Os melhores destinos de viagem para 2017

111

Com a chegada de um novo ano, o Viajar entre Viagens criou uma lista de destinos de viagem para 2017. São cinco países, cinco cidades e cinco lugares incríveis que não pode perder neste novo ano.


PAÍSES


1. QUIRGUISTÃO

Encravado nas montanhas Pamir e Tian Shan, o Quirguistão é um dos países menos visitados da Ásia. O país tem inúmeras razões para ser visitado e uma delas é a simplicidade e amabilidade das suas gentes. As paisagens de montanha são deslumbrantes e há percursos para os amantes de trekking e actividades ao ar livre, tais como o trekking de Altyn Arashan ou do glaciar Inylchek.  Para os amantes culturais, o Quirguistão mantém ainda uma forte comunidade nómada com a maioria da população a viver em semi-nomadismo. É um dos países para conhecer como um dos melhores destinos de viagem para 2017.

2. BOLÍVIA

Encravado no interior da América do Sul, a Bolívia, juntamente com o Paraguai, são os únicos países do continente sul-americano sem fronteira com o oceano. No entanto, a sua interioridade não significa falta de interesse. Uma das paisagens mais maravilhosas do mundo fica ali, no Salar de Uyuni, uma planície de sal a mais de quatro mil metros de altitude no seio da cordilheira andina. Mas a Bolívia tem muito mais para oferecer. O país ainda conserva comunidades andinas muito características, nomeadamente em Tarabuco, e tem La Paz, a capital mais alta do mundo.

3. GRONELÂNDIA

A Gronelândia é um dos territórios que mais mudará nos próximos tempos, fruto das alterações climáticas registadas no globo terrestre. Os gelos polares enfrentam uma diminuição preocupante e a Gronelândia é um dos territórios onde isso mais se nota. Ilulissat, uma cidade a norte, enfrenta já graves problemas devido ao facto de o mar gelar apenas algumas semanas por ano. As comunidades começam a abandonar os cães e trenós, substituindo-os por barcos de pesca. Os modos de vida tradicionais inuits estão em risco. O fiorde gelado de Ilulissat, património mundial da UNESCO, está em risco. Os gelos e icebergs desaparecem de dia para dia. O sul da Gronelândia apresenta temperaturas cada vez mais elevadas, revelando-se um paraíso para o trekking. Povoações como Narsarsuaq, Narsaq, Igaliku ou Tasiusaq fazem agora parte dos roteiros de trekking mundial. É uma viagem urgente pois a paisagem está a mudar de forma muito rápida.

4. PORTUGAL

Portugal é um dos destinos de viagem para 2017 eleitos por unanimidade na imprensa internacional. A razão está, provavelmente, no feedback dado pelos turistas que visitam Portugal. Portugal está na moda e vai continuar a estar. No ano de 2017 será um dos destinos a explorar. Desde Lisboa ou Porto, passando por Guimarães, pelo Douro, pela Costa Alentejana e Vicentina, pelo Algarve, etc. Há dezenas de razões e lugares para visitar Portugal e inclui-lo nos destinos de viagem para 2017.

5. GRÉCIA

A Grécia é o berço da civilização europeia e é um país cheio de motivos para ser visitado. Atenas é uma cidade maravilhosa, com museus e monumentos deslumbrantes, desde a Ágora, a Acrópole, o Templo de Zeus, etc. Cidade com sete colinas, há vistas fabulosas sobre o mar Egeu e a cidade. Mas a Grécia é muito mais do que Atenas. Éfeso, Meteora, Napflio ou as dezenas de ilhas gregas no mar Egeu são magníficos destinos de viagem.


CIDADES


1. BUCARA

Bucara, no Uzbequistão, é uma das cidades com corpo e alma da Rota da Seda. Passear nas suas magníficas ruas é como passear num museu a céu aberto. A população exibe uma simpatia envergonhada com dentes de ouro, escondidos muitas vezes pela mão que vai à boca. Louças, tapeçarias, artigos de decoração, metais trabalhados e bordados continuam a fazer as delícias dos viajantes que se atrevem a percorrer estes caminhos mercantis milenares, que, para além de Bucara, passavam por Samarcanda ou Khiva, no Uzbequsitão.

2. CIDADE DO CABO

Há lugares no mundo onde a Geografia foi prodigiosa e a Cidade do Cabo é um deles. A Cidade do Cabo tem imensas coisas para fazer e para visitar, nomeadamente uma subida a Table Mountain ou ao Lion’s Head, duas montanhas na cidade. As baías têm praias maravilhosas, e logo ali ao lado está o ponto mais austral de África, o Cabo Agulhas. Nos meses de Inverno austral, as águas próximas atraem baleias e pinguins.

3. COPENHAGA

Copenhaga é uma das cidades mais elegantes da Europa. Com museus fabulosos, palácios, castelo, cidadela e igrejas escondidas, Copenhaga é uma cidade deslumbrante cheia de cor e vida, especialmente em torno da área de Nyhavn, o porto. O seu símbolo, a Sereia, é incontornável. Um passeio de barco pelos canais ou pelas ruas da cidade fazem desta cidade um belíssimo local a incluir nos seus destinos de viagem para 2017.

4. MARRAKECH

Marrocos é um país deslumbrante para ser explorado de forma independente ou em viagem organizada. Localizado no norte de África, é um país amigável para os turistas e conserva uma forte tradição e cultura islâmica que lhe dá um carisma especial. Culturalmente tão distinta da Europa, Marrakech é uma das cidades mais belas do norte de África e um paraíso para quem procura experiências culturais. Visite a medina e perca-se no meio deste bulício citadino. As melhores experiências são quando nos perdemos em lugares tão maravilhosos.

5. SINGAPURA

Singapura é o símbolo da modernidade e do desenvolvimento assente no forte crescimento económico. Os prédios envidraçados e cada vez mais altos e exuberantes, sucedem-se e aparecem na cidade como cogumelos. Singapura passou a fazer parte dos roteiros de viagem para quem aprecia meios urbanos e a sua arquitectura, sendo um símbolo das cidades modernas e cheias de vida (de dia e de noite).


LUGARES INCRÍVEIS


1. ZANZIBAR

Zanzibar é um dos destinos de praia mais belos do mundo e, no entanto, ainda tão desconhecido dos portugueses. Zanzibar é um destino de viagem extraordinário porque tem quase tudo aquilo que um viajante procura. É uma ilha no Índico cheia de cultura e história, ligada ao comércio dos escravos e à presença árabe. É uma ilha maravilhosa com praias deslumbrantes com águas azuis turquesa e areias de coral. Zanzibar é uma ilha africana com o ritmo de um continente cheio de vida, especialmente em Stone Town, a capital. Zanzibar é um dos lugares incríveis para conhecer como um dos destinos de viagem para 2017.

2. LAGO TITICACA

O lago Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo e não deixa quem o visita indiferente. As cores do nascer e pôr-do-sol ali são deslumbrantes e, desde as margens, tal como em Puno ou Copacabana, como nas ilhas, Uros ou Taquile, o lago surpreende. As ilhas Uros são construídas com juncos, tornando este lago um lugar único no mundo. A ilha Taquile tem uma das comunidades andinas mais activas do Peru. O Lago Titicaca é um lugar verdadeiramente incrível e que merece ser visitado neste ano de 2017.

3. PETRA

Petra, na Jordânia, é uma das cidades mais enigmáticas do mundo. Quer de dia, quer de noite, Petra surpreende pela grandiosidade e pelo misticismo. Mas o que mais comove é pensar como tudo aquilo foi construído no meio do deserto. Não é por acaso que foi eleita uma das maravilhas do mundo. Uma paisagem deslumbrante e incrível, pronta para ser explorada e descoberta no ano de 2017.

4. CRATERA NGORONGORO

A Cratera de Ngorongoro, na Tanzânia, é um dos lugares mais incríveis do planeta Terra. Ngorongoro é um santuário da vida selvagem e da história da Terra. Uma cratera gigantesca que alberga no seu interior inúmeras espécies animais selvagens, como leões, leopardos, rinocerontes, hipopótamos, hienas, elefantes, girafas, zebras, etc. É um dos lugares incríveis para conhecer como um dos destinos de viagem para 2017.

5. PATAGÓNIA

A Patagónia é um mundo dentro deste nosso mundo. É uma paisagem herdada de um tempo em que os glaciares cobriam o planeta Terra. Esse tempo já lá vai. Mas hoje ainda há lugares que conseguiram preservar alguns testemunhos de um passado com milhares de anos. A Patagónia é um desses lugares incríveis, onde as montanhas ainda estão cobertas por glaciares, que descem como cobras serpenteantes pelos vales. Os gelos estendem-se quase de forma continua desde Bariloche até à Terra do Fogo, passando por Perito Moreno, o Parque Nacional dos Glaciares, na Argentina, ou Torres del Paine, no Chile.


Estas são as propostas de destinos de viagem para 2017 criadas pelo Viajar entre Viagens. O ano de 2017 vai-nos levar para outros caminhos, lugares distintos e que ainda não conhecemos. Poderá vê-los aqui. Se procura ainda mais lugares fabulosos para inspirar as suas viagens, veja o nosso artigo com 100 lugares que nos tiraram o fôlego. Muitas e boas viagens são os votos do Viajar entre Viagens para o Ano Novo.


Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida, culminando num doutoramento nos Andes, investigando ambientes glaciares. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

2 Comment

  1. Obrigado pela amizade deste ano! Vamos continuar na nossa caminhada e quando chegar ao fim de 2017 que possamos dizer que foi o melhor.
    Feliz Ano Novo.
    Bjs e abraços

    1. Carla Mota says: Responder

      Obrigada, Manuel. Um bom ano de 2017. 😀

Deixar uma resposta