Visitar MAE HONG SON e conhecer as mulheres girafas, numa visita às aldeias | Tailândia

Visitar MAE HONG SON e conhecer as mulheres girafas, numa visita às aldeias | Tailândia
Mulheres girafas: há anos que sonho em conhecer esta tribo. Muito antes de ingressar na universidade, muito antes de começar a desbravar este planeta. Há mais de 20 anos que sonho em conhecer este povo que tanto me fascina.
Tudo começou quando andava na escola e vi um documentário sobre uma tribo, algures no Myanmar, onde as mulheres se enfeitavam com anéis pesadíssimos de metal, em volta do pescoço. Nunca esqueci essas imagens e, agora na Tailândia, resolvi rumar as aldeias das montanhas para as conhecer.
Visitar MAE HONG SON e conhecer as mulheres girafas, numa visita às aldeias | Tailândia
Esta tribo é originária da Birmânia, actual Myanmar, mas como povoavam as regiões montanhosas controladas pelos rebeldes e com bastantes distúrbios com os militares, foram obrigadas a fugir e procurar refúgio no norte da Tailândia.
Para os aldeões a sobrevivência não era fácil. Nunca foram reconhecidos com legalidade pelo governo tailandês e as populações locais também não os viam com bons olhos. A vida num país estranho era cada vez mais difícil. Os homens trabalham essencialmente na rizicultura e as mulheres auxiliavam-nos nas tarefas agrícolas e cuidavam das casas. No entanto, a imagem da tribo são os enormes anéis de metal dourado que usam em volta do pescoço e por baixo dos joelhos. As raparigas começam a colocá-los bem cedo e à medida que os anos vão passando vão acrescentando elos.
Visitar MAE HONG SON e conhecer as mulheres girafas, numa visita às aldeias | Tailândia
Loucura? Muitos poderão pensar que sim, mas eu nunca ousaria ter esse tipo de pensamento. A identidade cultural de um povo é aquilo que melhor o define. Se aos nossos olhos nos parece bárbaro é porque estamos a olhar com “lentes erradas”. Sinal de beleza para elas e para a sua comunidade, os anéis também tem uma utilidade pratica: visavam defender as mulheres dos ataques mortais dos tigres. Hoje, os tigres estão praticamente extintos e as mulheres girafas seguiam o mesmo destino.
De repente, algo mudou para elas, mulheres, e para elas, tribos. O turismo. Descobriram que os turistas pagavam para fotografa-las, para vê-las, para as conhecer e para as compreender. Foi então que uma tradição que se estava a perder ressuscitou. As aldeias ganharam dinamismo, a economia local começou a florescer e as raparigas mais jovens sentem-se agora tentadas a continuar uma tradição milenar.
Visitar MAE HONG SON e conhecer as mulheres girafas, numa visita às aldeias | Tailândia
O governo da Tailândia, esse continua sem reconhecer a população destas tribos como habitantes do seu país. Estranho é que arrecadem tanto dinheiro que provém do turismo de Mae Hong Son, cidade que serve de base para a visita a estas aldeias.
Para muitos, este tipo de turismo é como visitar um jardim zoológico humano. Para mim, está muito longe disso. Trata-se de valorizar a diversidade e identidade cultural de um povo, trata-se de preservar tradições ameaçadas, trata-se de promover crescimento económico em áreas desfavorecidas. Se o turismo trará aspectos negativos? Com certeza que sim, mas se não fosse o turismo, estas tribos já cá não estariam para mostrarem ao mundo que “Somos todos diferentes mas todos iguais”, mesmo para os olhos mais cépticos.
Visitar MAE HONG SON e conhecer as mulheres girafas, numa visita às aldeias | Tailândia

Se vai viajar para a Tailândia, estes são artigos que lhe podem interessar

  • VISITAR COSTA DE KRABI – Tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem e explorar a região de Krabi, na Tailândia.
  • VISITAR KOH PHI PHI – Tudo o que precisa de saber para visitar Kho Phi Phi e não sofrer desilusões está aqui.
  • VISITAR BANGKOK – Um artigo para o ajudar a preparar e perceber a cidade de Bangkok, a capital da Tailândia.
  • VISITAR CHIANG MAI – Um artigo sobre a nossa visita a Chiang Mai e aos templos da cidade no norte da Tailândia.
  • VISITAR AS MULHERES GIRAFAS – Tudo o que precisa de saber para visitar as mulheres girafas na Tailândia, na zona de Mae Hong Son.
  • VISITAR KOH SAMUI E AS PRAIAS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Koh Samui e as suas praias idílicas na Tailândia, está aqui.
  • ROTEIRO PARA VIAJAR NA TAILÂNDIA – Um artigo com o nosso roteiro pela Tailândia numa viagem no sudeste asiático.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

3 Comentários

  1. Marisa Teodósio diz: Responder

    Olá Carla e Rui,

    quando visitaram esta tribo, foi por tour ou de forma autónoma? Estou a planear uma viagem para o ano (norte do Vietname, Laos, Norte da tailândia e Myanmar) e gostava de conhecer a tribo karen e a Hmong, mas só vejo informação de tours, pelo que não tenho a certeza se é possível ir-se lá sozinha. Agradeço qualquer ajuda que puderem prestar. Boa viagem pelo norte do país!!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá Marisa, fomos de forma independente. Apanhamos um tuk tuk em Mae Hong Son que nos levou e trouxe da aldeia. Quando lá chegamos, pagamos uma espécie de entrada para as mulheres locais. Foi tudo pacífico. Havia duas ou três aldeias que recebiam pessoas, o nosso motorista levou-nos aquela que achou que era maior.

      1. Marisa Teodósio diz: Responder

        Obrigada!! 🙂

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.