Visitar LUANG PRABANG, a capital espiritual e religiosa do Budismo | Laos

Visitar LUANG PRABANG, a capital espiritual e religiosa do Budismo | Laos
Após uma viagem atribulada, em que demoramos 9 horas a percorrer pouco mais de 200 km(!) entre Vang Vieng e Luang Prabang (ver post “Nas estradas do Laos“), finalmente chegamos a esta última cidade, com uma história riquíssima que se estende até ao séc. VII. Passando pelas mãos de numerosos impérios, a cidade está intimamente ligada a fundação do reino de Lan Xang (precursor do Laos moderno) em 1353. Apesar de Vientiane se ter tornado capital do reino em 1560, Luang Prabang sempre foi a cidade imperial, sede da monarquia, e com pretensões de independência. O seu forte carácter levou a que tivesse tido alguns revezes ao longo da história, tendo sido controlada por Sião, Birmânia e Vietname. No entanto, também lhe permitiu ter passado praticamente incólume à presença francesa, à invasão japonesa e À “guerra secreta” com o Vietname, quando grande parte do Laos sofreu bombardeamentos maciços por parte da força aérea norte-americana e a guerra de guerrilha dominava as zonas limítrofes com o Vietname.
 
Actualmente, Luang Prabang é uma cidade “na moda”. Foi declarada património cultural da UNESCO e faz hoje parte do roteiro dos “pacotes turísticos”, recebendo a visita de turistas ocidentais (muitas vezes em trânsito entre Bangkok, na Tailândia, e Angkor Wat, no Cambodja, tal como um grupo de portugueses que encontramos no mercado nocturno) mas ainda mais de turistas asiáticos, principalmente tailandeses.
 
Visitar LUANG PRABANG, a capital espiritual e religiosa do Budismo | Laos
A cidade distingue-se das outras que visitamos no Laos pelo seu centro histórico, localizado numa península entre os rios Mekong e Nam Khan. Nesta zona, encontram-se o já citado mercado nocturno, o complexo do museu nacional (a antiga sede da monarquia do Laos), e inúmeros wats, com uma população de monges bastante grande. Uma colina domina nas “alturas”, onde se pode encontrar uma “stupa” budista, e de onde se têm vistas excelentes sobre a cidade e os rios.
 
O principal wat da cidade, de seu nome Wat Xieng Thong, é o mais importante símbolo da herança religiosa do país. O seu edifício principal data de 1560 e alguns dos edifícios que o rodeiam são magnificamente decorados com mosaicos coloridos, representando cenas da(s) vida(s) de Buda e da vida quotidiana no Laos. A chamada Capela Vermelha é simplesmente espectacular!
 
Visitar LUANG PRABANG, a capital espiritual e religiosa do Budismo | Laos
 
De madrugada, é possível observar os monges budistas a percorrerem as ruas e a aceitarem as ofertas de comida  por parte de locais, mas também de muitos turistas curiosos. As filas silenciosas de monges, percorrendo o centro histórico da cidade, na primeira luz da manhã, compõem uma visão impressionante, que é uma excelente oportunidade para um pouco de reflexão ou então para excelentes fotos!
 
 
Apesar da “carreira” de monge já não ser o que era (sendo agora uma espécie de estagio temporário para a maior parte dos jovens), a verdade é que alguns destes jovens levam a vida monástica a sério, sendo que pretendem passar toda a sua vida em mosteiros, dedicados a meditação e ao estudo das escrituras budistas. Tive o privilegio de falar com um jovem monge do Wat Pa Phai, de seu nome Suri, que ficou contente por poder praticar o seu inglês (que aprende por conta própria), e que respondeu (com paciência budista!) às minhas perguntas. Espero que o Suri consiga, tal como deseja, prosseguir os seus estudos budistas num mosteiro na Tailândia. I WISH YOU ALL THE BEST!
 
Visitar LUANG PRABANG, a capital espiritual e religiosa do Budismo | Laos

Se vai viajar para o Laos, estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar

  • VIAJAR NO LAOS – Um artigo que serve de base à preparação da sua viagem no Laos.
  • VISITAR VANG VIENG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Vang Vieng e aproveitar a povoação e os arredores, com base na nossa experiência.
  • VISITAR LUANG PRABANG – Tudo o que precisa de saber para visitar Luang Prabang está neste artigo cheio de dicas com base na nossa experiência a viajar no Laos.
  • VISITAR VIENTIANE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a capital do Laos, Vientiane, que é uma das mais pequenas do mundo, mas também uma das mais exóticas.
  • ESTRADAS DO LAOS – Tudo o que precisa de saber para viajar no Laos está neste artigo sobre as nossas aventuras e desventuras na estradas do Laos.
  • MONÇÕES NO SUDESTE ASIÁTICO – Tudo o que precisa de saber para viajar para o Sudeste Asiático e evitar as monções.
  • ROTEIRO PARA O SUDESTE ASIÁTICO – O nosso roteiro de viagem para explorar o Laos, Cambodja, Vietname e Tailândia, no sudeste asiático.
  • GUERRA SECRETA DOS EUA – Um artigo sobre a geopolítica do sudeste asiático. Para se perceber como funcionou a Guerra Secreta dos EUA no Laos e no Cambodja ao mesmo tempo que havia Guerra do Vietname.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

2 Comentários

  1. Olá, Luang Prabang é mesmo uma cidade simpática e que nos fez ficar um pouco mais. Foi fácil chegar à conversa com o monge? Só alguns nos disseram “sabaidee” e a grande maioria segue a sua vida com tranquilidade.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Não diria que foi difícil. Penso que basta ter tempo disponível para estar nos templos, sentar-nos e esperar que nos abordem.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.