio que leva à Quinta das Carvalhas. As vistas são magníficas mas devido à vegetação é necessário subir ao muro ou às mesas de merenda.

Douro Superior miradouros Portugal

Miradouro da Senhora do Monte

Este é um dos miradouros que não permite contemplar o rio Douro, mas apenas a região vinícola do concelho de São João da Pesqueira. Vale a pena fazer a estrada de terra batida que leva à capela da Senhora do Monte (embora não exista sinalização na estrada) para contemplar a paisagem rural da região.

Miradouro da Nossa Senhora das Neves

No alto da Fraga da Bandeira, na freguesia de Soutelo do Douro, a capela da Senhora das Neves, permite contemplar uma parte bastante considerável do troço do Douro, assim como a paisagem vinhateira da região. Mas nem só de vinho se faz o Douro. Há muitos olivais e pomares na região.

Douro Superior miradouros Portugal

Miradouro da Senhora de Lurdes

Este foi o miradouro que mais gostámos no nosso percurso no Douro Superior. Depois de chegar à povoação de Nagoselo do Douro, siga em direcção à capela da Senhora de Lurdes. A capela, minúscula, ergue-se num local verdadeiramente sobranceiro sobre o Douro. Na outra margem, do lado direito, vê-se a Foz do Tua e a estação de comboio em madeira. Lá em baixo, o Douro torna-se muito mais selvagem, talhando o seu vale encaixado nas bancadas quartzíticas, e com um leito mais estreito. O miradouro é mágico. Parece saído de um cenário de filme e, ao final do dia, tem ainda mais encanto.

Douro Superior miradouros Portugal

Douro Superior miradouros Portugal

Douro Superior miradouros Portugal

Miradouro de São Salvador do Mundo

O miradouro de São Salvador do Mundo é um dos mais conhecidos no Douro Vinhateiro, em especial, no Douro Superior. De elevada beleza, a vista sobre o Douro é bonita, mas há outros muito superiores. O que de mais magnífico tem o miradouro é o conjunto em si. Há ali um santuário, uma capela e uma gruta, quase integradas completamente na paisagem granítica. Da capela é possível contemplar a barragem da Valeira ao fundo, assim como a paisagem vinícola do Douro. Do santuário desce uma via sacra, com capelinhas, algumas das quais do século XVI.

Douro Superior miradouros Portugal

Miradouro da Quinta de Vargelas

Este miradouro situa-se na estrada EN222 e na entrada da Quinta de Vargelas. Dali vê-se a linha do Douro, nomeadamente a ponte em que o comboio cruza da margem norte para a margem sul do rio. Do ouro lado está a paisagem vinícola do concelho de Carrazeda de Ansiães. Ao fundo ainda se vê São Salvador do Mundo.

Douro Superior miradouros Portugal

Veja aqui onde dormir no Douro Superior, nomeadamente em São João da Pesqueira e Foz Coa.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida, culminando num doutoramento nos Andes, investigando ambientes glaciares. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

Deixar uma resposta