Um percurso para os amantes de Banda Desenhada em Bruxelas | Bélgica

roteiro banda desenhada bruxelas

Bruxelas tem um conjunto de lugares fantásticos para os amantes de Banda Desenhada. O primeiro lugar a visitar é o Centro Belga de Banda Desenhada, com o seu museu e loja de livros, mas há muito mais. Há várias pinturas de rua que merecem uma visita de todos os Banda Desenhada em Bruxelas. E como as obras estão expostas nas ruas, não fecham e, nos dias curtos de Inverno, podem mesmo ser exploradas com noite. Foi isso que nós fizemos.

Banda Desenhada em Bruxelas

1. ESTÁTUA DO GASTÃO

A estátua do Gastão, próximo do Centro Belga de Banda Desenhada, é uma bela introdução ao mundo da Banda Desenhada em Bruxelas. Aproveite para uma boa fotografia e comece a percorrer este mundo novo.

Banda Desenhada em Bruxelas

2. CENTRO BELGA DE BANDA DESENHADA

O Centro Belga de Banda Desenhada é de vista obrigatória para todos os amantes da Banda Desenhada em Bruxelas. Localmente conhecido por cêbêbêdê, alberga um museu de Banda Desenhada e uma loja com venda de livros de BD que vão levar qualquer um à loucura.

Banda Desenhada em Bruxelas

Banda Desenhada em Bruxelas

O museu tem várias exposições sobre cartoonistas belgas, entre eles Hergé, e as obras de Tintim, ou  Pierre Culliford, o autor dos Estrunfes.

Banda Desenhada em Bruxelas

3. MURAIS NAS RUAS 

Há murais de BD espalhados por toda a cidade de Bruxelas. No site oficial da cidade existe um mapa com a localização dos murais. Este é um percurso magnífico para os amantes de Banda Desenhada em Bruxelas. Os locais com maior concentração de murais de BD são os bairros de Marolles, a zona à volta da Rue du Midi (entre Bourse e a estação de Bruxelas Chapelle) e a nas imediações da rue de la Buanderie e da rue des Fabriques.

Banda Desenhada em Bruxelas

Mostramos-lhe aqui alguns dos exemplos que encontrámos na cidade. Não tivemos tempo de ver muitos mas queremos voltar para fazer o percurso todo. É magnífico e uma forma excelente de conhecer os bairros e alma da cidade de Bruxelas.

Banda Desenhada em Bruxelas

Banda Desenhada em Bruxelas

Alguns dos murais que encontrámos foi o de Ric Hochet, de Tibet & Duchâteau, que representa este herói de banda desenhada a tentar entrar numa janela de uma casa, com a ajuda de uma bela jovem, enquanto um idoso ao nível da rua está completamente surpreendido.

Banda Desenhada em Bruxelas

Banda Desenhada em Bruxelas

Outro dos murais mais engraçados em Bruxelas é o de Néron, de Marc Sleen, em que o herói de BD se encontra no topo de uma pirâmide de homens e mulheres tentando tocar nos pássaros que se encontram no céu.

Banda Desenhada em Bruxelas

Banda Desenhada em Bruxelas

O mural de Victor Sackville, de Carin, representa o espião inglês nas ruas de Bruxelas, acompanhado por uma bela mulher. Outro dos murais mais belos da cidade é o de Broussaille, de Frank Pé, que representa este herói de Banda Desenhada, amante da natureza, a caminhar com um amigo junto ao rio em Bruxelas.

Banda Desenhada em Bruxelas

Banda Desenhada em Bruxelas

Outro dos exemplos que encontramos foi o mural de L’Ange de Sambre, de Yslaire, que representa um anjo, quase escondido numa das ruas mais movimentadas do centro da cidade.

4. LIVRARIAS DE BD NA RUE DE MIDI

Os amantes de Banda Desenhada em Bruxelas não devem perder as dezenas de livrarias especializadas em Banda Desenhada da rue du Midi. Mesmo para quem não é especialmente fã, estas livrarias são autênticos paraísos e museus, com miniaturas dos heróis de BD e de filmes.

Banda Desenhada em Bruxelas

VEJA AQUI O NOSSO ROTEIRO PARA APROVEITAR TRÊS DIAS EM BRUXELAS, BRUGES E GANTE. 

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida, culminando num doutoramento nos Andes, investigando ambientes glaciares. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

Deixar uma resposta