DICAS de viagem em NOVA IORQUE | EUA

IMG_1500
Nova Iorque é uma cidade magnífica, cheia de atracções turísticas e lugares para explorar. São necessários no mínimo cinco dias para conhecer a cidade. Mas, o ideal é fazer um roteiro de sete a oito dias pois permite conhecer melhor a cidade e alguns lugares fora dos roteiros tradicionais. É, contudo, uma cidade cara para se viajar, pelo que a visita deve ser devidamente programada de forma a poder tornar-se um destino mais em conta. 

DICAS GERAIS


– Marcar o hostel atempadamente pela internet porque permite poupar bastante dinheiro;

– Procurar viajar fora dos fins-de-semana porque os preços do alojamento baixam;
– Escolher um hostel com cozinha, o que permite comprar comida no supermercado e cozinhar. As refeições com alguma qualidade (sem ser fast food) são extremamente caras em Nova Iorque. O preço da comida no supermercado é equivalente aos preços na Europa;
– Usar garrafas recicláveis e encher água da torneira todos os dias de manhã. A água de Nova Iorque é de boa qualidade. É apenas um comportamento sustentável;
– Se tens cartão de estudante, cartão Jovem ou cartão de professor leva-o contigo. Dá grandes descontos nos museus e nos monumentos;
– Visita os museus nos dias e horários em que  têm entrada grátis;
– Visita os museus que têm donativos sugeridos pagando apenas 1$ por visita;
– Escolher bem os lugares onde se vai almoçar. Dar preferência às comidas de rua, como cachorros, pizzas e sandes. São económicas e permitem aproveitar melhor o dia.
– Compre o City Pass.

TRANSPORTES


Como ir: Os voos Lisboa/Porto-Nova Iorque estão bastante mais em conta. Nós voamos para Nova Iorque por apenas 430€/pessoa (ida Porto – NYC e regresso Chicago – Porto).

Acesso ao aeroporto: Há várias hipóteses para chegar e sair do aeroporto JFK em Nova Iorque. O metro é a opção mais rápida, económica e frequente. No entanto, antes de apanhar o metro é necessário apanhar o AirTrain.

É necessário apanhar o AirTrain, uma modalidade de comboio que liga o aeroporto ao sistema de MTA New York City Transit, (metro, bus e comboios de NYC). O AirTrain é apanhado dentro do aeroporto e permite chegar até as estações Jamaica Station ou Howard Beach Station. Custa 6$ e o bilhete só é comprado à saída da estação. A partir dessas estações é só apanhar o metro para a estação mais próxima do seu hotel. Funciona 24 h por dia, todos os dias do ano. Os bilhetes de metro devem ser adquiridos nas máquinas automáticas nas estações. Podem ser adquiridos bilhetes diários ou passes. Nós optamos por comprar um passe para 7 dias que nos custou 30$/pessoa.

Para mais informações sobre ligações com outros meios de transporte e preços podem consultar o site da AirTrain JFK.
Outra opção é o bus NYC Airporter que parte a cada 30 minutos, todos os dias dos terminais de Manhattan: Grand Central Terminal (entre 42nd Street e Park Avenue), Penn Station (entre West 33rd Street e 6th e a 7th Avenue) e Port Authority Bus Terminal (42nd Street entre a 8th e a 9th Avenue).
No aeroporto basta procurar pelo balcão do NYC Airporter no terminal do aeroporto e lá poderá adquirir os seus bilhetes. O serviço funciona das 5 h da manhã até às 23:30 h. Cada viagem custa 16$/pessoa (ida) ou 29$/pessoa (ida e volta). Para informações mais detalhadas consulte o site do NYC Airporter.
Dentro da cidade: Há várias opções para te deslocares dentro da cidade, desde o metro, o bus, o comboio e o barco. Os bilhetes do MTA New York City Transit servem para todos os meios de transporte. Os bilhetes adquirem-se em máquinas automáticas disponíveis em todas as estações e nos autocarros ou nos guichés das estações de metro. Pode-se pagar os bilhetes em dinheiro (moedas e notas) ou com cartão multibanco (também aceita os cartões portugueses).
Metro: a rede de metro é bastante extensa e praticamente adequada a toda a área que vais utilizar. O site do metro permite planificar a viagem e ver as conexões necessárias, assim como informação prática sobre o acesso à cidade desde o aeroporto, bem como os comboios e os autocarros. O MTA é o sistema que agrupa todos os transportes urbanos de NYC. Basta consultar o site http://www.mta.info/
Comboio: É possível apanhar o comboio na GrandTerminal Station e na Penn Station para várias cidades norte-americanas. Se estás a programar viagens de comboio convém estar atento a que a maioria dos comboios parte da Grand Terminal Station (que por si só vale a pena uma visita) mas há outros comboios a sair doutras estações da cidade. Deves comprar os bilhetes com antecedência para conseguir boas tarifas. Para planificar a sua viagem deves consultar o site da Amtrak, onde podes adquirir os bilhetes online: http://www.amtrak.com/home
Barco: O Staten Island ferry é gratuito e é um dos melhores locais para apreciar o skyline da cidade de Nova Iorque. Podes saber mais se clicares aqui, já que poderás ler a nossa experiência e ver as fotografias que tiramos.
Autocarro (bus): Nova Iorque tem um sistema de autocarros complexo e denso mas para quem vai passar muito tempo na cidade pode ser uma boa opção. Os autocarros apresentam uma informação visual do nome da próxima paragem o que é bastante acessível, embora esta informação não esteja disponível em todas as linhas. Nas ruas pode-se encontrar paragens de autocarro procurando por um poste amarelo com os números e itinerário do bus no topo. Os buses são operados pela mesma empresa que opera o metro e o comboio urbano – a MTA.
 

ALOJAMENTO


 Há vários hostels onde é possível alojar-se em Nova Iorque. Nós optamos por  2 hostels diferentes e recomendamos os dois, embora para budgets diferentes.

 
Este hostel é magnífico. Nós ficamos num quarto twin e pagamos cerca 160 USD/noite. Não é barato, claro, mas é um apartamento em Midtown e um quarto duplo. A grande vantagem é que podíamos ir a pé para a Broadway, para a Times Square, para o Empire State Building e para o Rockfeller Center.

New York Budget Inn

Este hostel é mais barato. Custou-nos 90USD/noite, um quarto duplo. É um bocado mais afastado do centro mas, em relação ao outro, basta caminhar mais 10 minutos. Está bem servido de metro.
Descrevemos estes hostels de forma mais pormenorizada aqui

PROCURE ALOJAMENTO EM NOVA IORQUE AQUI

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida, culminando num doutoramento nos Andes, investigando ambientes glaciares. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

2 Comment

  1. ana says: Responder

    Olá! gostei muito do vosso itinerário nos EUA mas gostava de saber como fizeram a viagem entre as cidades e quanto tempo ficaram em cada uma delas. obrigada!

    1. Carla Mota says: Responder

      Olá Ana, fizemos as viagens de comboio e, em alguns casos de autocarro. A forma como nos deslocamos entre as cidades está nas diacs de cada uma das cidades que visitamos. Espreita aqui:
      http://www.viajarentreviagens.pt/eua/dicas-de-viagem-em-filadelfia-philly/
      http://www.viajarentreviagens.pt/eua/dicas-de-viagem-em-boston/
      http://www.viajarentreviagens.pt/eua/dicas-de-viagem-em-chicago/
      http://www.viajarentreviagens.pt/eua/dicas-de-viagem-em-nova-iorque/

Deixar uma resposta