10 coisas que mostram que és louco pela Índia

10 coisas que mostram que és louco pela Índia

Viajar para a Índia é uma aventura. Uma aventura que começa logo que se põe o pé no país. Mas a aventura não acaba quando regressamos. Não acaba porque os “loucos pela Índia” nunca regressam, não espiritualmente. Os “loucos pela Índia” chegam e começam logo a preparar a próxima viagem. A fazer contas para achar o momento em que podem voltar. Se achas que te identificas com estes tópicos, então fica sabendo que és… LOUCO PELA ÍNDIA!

10 coisas que mostram que és louco pela Índia

1. Já não sentes o mau cheiro! 

Estás louco pela Índia quando já não sentes o mau cheiro nas ruas. Caminhas de forma tão descontraída que pisas a bosta das vacas, os lixos e as escarradelas de bétula e já nem te incomodas. O cheiro não te incomoda. Já sabes que o lixo que vais apanhar à frente te vai limpar as solas. Não há stress. Cheira mal? Onde?

10 coisas que mostram que és louco pela Índia

2. Já discutes arduamente com um condutor de autoriquexó por 5 cêntimos!

O gajo quer 80 rupias para fazer 2 km? Está tudo louco! E discutes a sério com o motorista. Não te sentes estranho por o fazer. As pessoas à tua volta olham-te de forma estranha. Não dizem, mas pensam “está louco, discutir tanto por 10 cêntimos”. Não são 10, são 5! Mas são cinco cêntimos na Índia. Na Índia, o dinheiro tem outro sentido. Discutir o preço faz parte da cultura. Faz parte da adrenalina de viajar no país. Discutes o preço com argumentos válidos, quase como se estivesses a defender uma tese. Ninguém te entende, mas tu ficas feliz com estas discussões. Acredita, és LOUCO PELA ÍNDIA!

10 coisas que mostram que és louco pela Índia

3. Ficas feliz por ter um lugar plano para dormir!

Sim, estás cansado. Os dias são longos e esgotantes. Tantas aventuras, tantas coisas novas. Tanta gente nova e boa. Sim, estás mesmo cansado. A maioria das pessoas precisava de um bom hotel. Bem, a verdade é que tu também, mas isso não é uma prioridade. Para ti chega um local plano para dormir. Só precisas de esticar as pernas e relaxar. Uma viagem de comboio é óptima! Dormes embalado, tem roupa de cama geralmente limpa. Um quartinho, ainda que pareça um pardieiro, parece-te um lar. Ninguém te percebe mas sentes-te bem assim. És um louco pela Índia!

10 coisas que mostram que és louco pela Índia

4. Não tomas banho há mais de três dias e não achas que cheiras mal!

Os dias têm sido cheios de aventuras. Tantas, que fizeste várias viagens nocturnas de comboio seguidas. Banho? Já não te lembras quando tomaste o último. Que estranho, não achas que cheires mal! Se calhar não transpiraste assim tanto. Mas está calor. Estranho, não te sentes a cheirar mal. Se calhar os outros sentem. Percebes que sim quando te olham de forma estranha. Bem, é isso, estás mesmo LOUCO PELA ÍNDIA!

10 coisas que mostram que és louco pela Índia

5. Ficas feliz apenas com um sorriso inocente!

Está completamente maluco! Porque te aguentas tanto tempo na Índia?, pensam os teus amigos. Ninguém percebe como é possível viajar na Índia, um país pobre, cheio de miséria humana, e ainda por cima gostar. Tu explicas. Usas imensas palavras. Imensos argumentos. Esticas o argumento para um lado, esticas o argumento para o outro. E no fim, as pessoas perguntam: e tu gostas? Sim. Desistes. Não vale a pena. No fundo tudo se resume a um sorriso mas isso não se consegue explicar. No fundo ninguém te percebe. Sim, é verdade. És louco pela Índia.

10 coisas que mostram que és louco pela Índia

6. O comboio atrasou-se duas horas e tu ficas contente!

Já estás há mais de uma hora à espera do comboio na estação. Tudo ok. Não há stress. Os teus companheiros de viagem estão fartos de reclamar. Que seca! Estou farto de estar aqui! Tu não. Até estás a gostar de ver o movimento na estação. Até tiras partido do atraso e conversas com os indianos que aguardam pelo mesmo comboio. Trocam ideias e pontos de vista sobre a vida. Fazes novos flash-friends. Ao fim de duas horas o comboio chegou. Quando o comboio chega os outros estão todos mal humorados. Tu estás cheio de vontade de entrar e seguir viagem. Afinal o comboio só se atrasou duas horas. Só duas? Afinal foi um dia bom.

10 coisas que mostram que és louco pela Índia

7. Apanhas diarreia dois dias e achas que tiveste sorte!

Que seca, lá vais ter que tomar imodium outra vez! Mas sabes que esse é o medicamento número um que tens que trazer para a Índia. Aliás, quando foste à consulta do viajante já sabias o que querias que a médica te prescrevesse! Imodium, por favor. Duas caixas. Vou lá ficar algum tempo. Gostas de experimentar a comida e os sumos naturais de rua. Não há hipótese, uma vez por semana apanhas uma diarreia! Quando corre bem, o imodium resolve em dois dias. Que fixe! Hoje foi uma boa diarreia, passou rápido. Vamos lá experimentar aquela massala. Tem óptimo aspecto! És mesmo LOUCO pela Índia.

10 coisas que mostram que és louco pela Índia

8. Começas a vestir-te como um indiano ou um indianalizado!

Que roupas tão giras! Adoro aquele sari. E o lungi, que máximo, é tão fresco! Sim, começas a comprar roupa indiana. Provas. Fica-te bem. Compras. E… vestes! Sim, vestes. És LOUCO PELA ÍNDIA! Vestes o lungi ou o sari. Sentes-te bem em passar despercebido e andar no meio dos indianos “quase” como um deles. Se não fosse o teu tom de pele a trair-te! Ok. Não vais tão longe. Se calhar ainda estás naquela fase intermédia em que só te sentes indianalizado e compras as roupas de viajante. Já tens o lenço amarelo? E a camisola cheia de símbolos do Om? Deixa passar algum tempo que vais ver onde acabas…

10 coisas que mostram que és louco pela Índia

9. A viagem está a chegar ao fim e tu não queres vir embora!

Estás há semanas na Índia. Já só falta uma semana para regressares. Começas a ficar deprimido. Os dias já não são iguais. Já não te sentes bem. Parece que não estás a conseguir regressar. Aliás, achas que não vais conseguir regressar. Como é possível regressar à vida “normal”? Como posso sentar-me no trabalho depois disto? Como posso falar sobre política ou eleições depois de estar aqui? Como posso aguentar as queixas triviais das pessoas? É verdade, vais mesmo ter de regressar. Não queres. Querias ficar mais. Querias ficar muito mais tempo…

10 coisas que mostram que és louco pela Índia

10. Fazes a tatuagem final!

É a prova cabal da tua indianalização. Tatuaste a “tua” Índia no corpo. Foi o Om? Ou fizeste o mantra completo? Não. Foste mais longe, tatuaste um elefante, a bandeira ou o mapa? Não interessa o que tatuaste. Tatuaste a Índia. A tua Índia. Pode ser um símbolo ou uma frase. Pode ser qualquer coisa. Mas foi algo que marcaste no teu corpo para sempre. Queres-te lembrar da Índia para sempre. Só uma pessoa completamente LOUCA PELA ÍNDIA faria isso. Tens dúvidas?

10 coisas que mostram que és louco pela Índia

Sim, este é um artigo autobiográfico! 😀

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida, culminando num doutoramento nos Andes, investigando ambientes glaciares. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

Deixe uma resposta