VATNAJOKULL – ISLÂNDIA | Visitar a maior calote de gelo em Skaftafell

VATNAJOKULL - ISLÂNDIA | Visitar a maior calote de gelo em Skaftafell

Rios de glaciares é o que significa a palavra islandesa: Vatnajokull. E é isso mesmo que o Vatnatjokull é: um dos maiores glaciares da Europa que se estende como se fossem rios congelados. Mas Vatnajokull é muito mais do que isso. O Vatnajokull é uma calote de gelo com cerca de 8100 quilómetros quadrados e que atinge cerca de 1 quilómetro de espessura, o que faz dela a maior calote de gelo fora dos pólos. Se tivermos alguma dificuldade com as questões de tamanho é fácil estabelecer uma comparação: Vatnajokull corresponde a 3 vezes o tamanho do Luxemburgo!

Visitar o GLACIAR VATNAJOKULL, a maior calote de gelo fora dos pólos | Islândia

Se vai visitar Vatnajokull e a Islândia, estes são alguns artigos que lhe podem interessar

  • ROTEIRO NA ISLÂNDIA – Um artigo com o roteiro detalhado que fizemos durante 12 dias a viajar na Islândia.
  • VISITAR MYVATN – Um roteiro com tudo o que precisa de saber para explorar a região de Myvatn e os seus vulcões activos. Excelente para combinar com Vatnajokull.
  • QUEDAS DE ÁGUA DO LESTE DA ISLÂNDIA – Um artigo com as melhores quedas de água para explorar no leste da Islândia. Excelente para combinar com Vatnajokull.
  • VISITAR JAKULSARLÓN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a lagoa gelada de Jakulsarlón e a praia cheia de icebergs. Excelente para combinar com Vatnajokull.
  • ESCALADA NO GELO NO VATNAJOKKUL – Um artigo cheio de dicas sobre a nossa experiência a fazer escalada no gelo no glaciar Vatnajokkul na Islândia.
  • VISITAR VATNAJOKKUL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o maior glaciar da Europa, e imperdível em qualquer viagem à Islândia.
  • SUL DA ISLÂNDIA – O roteiro para explorar e visitar o sul da Islândia com dicas de tudo oque precisa de saber para ter uma boa viagem. Excelente para combinar com Vatnajokull.
  • NADAR NAS PLACAS TECTÓNICAS – Neste artigo partilhamos a nossa experiência, cheia de dicas, a fazer snorkel entre as duas placas tectónicas na Islândia. Excelente para combinar com Vatnajokull.
  • VISITAR REYKJAVIK – Tudo o que precisa de saber para visitar Reykjavik está neste artigo.
  • VISITAR O GOLDEN CIRCLE – Um artigo com o roteiro de lugares a explorar numa viagem no Golden Circle na Islândia. Excelente para combinar com Vatnajokull.
  • VISITAR OS FIORDES ORIENTAIS – Se está a pensar visitar os fiordes ocidentais da Islândia este artigo é para si, com um roteiro dos lugares mais maravilhosos a explorar na zona.
  • VER BALEIAS EM HUSAVIK – Um artigo cheio de dicas para visitar Husavik e fazer observação de baleias num dos melhores lugares do mundo.
  • VISITAR KRAFLA – Um artigo sobre uma das zonas vulcânicas mais activas da Islândia e maravilhosa, cheia de dicas práticas. Excelente para combinar com Vatnajokull.
  • VISITAR TUBOS DE LAVA NA ISLÂNDIA – Um artigo cheio de dicas para visitar um dos maiores tubos de lava do mundo, na Islândia.
  • VISITAR A PENINSULA DE SNAEFELLSNES – Um dos lugares mais belos da Islândia e um dos menos visitado. Se pretende conhecer esta área da Islândia não perca este nosso artigo cheio de maravilhas para descobrir.
  • VISITAR STYKKISHOLMUR – Um artigo sobre uma região maravilhosa da Islândia para descobrir as suas belezas naturais.
  • OBSERVAR BALEIAS EM DARVIK – Um artigo sobre a nossa experiência na observação de baleias em Darvik, no norte da Islândia.
  • GRUTAS DE LAVA E GELO – Um artigo sobre a nossa experiência numa gruta de lava e gelo na Islândia. Excelente para combinar com Vatnajokull.
  • VIAJAR NO ÁRCTICO – Um artigo motivacional e informativo sobre o Árctico e esta zona tão específica do mundo.

O campo de gelo glaciar de Vatnajokull

Mas, este gigantesco  glaciar de Vatnajokull divide-se em várias línguas glaciares que descem a montanha mais alta da Islândia (que se encontra escondida debaixo do gelo) e que explica o seu nome. Das cerca de 30 línguas glaciares que fluem do Vatnajokull há três que atraem imensos turistas, quer pela sua beleza, quer pela sua acessibilidade, são elas: Skaftafellsjokull, Breidamerkurjokull e Jokulsarlon. Nós, como não poderia deixar de ser, visitámo-las todas.

Visitar o GLACIAR VATNAJOKULL, a maior calote de gelo fora dos pólos | Islândia

O glaciar Skaftafellsjokull em Vatnajokull

O glaciar Skaftafellsjokull em Vatnajokull é aquele que termina a cerca de 1 km da povoação de Skaftafell. Jokull, em islandês significa glaciar, pelo que na prática, este é o glaciar de Skaftafell. E foi esta povoação que utilizamos como campo base para explorar o glaciar de Vatnajokull e toda a região.

Visitar o GLACIAR VATNAJOKULL, a maior calote de gelo fora dos pólos | Islândia

Acampar ou hotel em Skaftafell no Vatnajokull

Skaftafell é um lugar muito pequeno com poucas infraestruturas e que vive essencialmente de um turismo sazonal em Vatnajokull. Apesar da oferta hoteleira estar a crescer, no Verão é difícil arranjar alojamento livre e a preços suportáveis. Os preços são bastante inflacionados e longe de assentarem no orçamento de dois viajantes portugueses como nós. Sendo assim, optámos por acampar na maioria das nossas noites nesta zona da Islândia e de Vatnajokull e, diga-se em abono da verdade, foi uma excelente opção, apesar do frio.

Visitar o GLACIAR VATNAJOKULL, a maior calote de gelo fora dos pólos | Islândia
Visitar o GLACIAR VATNAJOKULL, a maior calote de gelo fora dos pólos | Islândia

O camping de Skaftafell tem uma localização magnífica em Vatnajokull, bastante próximo do glaciar de Vatnajokull e numa área arborizada, junto a uma das entradas do Parque Nacional de Vatnajokull. Este parque nacional de Vatnajokull é um dos maiores da Europa e o maior da Islândia, representando 13% da área total do país. Isto significa que na prática, devido à dimensão deste megaparque, nos dias seguintes iriamos continuar a explorá-lo mas em diferentes áreas do Vatnajokull.

Visitar o GLACIAR VATNAJOKULL, a maior calote de gelo fora dos pólos | Islândia

Visitar a cascata de Svartifoss

Em Skaftafell fizemos alguns trilhos maravilhosos em Vatnajokull, nomeadamente um que permite ver a cascata de Svartifoss, uma queda de água numa parede de prismas basálticos. É um espectáculo digno dos deuses. Embora tenha chovido durante todo o percurso, o trilho valeu bem a pena.

Visitar o GLACIAR VATNAJOKULL, a maior calote de gelo fora dos pólos | Islândia

Os vulcões por baixo do glaciar de Vatnajokull

Se os gelos glaciares por si só não fossem suficientes para a espectacularidade deste local, há que referir que por baixo de Vatnajokull existem vários vulcões e lagos vulcânicos que ocasionalmente originam inundações devido ao degelo do glaciar provocado pelo calor vulcânico de erupções do Vatnajokull, tal como aconteceu em 2004 e 2010.

Mas, neste dia ainda íamos ter mais uma grande aventura: escalada no glaciar com a Glacier Guides! Venha ela!

Visitar o GLACIAR VATNAJOKULL, a maior calote de gelo fora dos pólos | Islândia

SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NA EUROPA (cobre Covid-19 e teste positivo)

A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e em Vatnajokull. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para Vatnajokull.  Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.