ILHA HOLBOX – Os paraísos são lugares que nos custam deixar | México

ILHA HOLBOX - Os paraísos são lugares que nos custam deixar e a que sonhamos voltar | México
Depois de passar uma noite em Cancun, apanhamos um colectivo até Chiquila, local onde embarcamos num ferry a caminho da Ilha Holbox. Esta ilha fica no topo norte da Península do Iucatão e é banhada pelo golfo do México e pelo mar das caraíbas. A sua localização faz com que se concentre aqui grande quantidade de plâncton, atraindo anualmente dezenas de baleias-tubarão nos meses de Junho a Setembro. Foram estes animais que nos trouxeram aqui, queríamos muito nadar com eles e há pouquíssimos lugares no mundo onde tal pode ser feito. Holbox é um desses lugares.
Inicialmente tínhamos pensado ficar apenas 2 dias mas quando desembarcamos rapidamente percebemos que tínhamos que alterar o nosso plano. Abdicamos logo do dia que tínhamos em Cancun e decidimos ficar mais um dia.
As ruas que nos levam do porto até ao centro da vila não tem asfalto, a semelhança de todas as que aqui existem, o sol queima e o ritmo das caraíbas sente-se a cada segundo. As pessoas tem um ar descontraído, calmo, são muito simpáticas e relaxadas. O bom ritmo do caribe. Decidimos ficar alojados no magnifico Tribu Hostel, e mal chegamos tratamos do tour para nadar com as baleias no dia seguinte. Custou-nos 1000 pesos por pessoa (aproximadamente 75 USD) e vale cada cêntimo.
As praias de Holbox estão cheias de pelicanos que se refrescam na agua dando grandes mergulhos. Aproveitamos o primeiro dia para dar uma volta pela povoação e relaxar estendidos na praia. A água do mar é verde esmeralda e está a 29 graus centígrados. Quando entramos parece que estamos dentro de um tacho de sopa! É tão bom. Infelizmente a mistura das águas do Golfo e das Caraíbas faz com que a visibilidade junto à costa não seja muito boa pelo que não pudemos fazer snorkeling. Passamos a tarde estendidos a ler (algo que já não conseguíamos fazer há vários dias) e um belo fim de tarde a ver o por-do-sol e a beber margaritas.
No dia seguinte levantámo-nos bem cedo. Chegava a hora de embarcamos numa lancha para procurar o maior peixe do mundo, o tubarão-baleia. Navegamos cerca de uma hora e meia até avistarmos alguns exemplares. Eram enormes e tinham um comprimento maior do que o próprio barco.
No inicio só víamos pouco mais de uma dezena mas depois do barco parar começaram a chegar mais e devem ter alcançado mais de 100.
O Pedro, o nosso guia, entrava na água connosco e orientava-nos para o local onde os deveríamos acompanhar. Temos que nadar com força para acompanhar estes animais. Eles parecem calmos e que nadam devagar mas no fundo é bem preciso dar à barbatana para os acompanhar.
Quando entrei na água fiquei quase por cima de um enorme e a minha cara quase tocou as suas guelras. Vi os movimentos que fazia para respirar e eu era minúscula ao seu lado. Tinha 4 ou 5 rémulas agarradas. Nadei e nadei de forma a o acompanhar durante algum tempo. Ele estava mesmo por baixo de mim e tocou-me quer com a barbatana dorsal quer com a cauda. Foi tão surreal; poderia estar aqui o dia todo para descrever o que senti mas seria impossível fazê-lo. Há coisas que nunca conseguiremos dizer o quanto nos agradaram, nos emocionaram e nos fizeram sentir vivos. Acho que foi isso, nadando com estes gigantes senti-me viva. Viva e livre, como se não houvesse amanhã; como se o mais bonito do mundo estivesse ali; como se tudo fosse possível.
Para além desta experiência, durante este mergulho nadei com mais dois tubarões-baleia, um deles acompanhado por um cardume de 5 raias. Mas, cada um de nós teve direito a mergulhar três vezes, o que permitiu com que nadássemos com vários tubarões-baleia durante a manhã.
Devo ter acompanhado mais de 10 no total. No final estava exausta mas completamente satisfeita. Sentia as pernas tremer de excitação e nunca tive medo. O tubarão é muito tranquilo e sempre que se aproxima de nós com a boca aberta (para comer o plâncton) desvia-se evitando colidir com os humanos. Foi uma das melhores experiências da minha vida, não tenho qualquer dúvida.
No caminho de regresso vimos tartarugas e raias-manta a passar por baixo da lancha. Que mundo maravilhoso é este? A meio do percurso para Holbox paramos a lancha para pescar. Fiquei em estado de choque quando o Pedro me disse que teríamos de pescar o almoço. O inicio não correu muito bem porque o Pedro pescava e nós nada! Pensei “vou passar tanta fome” mas depois consegui apanhar um peixe e contribuir para o ceviche maravilhoso que almoçamos no Cabo Catoche, o extremo da península de Iucatão.
A ponta da península do Iucatão, onde está o cabo Catoche, está ao lado de um ambiente lagunar extraordinário. Foi aí que paramos para almoçar e nadar nas águas transparentes (sim, transparentes) rodeados de mangais, pelicanos, garças, peixes e água quente. É assim que imagino o paraíso.
A vida selvagem decorre ao nosso lado e o homem parece conviver de forma harmoniosa com ela. A quantidade de turistas aqui é tão pequena que os animais não se parecem importar com a nossa companhia. Deixam-se fotografar e viram-se lentamente parecendo esperar um novo clic da máquina. No regresso ao porto de Holbox ainda paramos para observar flamingos na parte Este da ilha. Mais uma imagem a preservar nas minhas memória de viajante.
O dia tinha sido longo e embora cansados, permanecemos na praia, acompanhados pelos pelicanos para observar mais um por-do-sol.
Os dias em Holbox foram memoráveis. São lugares assim que nos fazem percorrer o mundo e pensar que vale a pena todo o esforço que fazemos para os conhecer. No dia seguinte tivemos que regressar a Chiquila e a Cancun. Iremos para Isla Mujeres. Quando embarcamos no ferry do porto de Holbox, acompanhados pelo nascer do sol, deixamos para trás um paraíso, um paraíso a que esperamos um dia voltar. Mas, com o turismo crescente na Península do Iucatão, a apenas 3 horas de autocarro de Cancun, ate quando isto será um paraíso? Esta e outras questões assolam a nossa despedida. Não queremos partir mas sabemos que teremos que o fazer. Há muitos outros lugares assim no mundo (esperamos nós); só precisamos de os encontrar.

VEJA AQUI ONDE SE ALOJAR NA RIVIERA MAIA

Marque aqui os seus passeios e compre aqui os seus bilhetes para a zona de Holbox

Se vais viajar para o México estes são alguns artigos que te podem interessar

• RUÍNAS DO MÉXICO – Um artigo com as melhores ruínas pré-colombianas do México, nomeadamente maias, astecas, olmecas, etc.
  • ROTEIRO PELA ROTA DOS MAIAS – O roteiro da nossa viagem pelo México, Belize, Guatemala e Honduras.
  • VISITAR TULUM – Um artigo com a nossa experiência e dicas para visitar Tulum, no México, com a visita às ruínas e à praia.
  • VISITAR COBA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas de Coba no México.
  • MERGULHAR EM COZUMEL – Um artigo sobre a nossa experiência em fazer mergulho em Cozumel, no México.
  • VISITAR COZUMEL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Cozumel, a ilha maravilha no México.
  • VISITAR ISLA MUJERES – Um dos lugares mais belos para explorar as praias do Iucatão no México. Este é um artigo cheio de dicas para o fazer.
  • ILHA HOLBOX – Tudo o que precisa de saber para explorar e desfrutar da ilha Holbox no México está aqui.
  • VISITAR CHICHÉN ITZA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas mais importantes do México, património mundial da Humanidade.
  • VISITAR PALENQUE – Um artigo cheio de dicas para visitar um dos lugares mais extraordinários do México, Palenque e os seus arredores, com tudo o que não pode perder.
  • VISITAR UXMAL – Um artigo cheio de dicas para visitar as maravilhosas ruínas maias de Uxmal, no México.
  • VISITAR MÉRIDA – Mérida, no Iucatão, no México, é uma cidade colonial maravilhosa e que vale a pena a visita. Neste artigo encontrará as nossas dicas.
  • RUÍNAS DE YAXCHILAN E BONAMPAK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar algumas das melhores ruínas do México e mais inacessíveis.
  • VISITAR OAXACA – um artigo com todas as nossas dicas de lugares a não perder quando visitar Oaxaca, no México.
  • VISITAR MONTE ALBAN – O nosso artigo cheio de dicas para visitar as ruínas zatopecas em Monte Albán, no México.
  • VISITAR SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS – O nosso artigo sobre a visita a San Cristobal de las Casas, com as dicas de viagem e tudo o que não pode perder no México.
  • CASCATA HIERVA EL ÁGUA – Um artigo cheio de dicas para visitar o Vale de Tlacolula, perto de Oaxaca, onde se pode visitar imensas maravilhas naturais e arquitectónicas.
  • VISITAR XOCHICALCO – Um artigo cheio de dicas para visitar as ruínas de Xochicalco desde a Cidade do México.
  • VISITAR TEOTIHUACAN – Um artigo cheio de dias para visitar as ruínas de Teotihuacan desde a Cidade do México.
  • VISITAR PUERTO ESCONDIDO – Um artigo cheio de dicas para visitar Puerto Escondido, uma meca do surf no México e uma das praias mais famosas do Pacífico.
  • VISITAR EL TAJIN – Um artigo cheio de dias para visitar as ruínas de El Tajin desde a Cidade do México.
  • VISITAR HUASCA DEL CAMPO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar os prismas basálticos de Huasca del Campo, no México.
  • VISITAR TULA – Um artigo cheio de dias para visitar as ruínas de Tula desde a Cidade do México.
  • VISITAR A CIDADE DO MÉXICO – Tudo o que precisa de saber para visitar a Cidade do México. Segurança, museus, transportes e a realidade que ninguém lhe conta sobre a cidade.
  • VISITAR AS CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS – Tudo o que precisa de saber visitar o México e conhecer os lugares mais emblemáticos das civilizações pré-colombianas, como os Maias, Aztecas, Olmecas, Toltecas, etc.
  • CALENDÁRIO MAIA – Tudo o que precisa de saber sobre o calendário Maia e a profecia Maia do fim do mundo no ano de 2012.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.