Dicas para se divertir no São João do Porto | Portugal

São João do Porto Portugal

Vem aí o São João, a festa mais aguardada pelos portuenses, e que traz para as ruas do Porto milhares de pessoas. Cada vez mais popular, a Festa de São João do Porto é cada vez mais procurada por visitantes que procuram uma descoberta autêntica. Aqui ficam onze dicas para aproveitar, como um portuense, o São João do Porto.

1. Compre um martelinho de São João

Faça como os portuenses que, mesmo antes de começar o São João do Porto, já têm o seu martelo pronto para a noite de 23 para 24 de Junho. Vista-se a preceito, com calçado prático, agarre no seu martelo e vá dar umas marteladas pela cidade. Os martelos querem-se grandes para impressionarem os populares. 😀

São João do Porto Portugal

2. Jante nas ruas da ribeira do Porto

Há muitos locais fantásticos para passar a noite de São João do Porto mas poucos batem em alma e vista a ribeira do Porto. Aproveite e embrenhe-se nas ruas estreitas da ribeira, descubra uma tasca maravilhosa e jante ali. Pode comprar sandes, sardinhas assadas e chouriço e jantar junto à margem do rio, pode escolher um restaurante gourmet, há escolhas para todos os gostos e carteiras. A maravilha do São João do Porto é que é uma festa popular e com lugar para todos.

São João do Porto Portugal

3. Coma uma fartura

As farturas são um dos doces mais populares em Portugal e ninguém os faz como no norte do país. Pare numa roulote de farturas e experimente esta iguaria nacional, afinal, o São João do Porto é só uma vez por ano.

São João do Porto Portugal

4. Lance um balão de São João 

Portuense mais portuense, não há! Compre um balão de São João. Há-os à venda por toda a cidade, desde as lojas de conveniência, até às mercearias e supermercados. Escolha um ou dois, e ajude a iluminar os céus da cidade. O Porto tem ainda mais encanto nesta atura do ano. Lançar um balão de São João não é fácil, por isso, se calhar, mais vale comprar três ou quatro.

São João do Porto Portugal

5. Junte-se às multidões para umas marteladas

As ruas da cidade do Porto enchem-se de gente. Prepare-se, é uma festa de multidões! Mas a grande piada da festa é misturar-se com os milhares de anónimos que percorrem as ruas com os martelos em punho para brincar com os restantes. Misture-se. Vai adorar.

São João do Porto Portugal

6. Experimente o alho-porro (não é para comer)

Para os mais radicais, há que experimentar o alho-porro. Há-os à venda um pouco por toda a cidade do Porto. O cheiro é nauseabundo, mas essa é a piada. Vai sentir durante a noite o alho passar-lhe em frente ao nariz várias vezes, se quiser retribuir como um verdadeiro portuense, deve levar o seu alho-porro.

São João do Porto Portugal

7. Veja o fogo de artifício dos melhores locais

Nenhuma noite de São João está completa sem o fogo de artifício na Ponte D. Luís. Há muitos lugares maravilhosos para ver o fogo escorrer pela ponte e ser lançado das barcas no Douro. A montante da Ponte D. Luís, os melhores sítios para ver o fogo de artifício são a Sé, as escadas dos Guindais, a Serra do Pilar ou o bairro das Fontainhas. A jusante da ponte, experimente qualquer lugar na ribeira do Porto ou de Gaia, ou ainda um barco no Douro.

São João do Porto Portugal

8. Dê um saltinho até às Fontainhas para um bailarico

O bairro das Fontainhas ainda conserva a alma do São João do Porto. É aí que vai encontrar a festa mais genuína da cidade. Aproveite para ver como os populares brincam e desfrutam do São João, com crianças, farturas, jogos populares e comes e bebes tradicionais.

São João do Porto Portugal

9. Beba e divirta-se, mas com moderação

A cerveja, o vinho e a sangria são bebidas oficiais para a noite de São João do Porto. Junte os amigos, divirta-se, coma e beba, mas não se esqueça, sempre com moderação. Não destrua a sua festa e a festa dos outros. Deixe o carro em casa e use os transportes públicos. Nessa noite, comboio, metro e autocarros funcionam a noite toda para que possa beber à vontade e não destruir a festa de ninguém.

São João do Porto Portugal

10. Embrenhe-se nas multidões que vão da Ribeira até à Foz

Termine a noite de São João junto com as centenas que percorrem a marginal do Douro, desde a Ribeira até à Foz. Esta é uma das caminhadas clássicas do São João do Porto, e que permite encerrar uma noite maravilhosa de diversão. Quando aparecerem os primeiros raios de sol da manhã, sente-se numa esplanada da Foz e tome o pequeno almoço. A maior festa do ano no Porto está a chegar ao fim.

São João do Porto Portugal

11. Escreva uma quadra de São João e perfume a sua casa com o cheiro de um manjerico

Para eternizar as memórias de uma noite bem passada, escreva uma quadra de São João (talvez inspirado pelas bebidas da noite) e compre um manjerico. Leve-o para casa e perfume o seu ambiente com as energias que recolheu nessa noite. Esta é uma das mais genuínas festas em Portugal.

São João do Porto Portugal

PROCURE AQUI ALOJAMENTO NO PORTO

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida, culminando num doutoramento nos Andes, investigando ambientes glaciares. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

10 Comment

  1. Que post diferente! Não sabia dessas tradições de comemoração. Valeu!

    1. Carla Mota says: Responder

      As tradições do São João no Porto são muito ricas. Obrigada.

  2. Que interessante saber que existe festas como essas e que parecem bem animadas.

    1. Carla Mota says: Responder

      Sim, Leo a noite de São João é super animada. Tem de experimentar.

  3. A cada vez que eu leio um post sobre algum lugar de Portugal, ficou com mais vontade de conhecer o país todo.

    1. Carla Mota says: Responder

      Tem de ser, Christian, esse país é maravilhoso.

  4. Nossa, que bacana!! Não conhecia essa festa por lá, adorei, quero ir!!

    1. Carla Mota says: Responder

      Conhecer o Porto durante o São João é maravilhoso.

  5. Cristina says: Responder

    Uau!! Qta coisa que nem imaginava da cultura portuguesa!! Que saudade da zona ribeirinha! Quero voltar logo!

    1. Carla Mota says: Responder

      Volta mesmo. 😀

Deixar uma resposta