As melhores praias das Ilhas Andaman (Havelock, Neil e Long Island) | Índia

As melhores praias das Ilhas Andaman (Havelock, Neil e Long Island) | Índia

As ilhas Andaman pertencem à Índia e para lá entrar é preciso tirar uma permissão no aeroporto, já que é uma área restrita. São ilhas paradisíacas, com águas transparentes e areias de coral, muito parecidas com as Maldivas mas sem resorts e a exclusividade dos hotéis. São um dos poucos paraísos na Terra, ainda virgens. Durante a nossa viagem pela Índia explorámos algumas das ilhas e já lhe démos algumas dicas para viajar para as Andaman. Agora, deixámos-lhe aqui as melhores praias das ilhas Andaman. As Andaman têm várias ilhas mas muitas estão interditas a estrangeiros e algumas, inclusive, a indianos.


PRAIAS DA ILHA HAVELOCK


 As mais belas praias das Ilhas Andaman que encontrámos foram na ilha Havelock, um paraíso para os amantes das praias paradisíacas, todas com águas azuis transparentes e areias de coral.

1. PRAIA DE VIJAYNAGAR

A praia de Vijaynagar foi a nossa praia favorita das praias das Ilhas Andaman. É muito parecida com a praia de Jambiani, em Zanzibar (que para nós é uma das praias mais bonitas do mundo). Na maré baixa os corais ficam expostos, sendo que para nadar tem que caminhar. Quando a maré está alta, a água chega às palmeiras que existem na praia de coral e é possível nadar no meio dos recifes. É uma praia maravilhosa, com alguns hotéis (que começam a aparecer pois Havelock começa a tornar-se um destino popular de lua de mel para os indianos). Os hotéis não têm praias privadas, o que significa que se pode usufruir de toda a extensão da praia, quer seja em frente aos hotéis ou não. Existe uma linha de vegetação entre a praia e os hotéis, composta por palmeiras e outras árvores, que isola completamente a praia das habitações locais. Há também alguns restaurantes com óptima comida, adaptada ao paladar europeu. Localmente é conhecida por Praia 5. Para se alojar aqui pode marcar no booking dois resorts, o Ocean Blue e o Silver Sand Beach, ambos junto à praia. O primeiro é mais modesto e com preços mais baixos, o segundo, mais ao estilo ocidental e muito bom e bonito. Um pedacinho do céu nas praias das Ilhas Andaman.

As mais belas praias das Ilhas Andaman (Havelock, Neil e Long Island) | Índia

2. PRAIA DO ELEFANTE

Chegar à praia do Elefante não é fácil. É necessário caminhar, um pequeno trilho de cerca de uma hora, pela floresta tropical, onde outrora existiam vários elefantes. A praia é paradisíaca, semelhante à praia de Vijaynagar mas, devido à caminhada que implica lá chegar, é provável que tenha a praia só para si. Hoje já quase não existem elefantes na ilha, pensa-se que apenas um ou dois sobrevivam, em estado selvagem, na selva, mas há pegadas, pelo que pode encontrar algum durante o trajecto.

As mais belas praias das Ilhas Andaman (Havelock, Neil e Long Island) | Índia

3. PRAIA KALAPATHER

Uma rapariga austríaca que conhecemos nas Anadaman dizia-nos “Kalapather parece as Caraíbas!”, e parece mesmo! A imagem é de águas completamente azuis turquesa e areia completamente branca e imaculada. Na maré alta a praia tem um reduzido areal, mas na maré baixa, vai expondo as areias e os corais. É um destino fabuloso para fazer snorkel. Não há alojamento aqui, apenas um resort no interior da selva, pelo que a maioria das pessoas vem ali passar o dia, embora o resort seja magnífico. É uma das mais belas praias das Ilhas Andaman.

As mais belas praias das Ilhas Andaman (Havelock, Neil e Long Island) | Índia

4. PRAIA GOVIND NAGAR

Conhecida localmente como praia 3, esta praia também faz parte da língua de areia que se estende ao longo da parte oriental da ilha onde está a praia de Vijaynagar. Ali há mais ofertas de alojamento pois é um destino de mergulho bastante procurado por europeus e asiáticos. A praia é linda, semelhante à praia 5, com um mar maravilhoso e areia branca. É óptima para banhos e também tem várias opções de restaurantes. Há alguns hotéis junto à praia como o Pellicon Beach Resort (o mais popular), o Holiday Inn Beach Resort, o Gold India Beach Resort ou o Green Valley ResortApesar de todos se chamarem resorts, eles não são verdadeiramente resorts como estamos habituados, são mais hotéis. O Symphony Palms Beach Resort, que não tem frente para o mar, já é mais um resort normal. Uma óptima opção para explorar as praias das Ilhas Andaman.

As mais belas praias das Ilhas Andaman (Havelock, Neil e Long Island) | Índia

5. PRAIA RADHANAGAR

A praia de Radhanagar foi considerada em 2004 a praia mais bonita da Ásia e é, portanto, a mais famosa e concorrida da ilha. A maioria dos indianos faz aqui praia e se decidir ficar ali, é com a população local que a terá que partilhar. O mar tem alguma ondulação, ao contrário das praias da parte oriental da ilha. A praia é bonita e muito extensa, tem mais de dois quilómetros, mas muito cheia. É o melhor local da ilha, e provavelmente das Andaman, para contemplar o pôr-do-sol (como viajámos nas monções, infelizmente não o tivemos). Pode alojar-se ali, em alojamento económico como o Blue Ocean Resort, onde ficámos. É muito simples e barato (quarto duplo 30€) por isso não espere grande comodidade. Há hotéis mais bonitos e melhores, tais como o The Barefoot At Havelock, considerado o melhor da ilha e junto à praia, ou o Great Andaman House, mais recuado na povoação. Esta praia tem menos oferta de alojamento que as praias da costa oriental.

As mais belas praias das Ilhas Andaman (Havelock, Neil e Long Island) | Índia


PRAIAS DA LONG ISLAND


Long island é o destino ecológico das Andaman, com mangais e florestas protegidas. As praias são muito mais modestas, pequenas e menos bonitas do que as de Havelock mas podem ser uma boa opção para quem quer conhecer as Andaman tradicionais, fora dos roteiros turísticos. Só há um alojamento que recebe estrangeiros na ilha, é o Blue Planet e, na ilha todos saberão que vai para lá. As praias de Long Island não são muito boas para nadar porque há crocodilos. É o outro lado das praias das Ilhas Andaman.

1. PRAIA DA BAÍA DE LALAJI

Só acessível de barco, esta praia fica a cerca de uma hora de Long Island. É uma praia boa para nadar e para aqui chegar pode contratar um dinghy, barco local, no porto ou no hotel.

As mais belas praias das Ilhas Andaman (Havelock, Neil e Long Island) | Índia

2. PRAIA DA ILHA GUITARRA

A 15 minutos de barco de Long island, a praia da ilha Guitarra é uma praia de areia branca e água azul transparente. É óptima para banhos. Infelizmente não a conhecemos.

3. PRAIA DO BLUE PLANET

Esta praia localiza-se a poucos minutos a pé do Blue Planet, um alojamento para mochileiros, bem humilde e sem luxos. São cabanas de bambu, no meio da floresta, mas não são bungalows individuais. A praia é pequena mas é a mais acessível para quem está em Long Island.

As mais belas praias das Ilhas Andaman (Havelock, Neil e Long Island) | Índia


PRAIAS DA ILHA NEIL


Depois de Havelock, as melhores praias das ilhas Andaman, estão na Ilha Neil. Nesta ilha, as praias fazem lembrar a Tailândia e não deixam esquecer que Andaman e Tailândia estão ambas no Mar de Andaman.

1. PRAIA DE RAMNAGAR

Esta é uma das praias das Ilhas Andaman mais bonitas, com uma baía de areia branca de coral e águas azuis turquesa. Os barcos de pesca de madeira dão-lhe um encanto ainda maior. Há alguns alojamentos disponíveis, nomeadamente o Summer Sands Beach Resort e Holiday Inn Beach Resort Neil Island

As mais belas praias das Ilhas Andaman (Havelock, Neil e Long Island) | Índia

2. PRAIA DE BHARATPUR

Localizada a 500 metros do porto, esta é também uma das mais belas praias da ilha. As areias brancas e águas azuis fazem dela um belo destino para nadar e também para ver os corais ao largo. Ali não existem alojamentos pelo que a melhor opção é ficar em Lakshmanpur.

As mais belas praias das Ilhas Andaman (Havelock, Neil e Long Island) | Índia

3. PRAIA DE LAKSHMANPUR

Na realidade esta praia são duas, a I e a II, no areal de Lakshmanpur, a norte do porto da ilha. Com águas transparentes e areias brancas imaculadas, é óptima para snorkel e para nadar, na chamada praia I, e melhor para snorkel, na praia II, já que esta é mais rochosa. Tem belíssimas formações rochosas. Há aqui três bons alojamentos, com boa relação qualidade/preço, rondando os 60€/noite. São eles o Pearl Park Beach Resort (a melhor opção), o Tango Beach Resort e o Coconhuts Beach Resort. O primeiro resort é ligeiramente mais caro mas vale a pena a diferença. Na mesma praia, mas sem vista para o mar há dois resorts, o magnífico Sea Shell Neil e o Silver Sand Beach Resort Neil.

As mais belas praias das Ilhas Andaman (Havelock, Neil e Long Island) | Índia

4. PRAIA DE SITAPUR

Praia modesta e exposta a ventos, é bonita, mas mais adequada ao pôr-do-sol, já que é aberta para o alto mar o que pode fazer com que a ondulação seja grande. Só há ali um alojamento disponível, é o TSG Aura, uma bela opção.

As mais belas praias das Ilhas Andaman (Havelock, Neil e Long Island) | Índia

VEJA AQUI AS DICAS DE VIAGEM PARA EXPLORAR AS PRAIAS DAS ILHAS ANDAMAN

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida, culminando num doutoramento nos Andes, investigando ambientes glaciares. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

2 Comment

  1. Este é o típico post mete-nojo, mas pronto, depois de todos os momentos difíceis que passaram nessa épica viagem pela Índia, estão perdoados… :)))
    Grande abraço

    1. Carla Mota says: Responder

      eheheh É mesmo. É só para arrasar. 😉 Mas também sabe bem ter férias no meio das viagens. 😀

Deixe uma resposta