VISITAR TORCELLO – O que ver e fazer na ilha de Veneza

VISITAR TORCELLO - Antes de Veneza, havia Torcello | Itália

Torcello é uma pequena ilha ao largo de Veneza. E antes de Veneza, havia Torcello. Em Torcello, praticamente abandonada numa pequena ilha desolada no seio da laguna de Veneza há uma catedral bizantina, construída sobre terrenos lamacentos e pantanosos. Outrora, um dos edifícios mais importantes do Império Bizantino, a basílica de Torcello jaz hoje praticamente abandonada e longe dos olhares predadores dos milhares de turistas que chegam anualmente a Veneza. No entanto, foi ali, naquela pequena ilha de Torcello, hoje com pouco mais de 50 habitantes, que se iniciou o povoado de Veneza.

VISITAR TORCELLO - Antes de Veneza, havia Torcello | Itália

A história de Torcello

Durante a Antiguidade e Idade Média, toda esta região da laguna de Veneza e Torcello era uma área inóspita, com poucas condições de salubridade e pouca atractiva para a fixação da população e por conseguinte o aparecimento de povoados. No entanto, uma população fugidia, na tentativa de se preservar das investidas bárbaras durante a Idade das Trevas, começou a rumar às ilhas no interior da laguna, nomeadamente para Torcello, um espaço para se resguardarem de um mundo cada vez mais “negro”.  

VISITAR TORCELLO - Antes de Veneza, havia Torcello | Itália
VISITAR TORCELLO - Antes de Veneza, havia Torcello | Itália

Os povos bárbaros que vinham do leste da Europa e da Ásia, os Ostrogodos e Visigodos, entravam em Itália e com uma crueldade assinalável, subjugavam a população aos novos senhores do poder. As populações viviam em clima de medo já que a superioridade militar e estratégica dos bárbaros era evidente. O medo era tal, que a população de Torcello aumentou de tal forma que se tornou um dos principais refúgios da altura. Veneza, ou melhor Torcello, permaneceu por conquistar durante séculos pois nenhum império tinha interesse pelos territórios cheios de lama e pantanosos como Torcello, já que as decrepitas condições de vida e a facilidade de propagação de doenças eram desencorajadores para a criação de cidades. Mas entre os séculos VII e XI, a população de Veneza (na altura Torcello) começou a crescer e atingiu cerca de 20 000 habitantes. Esta população de Torcello fugia dos tempos difíceis que se viviam na Itália continental, em plena Idade Média, fruto das invasões bárbaras, e que pioravam de dia para dia. Apesar de Torcello e Veneza nunca ter sido conquistada pelos impérios do Oriente, a população começou a aumentar e expandiu-se para a zona de Rialto para construir o que hoje conhecemos como Veneza.   

VISITAR TORCELLO - Antes de Veneza, havia Torcello | Itália

De Torcello para Veneza

Mas a natureza e as más condições de vida não davam tréguas em Torcello. Nos séculos XI e XII, uma epidemia de malária quase levou a população das ilhas e de Torcello quase à extinção. Os anos passaram e Veneza foi crescendo novamente e prosperando, tendo a sua localização um papel determinante na sua história. Hoje, Veneza já não é Torcello. A maioria dos italianos e europeus já nem sabem que a cidade começou nesta pequena ilha de Torcello. A história de Torcello parece estar quase tão esquecida quanto aquela catedral, a Catedral de Santa Maria Assunta de Torcello, fundada em 639, tão bem preservada e com mosaicos bizantinos dos séculos XI e XII.

VISITAR TORCELLO - Antes de Veneza, havia Torcello | Itália

Visitar Torcello e a Catedral de Santa Maria Assunta de Torcello

Torcello é hoje uma pequena aldeia rural. Com pouco mais do que campos verdejantes, vinhas, ovelhas a pastar e um canal que liga o porto de desembarque à catedral de Torcello, passando pela ponte do Diabo, pela praça, museu de Torcello e pela igreja de Santa Fosca de Torcello.  

VISITAR TORCELLO - Antes de Veneza, havia Torcello | Itália
VISITAR TORCELLO - Antes de Veneza, havia Torcello | Itália
VISITAR TORCELLO - Antes de Veneza, havia Torcello | Itália

Subir ao campanillo da catedral de Torcello é um oportunidade extraordinária para perceber que ali, longe da Veneza dos postais ilustrados, nasceu uma das cidades mais bonitas do mundo. Outrora esquecida do resto da Europa, hoje Veneza está no imaginário romântico de quase todas as pessoas, no entanto, a maioria delas ignora que o local originário de Veneza, Torcello, continua esquecido e abandonado tal e qual como há tantos séculos atrás.  

VISITAR TORCELLO - Antes de Veneza, havia Torcello | Itália

ONDE DORMIR EM VENEZA

Seleccionamos alguns hotéis fabulosos em termos de localização, nas zonas melhores da cidade para ficar quando visitar Torcello. Estes são todos boas opções, uns apartamentos outros quartos de hotel ou em guesthouses familiares que lhe permitem visitar Torcello desde Veneza. Mesmo que não opte por nenhum destes, privilegie estas zonas (ou próximas). Geralmente, quanto mais se afastar do Grande Canal mais barato é. Em Veneza os alojamentos são um bocado caros, mas uma vez lá, vai perceber que faz parte da experiência da cidade. Se quiser mesmo desfrutar da cidade de Veneza, de dia e de noite, e aproveitar a energia e ambiente fabuloso que tem, deve mesmo ficar alojado nestas zonas. Vai amar.

VISITAR TORCELLO - Antes de Veneza, havia Torcello | Itália

SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NA EUROPA (cobre Covid-19 e teste positivo)

A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e Torcello. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para Torcello.  Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.

Se vai viajar para Itália, estes são alguns dos artigos do nosso blogue que lhe podem interessar

  • VISITAR ROMA – Tudo o que precisa de saber para visitar Roma está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Roma, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. Excelente para combinar com Torcello.
  • VISITAR MILÃO – Tudo o que precisa de saber para visitar Milão está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Milão, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana.
  • VISITAR VENEZA – Tudo o que precisa de saber para visitar Veneza está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Veneza, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. Excelente para combinar com Torcello.
  • ONDE DORMIR EM ROMA – Os melhores bairros e hotéis para dormir na cidade de Roma.
  • VIAJAR EM ITÁLIA – Um artigo com um conjunto de dicas importantes para começar a preparar a sua viagem a Itália e a Torcello.
  • VISITAR O CARNAVAL DE VENEZA – Tudo o que precisa de saber sobre o Carnaval de Veneza está neste artigo cheio de dicas práticas para aproveitar Veneza nesta altura do ano. Excelente para combinar com Torcello.
  • VISITAR MURANO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Murano, a ilha do vidro, desde Veneza. Excelente para combinar com Torcello.
  • VISITAR BURANO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Burano, a ilha do colorida, desde Veneza. Excelente para combinar com Torcello.
  • VISITAR TORCELLO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Torcello. Torcello é a ilha mais antiga da zona de Veneza.
  • VISITAR O VATICANO – Tudo o que precisa de saber para aproveitar ao máximo a sua visita ao Vaticano, quando visitar Roma, está neste artigo. Excelente para combinar com Torcello.
  • VISITAR BERNINI EM ROMA – Tudo o que precisa de saber para fazer um roteiro pelas obras de Bernini quando visitar Roma.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.