Explorando os atóis e recifes de coral próximos de Maafushi | Maldivas

atóis recifes de coral Maldivas

Os recifes de coral são ecossistemas únicos no planeta Terra. A sua biodiversidade é incrível, sendo possível observar mais de 100 espécies de plantas e animais num único recife. A sua importância no ambiente global do planeta é enorme. Uma em cada quatro espécies marinhas vive nos recifes de coral, incluindo 65% dos peixes.

recifes de coral maldivas

A sua génese data de há milhões de anos, quando animais microscópicos sem esqueleto se associaram a algas e se fixaram às rochas. Estas espécies formaram uma espécie de colónia de biodiversidade nas áreas tropicais marinhas. Estes recifes de corais são compostos por dois tipos de corais:  hermatípicos e ahermatípicos.

  • Corais Hermatípicos: estes corais estão associados a algas com as quais estabelecem relações de simbiose. As algas ao realizarem a fotossíntese fornecem oxigénio e carbono aos corais. Em troca, os corais fornecem nutrientes às algas, tais como nitrogénio, fósforo e dióxido de carbono. Estes corais desenvolvem-se em recifes e só existem nas regiões intertropicais.
  • Corais Ahermatípicos: estes corais podem desenvolver-se em qualquer ambiente marinho, tal como o polar ou temperado, mas não criam recifes. Os corais não estabelecem qualquer relação com as algas.

recifes de coral maldivas

Os corais são organismos pequenos e frágeis que utilizam carbonato de cálcio da água para construir um exoesqueleto duro. Apesar de poderem ser organismos solitários, a maioria vive em colónias e cada indivíduo de uma colónia de coral é chamado de pólipo. Um recife de coral é composto por milhares de pólipos de coral, que crescem uns por cima dos outros à medida que os anteriores vão morrendo. Daí que os recifes de coral apresentem camadas muito finas com corais em sobreposição dos esqueletos das sucessivas gerações de pólipos. Os pólipos vivos estão apenas na fina camada superficial dos recifes de coral.

recifes de coral maldivas

recifes de coral maldivas

No mundo, e nas Maldivas em particular, existem três tipos de recifes de coral:

  • Recifes de Coral em Franja: são os mais comuns na zona intertropical. Os corais desenvolvem-se perto da linha de costa à volta das ilhas e dos continentes e são separados destes por lagoas estreitas e rasas de águas azuis turquesa devido às areias de coral.
  • Recifes de Coral em Barreira: são recifes paralelos à costa mas mais distantes da área emersa, separados por lagoas profundas e largas de águas azuis.
  • Atóis: são recifes de coral em forma de círculo à volta de uma ilha. Entre a ilha e os recifes existe uma lagoa. Os atóis localizam-se no meio dos oceanos e resultam do colapso de uma ilha vulcânica que era rodeada por recifes em franja. Os cones vulcânicos desapareceram, a ilha vulcânica transformou-se numa ilha de areia e o recife de coral permanece à sua volta separado por uma lagoa de águas azuis turquesa.

recifes de coral maldivas

Os recifes de coral das Maldivas são autênticos depósitos de carbonato de cálcio, constituídos por algas e organismos calcários e pelos corais. Junto aos corais existe uma forte diversidade de peixes e de outros organismos marinhos, tais como moluscos e crustáceos. Face à riqueza mineral dos recifes, muitos peixes e mamíferos são atraídos para aqui se reproduzirem e crescerem. É o caso dos golfinhos, tartarugas, tubarões, tubarões baleia, raias, etc. Nas Maldivas fizemos snorkel em vários recifes de coral no Atol Malé Norte e no Atol Malé Sul. Os lugares mais belos onde fizemos snorkel foi nos recifes do Atol Malé Sul, próximos de Maafushi.

recifes de coral maldivas

RECIFE DE CORAL DAS TARTARUGAS (Turtle Reef)

O Turtle Reef é um dos melhores lugares para ver tartarugas nos recifes de coral, daí o seu nome. Não é garantido que se observem estes animais já que os recifes são ambientes naturais povoado por animais selvagens, mas a probabilidade é elevada. No entanto, alguma da piada de fazer snorkel nestes recifes é andar a procurar as tartarugas.

recifes de coral maldivas

recifes de coral maldivas

recifes de coral maldivas

RECIFE DE CORAL BANANA (Banana Reef)

O Banana Reef é um dos recifes de coral mais visitados próximo de Maafushi. O recife é um dos destinos principais de snorkel porque há aqui belos corais vivos que atraem imensos peixes diversos, entre eles o “Nemo”, tão conhecido do filme da Disney. Este recife é muito bonito e vale a pena ser explorado.

recifes de coral Maldivas

recifes de coral maldivas

recifes de coral maldivas

RECIFE DE CORAL BIYADHOO (Biyadhoo Reef)

O Biyadhoo Reef é um recife de coral fantástico para fazer snorkel e até mergulho. O recife fica paredes meias com o resort de mergulho Biyadhoo Island Resort (um dos resorts mais baratos das Maldivas), e tem imensos corais e peixes. O recife tem uma parede enorme coberta por corais coloridos. Aqui tivemos sorte e vimos uma tartaruga a nadar no recife. Conseguimos ir atrás dela pela lagoa mas depois desistimos. 

recifes de coral maldivas

recifes de coral maldivas

recifes de coral maldivas

RECIFE DE CORAL DE RIHIVELI – PITT POINT (Rihiveli Reef)

Próximo de Rihiveli, no extremo sul do Atol Malé Sul, o Pitt Point é um lugar fantástico para fazer snorkel. Aqui a probabilidade de ver tartarugas também é grande, já que elas nadam por estes locais em busca de alimento. É um recife fantástico para fazer snorkel e pode-se chegar aqui em tours desde Maafushi.

recifes de coral maldivas

recifes de coral maldivas

recifes de coral maldivas

RECIFE DE CORAL DE MAAVELAATHU (Maavelaathu Reef)

Maavelaathu Reef é um belo recife de coral no Atol Sul Malé e a uma distância confortável de Maafushi. Há também vários tours na ilha com destino a este recife. É um lugar fantástico para observar a vida selvagem do recife, assim como a sua magnífica biodiversidade. 

recifes de coral maldivas

recifes de coral maldivas

Os recifes de corais são uma espécie de barómetro, permitindo aferir o estado de saúde do planeta. Tal como os mineiros levavam periquitos para dentro das minas de forma a aferir da qualidade do ar (pois quando havia fugas de gases tóxicos os periquitos morriam), os recifes de coral funcionam da mesma maneira. Quando o ambiente do planeta Terra começa a deteriorar-se, os recifes de coral começam a morrer e a definhar. O ambiente do planeta Terra há muito que está em perigo. Conhecer os recifes de coral do planeta é assim uma das nossas prioridades actuais.

recifes de coral maldivas

NOTA: Os tours de snorkel para os recifes de coral em Maafushi começam nos 20€/pessoa (para meio dia) e chegam as 40€/pessoa (dia completo) com dois ou três lugares para fazer snorkel no roteiro. Geralmente incluem almoço (o melhor é num banco de areia), transporte de barco e material de snorkel.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida, culminando num doutoramento nos Andes, investigando ambientes glaciares. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

Deixar uma resposta