Visitar PHNOM PENH, as ruas esquecidas de uma capital imperial | Cambodja

Visitar PHNOM PENH, as ruas esquecidas de uma capital imperial | Cambodja
A pobreza é a principal arma do turismo de Phnom Penh. É triste mas é a crua realidade. Deambular pelas ruas da capital do Cambodja é um exercício de fortificação para os corações mais frágeis. Há pedintes por todo o lado, especialmente mulheres e crianças. Se na Índia a pobreza incomoda, aqui mais do que incomodar revolta. Qual e a grande diferença?
 
Visitar PHNOM PENH, as ruas esquecidas de uma capital imperial | Cambodja
Enquanto que na Índia há muito mais pobreza e miséria do que no Cambodja, tanto em quantidade como em qualidade, aqui a pobreza é um negocio. é o chamado Ophra Tourism.
 
Visitar PHNOM PENH, as ruas esquecidas de uma capital imperial | Cambodja
Visitar PHNOM PENH, as ruas esquecidas de uma capital imperial | Cambodja
 
É indiscutível que há situações de miséria mas em Phnom Penh, os pobres são atirados para os olhos dos estrangeiros de forma a suscitarem solidariedade e por conseguinte dinheiro. As crianças amontoam-se nas ruas junto dos lugares turísticos e carregam cestos pesadíssimos de livros fotocopiados que tentam vender. Só se dirigem aos turistas estrangeiros. Outras crianças, as quais não tem nada para vender, olham os turistas com um olhar que nos penetra a alma e exibem olhos de fome e desespero. Dar dinheiro está fora de questão. Comida sempre. Compramos bolachas para oferecer às crianças mas elas olham-nos desconfiadas e pouco satisfeitas. Não recusam, mas salvo raras excepções não se mostram agradecidas. Em frente aos restaurantes e cafés, cujos preços são proibitivos para 98% da população do Cambodja (e para 2 portugueses), mulheres com crianças de colo despidas e sujas sentam-se em frente às esplanadas. Até os mais insensíveis são incapazes de comer de consciência tranquila com tal cenário.
 
Visitar PHNOM PENH, as ruas esquecidas de uma capital imperial | Cambodja
Apesar do treino na Índia, não conseguimos ficar indiferente à pobreza, à miséria e, pior ainda, à exploração da miséria. Grande parte das crianças de rua são alugadas ou vendidas pelos próprios pais (em situação de miséria e com vários filhos que são incapazes de alimentar) de forma a aliviar o orçamento da família. Uma vez entregues a gangs, as crianças passam a percorrer a cidade em busca de estrangeiros a quem pedem dinheiro. Esse dinheiro é entregue aos gangs e em troca a criança recebe um prato de comida diário e um local para dormir. Estes homens não demonstram qualquer pudor nem culpa e recolhem o dinheiro das crianças na frente de quem quer ver.
 
Visitar PHNOM PENH, as ruas esquecidas de uma capital imperial | Cambodja
Por detrás desta cidade, que se pode contemplar nas ruas, há a cidade imperial, com o majestoso Palácio Real e o Pagode de Prata, o ex-libris da riqueza do Cambodja, e o Museu Nacional, que expõe algumas esculturas originais do complexo de templos de Angkor. Infelizmente, esta Phnom Penh está muito longe da realidade do país.
 
Visitar PHNOM PENH, as ruas esquecidas de uma capital imperial | Cambodja
O Cambodja não são só as ruas de Phon Penh, nem os palácios e pagodes. O Cambodja são as extensas planuras cobertas de campos de arroz, a beleza dos rostos, a simpatia das suas gentes, a inocência das crianças das áreas rurais e o seu sorriso genuíno, o olhar de agradecimento pela bolacha e o sorriso com que nos brindam quando se vêem numa fotografia. Felizmente, o Cambodja está muito longe de Phnom Penh.
 
Depois de conhecer este país, foi em Phon Penh que apanhamos o barco para o delta do Mekong, no Vietname. Outras aventuras se seguiriam.
 
Visitar PHNOM PENH, as ruas esquecidas de uma capital imperial | Cambodja

Se vai viajar para o Cambodja, estes são alguns artigos que lhe podem interessar

  • VIAJAR NO CAMBODJA – Tudo o que precisa de saber para viajar no Cambodja está neste artigo.
  • VISITAR PHONM PENH – Tudo o que precisa de saber para visitar a capital do Cambodja, com a nossa experiência na cidade.
  • GUERRA SECRETA DOS EUA – Um artigo sobre a geopolítica do sudeste asiático. Para se perceber como funcionou a Guerra Secreta dos EUA no Laos e no Cambodja ao mesmo tempo que havia Guerra do Vietname.
  • VISITAR O ANGKOR WAT – Tudo o que precisa de saber para visitar Angkor Wat está neste artigo cheio de dicas e partilha da nossa experiência.
  • VISITAR CHONG KNEAS – Um artigo com a nossa experiência no lago Chong Kneas no Cambodja.
  • KHMERS VERMELHOS NO CAMBODJA – Um artigo sobre o regime dos Khmers Vermelhos no Cambodja e o terror que se viveu no país.
  • MONÇÕES NO SUDESTE ASIÁTICO – Tudo o que precisa de saber para viajar para o Sudeste Asiático e evitar as monções.
  • ROTEIRO PARA O SUDESTE ASIÁTICO – O nosso roteiro de viagem para explorar o Laos, Cambodja, Vietname e Tailândia, no sudeste asiático.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.