LOFTHELLIR ICE CAVE – ISLÂNDIA | – Visitar uma gruta de gelo e lava

LOFTHELLIR ICE CAVE - ISLÂNDIA | - Visitar uma gruta de gelo e lava

Visitar a gruta de Lofthellir era um dos nossos objectivos na Islândia. Numa paisagem vulcânica como a islandesa, uma das formações naturais mais interessantes que se pode visitar é uma gruta de lava e gelo como em Lofthellir. Ao contrário das suas congéneres calcárias ou graníticas, as grutas de lava são, como o seu próprio nome indica, não só constituídas por lava solidificada, mas também são formadas pelo fluxo de lava quente no interior de lava mais antiga. Depois da lava passar, forma-se um espaço amplo que, se resistir estruturalmente ao arrefecimento das rochas, formará uma gruta de lava. A mais impressionante da Islândia é a gruta de Lofthellir.

LOFTHERLLIR CAVE - Explorando uma gruta de lava com uma Rock Star em Lofthellir | Islândia

Se vai visitar a Islândia, estes são alguns artigos que lhe podem interessar

• ROTEIRO NA ISLÂNDIA – Um artigo com o roteiro detalhado que fizemos durante 12 dias a viajar na Islândia incluindo a gruta de Lofthellir.
  • VIAJAR NA ISLÂNDIA – Um artigo cheio de dicas de viagem, alojamento, transporte, alugar de carro ou de alimentação para viajar na Islândia.
  • VISITAR MYVATN – Um roteiro com tudo o que precisa de saber para explorar a região de Myvatn e os seus vulcões activos. Ideal para combinar com a gruta de Lofthellir.
  • QUEDAS DE ÁGUA DO LESTE DA ISLÂNDIA – Um artigo com as melhores quedas de água para explorar no leste da Islândia.
  • VISITAR JAKULSARLÓN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a lagoa gelada de Jakulsarlón e a praia cheia de icebergs. Ideal para combinar com a gruta de Lofthellir.
  • ESCALADA NO GELO NO VATNAJOKKUL – Um artigo cheio de dicas sobre a nossa experiência a fazer escalada no gelo no glaciar Vatnajokkul na Islândia. Ideal para combinar com a gruta de Lofthellir.
  • VISITAR VATNAJOKKUL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o maior glaciar da Europa, e imperdível em qualquer viagem à Islândia. Ideal para combinar com a gruta de Lofthellir.
  • SUL DA ISLÂNDIA – O roteiro para explorar e visitar o sul da Islândia com dicas de tudo o que precisa de saber para ter uma boa viagem.
  • NADAR NAS PLACAS TECTÓNICAS – Neste artigo partilhamos a nossa experiência, cheia de dicas, a fazer snorkel entre as duas placas tectónicas na Islândia.
  • VISITAR REYKJAVIK – Tudo o que precisa de saber para visitar Reykjavik está neste artigo. Ideal para combinar com a gruta de Lofthellir.
  • VISITAR O GOLDEN CIRCLE – Um artigo com o roteiro de lugares a explorar numa viagem no Golden Circle na Islândia.
  • VISITAR OS FIORDES ORIENTAIS – Se está a pensar visitar os fiordes ocidentais da Islândia este artigo é para si, com um roteiro dos lugares mais maravilhosos a explorar na zona.
  • VER BALEIAS EM HUSAVIK – Um artigo cheio de dicas para visitar Husavik e fazer observação de baleias num dos melhores lugares do mundo. Ideal para combinar com a gruta de Lofthellir.
  • VISITAR KRAFLA – Um artigo sobre uma das zonas vulcânicas mais activas da Islândia e maravilhosa, cheia de dicas práticas. Ideal para combinar com a gruta de Lofthellir.
  • VISITAR TUBOS DE LAVA NA ISLÂNDIA – Um artigo cheio de dicas para visitar um dos maiores tubos de lava do mundo, na Islândia. Ideal para combinar com a gruta de Lofthellir.
  • VISITAR A PENINSULA DE SNAEFELLSNES – Um dos lugares mais belos da Islândia e um dos menos visitado. Se pretende conhecer esta área da Islândia não perca este nosso artigo cheio de maravilhas para descobrir. Ideal para combinar com a gruta de Lofthellir.
  • VISITAR STYKKISHOLMUR – Um artigo sobre uma região maravilhosa da Islândia para descobrir as suas belezas naturais. Ideal para combinar com a gruta de Lofthellir.
  • OBSERVAR BALEIAS EM DALVIK – Um artigo sobre a nossa experiência na observação de baleias em Dalvik, no norte da Islândia. Ideal para combinar com a gruta de Lofthellir.
  • GRUTA DE LOFTHELLIR DE LAVA E GELO – Um artigo sobre a nossa experiência numa gruta de lava e gelo na Islândia.
  • VIAJAR NO ÁRCTICO – Um artigo motivacional e informativo sobre o Árctico e esta zona tão específica do mundo.

Como visitar a gruta de Lofthellir

Resolvemos visitar uma das grutas de lava e gelo mais conhecidas da Islândia, Lofthellir, contratando os serviços de uma agência sediada em Akureyri, mas com a qual combinámos uma tour que partia de Reykjahlid às 9h. Tendo dormido num parque de campismo à saída da vila, facilmente chegamos ao ponto de encontro, onde conhecemos o nosso guia de Lofthellir, Stefan. Seria ele o condutor do todo-o-terreno necessário para percorrer a estrada até à gruta de Lofthellir e também o guia dentro da gruta. Fazíamos parte de um grupo de 10 pessoas e o Stefan fazia as delícias de umas senhoras de idade mais avançada, com as suas piadas e boa disposição.

O nosso guia na gruta era uma rock star!

Durante o percurso até à gruta de Lofthellir, cheio de buracos e lombas, ficamos a saber que o Stefan só trabalha como guia há alguns meses, mas tem um conhecimento profundo do terreno, uma vez que nasceu ali, e percorria estas terras atrás das ovelhas. Mas também nos confidenciou que é vocalista numa banda de heavy-metal, com um sucesso considerável na Islândia, tendo estado seis semanas no Top de vendas.

Como chegar à gruta de Lofthellir

Quando a estrada acabou (literalmente!), fizemos uma pequena caminhada até à entrada da gruta da Lofthellir, atravessando impressionante um campo de lava que descia o vale. Aí, calçamos as galochas e colocamos os capacetes com luz de frontal. No chão, um buraco quase circular com cerca de 15m de diâmetro anunciava a gruta de Lofthellir. No centro da gruta de Lofthellir, encontrava-se um monte cónico de gelo e isso pronunciava a temperatura que estaria dentro da gruta de Lofthellir. A entrada propriamente dita da gruta de Lofthellir é um pequeno buraco em que uma pessoa tem de se deitar e rastejar para poder entrar.

Visitar a gruta de Lofthellir

Percorrendo a seguir um corredor com cuidado para não escorregar no gelo (as galochas tinham pequenos pitons que se agarram ao gelo), fomos admirando as formações de gelo no tecto e chão, assim como as formas que a lava arrefecida tomou nas paredes, chão e tecto na gruta de Lofthellir.

O Stefan mostrou os seus dotes musicais tocando alguns sons nas estalagmites de gelo e, a seguir cantou, em total escuridão, um excerto de uma música de embalar de uma lenda islandesa na gruta de Lofthellir. Afinal o heavy-metal também tem vozes serenas e harmoniosas!

Fazendo o mesmo percurso para trás, saímos da gruta de Lofthellir e vimos novamente a luz do dia. Fora da gruta de Lofthellir, a Islândia até parecia um país quente!

Despedimo-nos da gruta de Lofthellir e do Stefan e seguimos caminho. Mas não foi a última vez que o vimos… Pelo menos em imagem. Em Reykjavik, no nosso último dia na Islândia, quando passávamos na rua mais comercial da cidade, reparamos numa parede com um enorme cartaz da banda Dimma, com todos os seus elementos, e claro está, o Stefan de Lofthellir, desta vez com um ar mal-encarado de metaleiro.

Em que país seria possível uma Rock Star trabalhar part-time como guia turístico? Só na Islândia!

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.