Como funcionam as Monções na Índia

monções na Índia

Dado o tamanho da Índia, as monções no país são muito distintas. Em termos gerais as monções na Índia ocorrem de Julho a Setembro mas não afectam todas as áreas ao mesmo tempo. Tendem a começar do lado ocidental, no estado de Kerala, e a deslocar-se para norte e para oriente à medida que as semanas vão passando. As monções podem ser mais ou menos fortes, consoante o local do país mas pode contar encontrar:

  • Chuvas intensas
  • Céu muito nublado
  • Calor abrasador
  • Ar muito pesado e abafado
  • Tempestades
  • Deslizamentos de terras
  • Inundações
  • Cortes de estrada
  • Queda de pontes

De acordo com a parte do país onde vai viajar, a influência e intensidade das monções é muito diferente.

Calcutá e Baía de Bengala

Na zona de Calcutá, Sunderbands e Assam as monções provocam inundações, deslizamentos de terras, estradas cortadas e intransitáveis devido à subida das águas do Ganges e do Brahmaputra (onde se localiza também o Bangladesh). Nesta zona viajar no país durante os meses de Julho e Agosto pode ser uma autêntica aventura.

Rajastão

As monções no Rajastão são geralmente fracas, embora possam ocorrer fortes inundações e até chuvas no deserto do Thar em determinados anos. Geralmente a monção traz apenas chuva no final do dia, mas o ar vai estar sempre muito denso e pesado, com um calor abrasador. A época das monções não deve impedir as suas viagens à Índia.

Sikkim e montanhas do nordeste

Na zona das montanhas, como em Darjeeling, Sikkim, Arunachal Pradesh, Ladakh e Caxemira, as monções fazem-se sentir essencialmente na questão da nebulosidade. O céu está frequentemente muito nublado e a vista sobre as montanhas pode “não existir”.  No entanto, estas zonas, no período em que não há monção, são muito mais frias, com temperaturas negativas, neve e gelo. É o Inverno indiano. Sendo assim, a altura das monções pode ser a melhor altura para as visitar. É o caso especialmente do Ladakh e da Cachemira.

Goa e sul da Índia

Na zona a sul de Mumbai, tal como Goa e Cochim, onde os visitantes procuram praias, as monções podem provocar chuvas numa parte do dia e céu muito nublado, embora se mantenha um calor abrasador. Estas zonas são quentes durante todo o ano. Na altura das monções, muitos alojamentos estão encerrados e outros dão grandes descontos. É sempre uma sorte. Nós viajámos para Goa, praia de Palolem, em Julho, e apanhámos bom tempo, sem chuva e a água do mar estava muito boa. Havia restaurantes e hotéis abertos. Foi muito bom porque as praias estavam quase desertas.

De forma muito resumida, as monções na Índia:

  • Período de Monção: Julho a Setembro
  • A melhor altura para visitar a Índia é de Outubro a Maio.

Para ver como funciona e qual a época das monções nos diferentes países do Sudeste Asiático leia este nosso artigo

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida, culminando num doutoramento nos Andes, investigando ambientes glaciares. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

Deixar uma resposta