Visitar o VULCÃO PACAYA na América Central | Guatemala

Visitar o VULCÃO PACAYA e o fim de uma grande viagem pela América Central | Guatemala
Se nos tivéssemos de definir como viajantes, provavelmente diríamos que somos viajantes que queremos ver o máximo possível nos países que visitamos. E essa vontade sobrepõe-se a tudo o resto. Por isso é que fazemos uma planificação rigorosa e detalhada dos locais que queremos visitar, quanto tempo vamos precisar, que transportes usar. Por isso é que, no terreno, por vezes corremos, dormimos pouco, nos esquecemos de comer… Tudo com o objectivo de rentabilizar o tempo que temos e não desperdiçar oportunidades. Claro que esta perspectiva tem os seus aspectos negativos, sendo que aquele que talvez mais se faça sentir será a sensação que deveríamos ter passado mais tempo em determinado lugar, em detrimento de ter seguido viagem, rumo a uma nova aventura, o Pacaya.
Visitar o VULCÃO PACAYA e o fim de uma grande viagem pela América Central | Guatemala
Mas o acto de viajar, tal como tudo na vida, baseia-se em escolhas. E nós sabemos que, com um orçamento e tempo limitados, ficam sempre imensas coisas por ver. E esta viagem não foi excepção. Poderíamos fazê-la novamente, uma espécie de “Rota dos Maias, parte II”, com os mesmos pontos de partida e de chegada e passando exactamente pelas mesmas regiões, mas sem repetir nenhum dos locais que visitamos! Uma grande viagem é, assim, como um copo com água, meio cheio, ou meio vazio, conforme o olhar com que o vemos.
Visitar o VULCÃO PACAYA e o fim de uma grande viagem pela América Central | Guatemala
Como viajantes, temos de saber lidar com o que vemos, mas também com aquilo que deixamos por ver. O truque parece ser o partir com a esperança que um dia voltaremos para satisfazer a curiosidade acerca de locais que ficaram por explorar. E, principalmente, deixar que aquilo que conseguimos ver, e o que aprendemos com eles, seja o mais importante da viagem.
Visitar o VULCÃO PACAYA e o fim de uma grande viagem pela América Central | Guatemala
E ao chegar ao fim de uma grande viagem, é inevitável olhar para trás e recordar um pouco aquilo que conseguimos fazer. E naquela última semana em Antigua, naquele ritmo frenético de querer visitar a cidade mas também todos os locais de interesse que a rodeiam, também já sentíamos um certo sentimento de nostalgia de uma viagem que chegava ao seu fim. Recordámos os inúmeros locais arqueológicos que visitámos em 4 países, de variadas civilizações pré-hispânicas. A enigmática e fascinante cultura das pessoas que descendem desses povos. As maravilhosas paisagens de selva e floresta tropical. Os paraísos tropicais do mar das Caraíbas. A exuberante vida animal.
Visitar o VULCÃO PACAYA e o fim de uma grande viagem pela América Central | Guatemala
Tudo isto nos fez acreditar que chegamos aqui com o sentimento de missão cumprida. E de sonhos concretizados… Visitar as ruínas da gloriosa civilização maia, subir a uma pirâmide e espreitar por cima da copa das árvores da floresta tropical, mergulhar nas águas cristalinas de recife e nadar com os seus habitantes, subir a vertente de um vulcão em actividade, são sonhos que tínhamos em conjunto e juntos os conseguimos transformar em realidade.
Visitar o VULCÃO PACAYA e o fim de uma grande viagem pela América Central | Guatemala
E consegui-lo juntos acrescenta muito à nossa viagem. Poder partilhar com a pessoa que amamos todas os locais e peripécias faz com que tudo valha muito mais a pena. Dizem que só se conhece realmente alguém quando se viaja com ela e não será por acaso que uma grande viagem é capaz de solidificar uma relação, ou destruí-la para sempre. Viajamos juntos, e continuaremos a fazê-lo, nos bons e nos maus quilómetros…
Visitar o VULCÃO PACAYA e o fim de uma grande viagem pela América Central | Guatemala
E quando, no último dia desta viagem, visitámos o vulcão Pacaya, sabíamos que íamos fechar com chave de ouro. Melhor seria difícil, para uma geomorfóloga e um entusiasta do mundo natural. Mais uma vez, foi a natureza a decidir o que iríamos ver. Há 2 anos, o vulcão Pacaya tinha estado em intensa actividade, com rios de lava a correr pelas suas encostas, mas agora sabíamos que estava tudo mais calmo. Sabíamos que não íamos ver lava a brotar do subsolo, nem o laranja intenso das explosões contrastando com o negro do céu nocturno. Mas também sabíamos que mesmo assim o poder imenso da natureza nos iria deixar sem palavras.
Visitar o VULCÃO PACAYA e o fim de uma grande viagem pela América Central | Guatemala
O chão negro de lava no Pacaya, a completa ausência de vida naquelas encostas, o solo a fumegar debaixo dos nossos pés, um vale completamente soterrado de lava, uma cratera aberta e pronta a entrar em actividade a qualquer instante… Visitar o vulcão Pacaya foi mais uma daquelas experiências de que se pode escrever, das quais se podem mostrar fotos, mas de que nunca se poderá transmitir o que aquilo realmente é. Só estando lá, pisando aquela terra, é que se pode saber e sentir porque razão se viaja. E, no fundo, é por isso que partilhamos as nossas andanças por este mundo. Para que o leitor se inspire e decida fazê-lo por si, para que faça o seu próprio caminho e, um dia, mostre a outros o quão magnífico é este nosso planeta e as gentes que o habitam.
Visitar o VULCÃO PACAYA e o fim de uma grande viagem pela América Central | Guatemala
E, quando o nosso avião levantou voo do aeroporto de Guatemala City, regressávamos satisfeitos pois sabíamos que iríamos regressar a casa e junto daqueles que amamos, mas ao mesmo tempo nos perguntávamos: para onde a seguir? Desta vez, já sabíamos a resposta.

Marque aqui os seus tour e passeios

Se vai viajar para a Guatemala, estes são alguns artigos que o podem interessar

  • VISITAR A GUATEMALA – Tudo o que precisa de saber e que lugares deve incluir na sua viagem à Guatemala está neste artigo.
  • VISITAR O VULCÃO PACAYA – Um artigo com a nossa experiência a visitar o vulcão Pacaya desde Antigua, na Guatemala.
  • VISITAR MONTERRICO – A nossa experiência, cheia de dicas, para visitar Monterrico e ver tartarugas a desovar na Guatemala.
  • VISITAR O ALAGO ATITLÁN – Tudo o que precisa de saber para visitar o lago Atitlán, com a nossa experiência na Guatemala.
  • VISITAR ANTIGUA GUATEMALA – Todas as nossas dicas para explorar a cidade de Antigua Guatemala, uma das cidades coloniais mais belas do mundo.
  • SUBIR O VULCÃO ACATENANGO – A nossa experiência, cheia de dicas, para visitar e subir o vulcão Acatenango na Guatemala.
  • VISITAR O VULCÃO SANTIAGUITO – Tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Santiaguito, na Guatemala.
  • VISITAR CÓPAN – HONDURAS – Tudo o que precisa de saber para visitar Cópan, nas Honduras, desde Antigua na Guatemala.
  • SUBIR O VULCÃO TAJAMULCO – Tudo o que precisa de saber para subir o vulcão Tajamulco, na Guatemala, a montanha mais alta da América Central.
  • VISITAR CHICHICASTENANGO – Um artigo com a nossa experiência a visitar a maravilhosa cidade de Chichicastenango.
  • ESTRADAS DA GUATEMALA – A nossa experiência nas estradas da Guatemala, a viajar em transportes públicos.
  • VISITAR SEMUC CHAMPEY – Tudo o que precisa de saber para visitar Semuc Champey, na Guatemala, está aqui.
  • VISITAR FLORES GUATEMALA – Um artigo com a nossa experiência e dicas para explorar a cidade de Flores na Guatemala.
  • VISITAR TIKAL – Tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas maias de Tikal, na Guatemala, está aqui.
  • ROTA DOS MAIAS – O roteiro da nossa viagem pelo Belize, México, Guatemala e Honduras, durante o ano de 2012, em busca dos testemunhos das civilizações pré-colombianas.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.