Visitar uma escola na Índia? Sim, é possível! E é uma experiência incrível | Índia

Visitar uma escola na Índia

Uma das experiências que sempre tive vontade de fazer foi visitar uma escola na Índia. Durante a minha viagem a bordo do Kerala Blog Express, promovido pelo Turismo de Querala, tive oportunidade de visitar uma escola numa aldeia próxima de Thrissur. A aldeia chama-se Kodaloor e tem uma pequena escola que recebe centenas de crianças das redondezas. A agência Blue Yonder preparou um programa de um dia que incluía várias actividades, nomeadamente danças e músicas tradicionais, mas a que mais me encheu o coração foi uma actuação de Ottan Thullal numa escola primária da BKMLP. O nosso grupo de bloggers pôde ver esta actuação ao mesmo tempo que centenas de crianças, a maioria delas a ver um espectáculo deste tipo pela primeira vez. Se o espectáculo foi muito giro, a reacção das crianças à actuação do Ottan Thullal (semelhante ao Kathakali) foi ainda mais maravilhosa.

Visitar uma escola na Índia

Mas como se tratam de crianças, os seus olhares repartiam-se pelos bloggers estrangeiros que ali estavam e pelo show em si. Todos os seus sentidos estavam a ser inundados por novas experiências. Nós éramos 29 bloggers mas as centenas de crianças da escola deixavam que cada um de nós tivesse a atenção de pelo menos uma dezena. As crianças rodeavam-nos e encantavam-se com as nossas fotografias e vídeos.

Visitar uma escola na Índia

Primeiro juntei-me a um grupo de rapazes mas depois fui para o lado das raparigas. Na sala, sentados no chão, as crianças estavam separadas por sexos.

Visitar uma escola na Índia

Sentei-me no chão ao lado delas. São sempre as meninas e mulheres que mais atraem a minha atenção e empatia. Poucos minutos depois já brincava com elas, ria, passava-lhes a minha GoPro e elas faziam fotografias e filmes. Estavam deliciadas e eu também. Parecíamos todas crianças. A minha equipa comportava-se um bocado mal e o dançarino até nos chamou a atenção duas vezes, dentro da actuação!

Visitar uma escola na Índia

Visitar uma escola na Índia

Todas as crianças riam e estavam visivelmente muito satisfeitas com a nossa presença. Os bloggers também. Não há ninguém que resista a uma criança feliz. No final da actuação, e depois de centenas de fotografias, ainda fui espreitar a sala de aula, onde as professoras esperavam pelos seus meninos para começar as actividades lectivas. Algo me diz que não ia ser fácil. As crianças estavam muito excitadas. Agora, rapazes e raparigas partilhavam a sala de aula, onde um mapa-mundi e um quadro negro de ardósia serviriam de ferramentas de trabalho. O estudo tinha que começar.

Visitar uma escola na Índia

Visitar uma escola na Índia é algo que pode ser feito de forma organizada, tal como nós fizemos, mas também de forma independente. Não faltam escolas na Índia que abram as suas portas a todos aqueles que queiram privar um bocadinho com as crianças. Aliás, a maioria dos professores está aberto a uma visita já que isso permite que as crianças pratiquem o inglês com estrangeiros. Aventure-se e vá visitar uma escola na Índia pois não se irá arrepender.

Visitar uma escola na Índia

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida, culminando num doutoramento nos Andes, investigando ambientes glaciares. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

Deixar uma resposta