Seguindo os Passos de Jesus em Israel e na Palestina

Seguindo os Passos de Jesus em JERUSALÉM | Israel

Visitar NAZARÉ e BELÉM – Seguindo os Passos de Jesus – Anunciação e Natividade

Visitar NAZARÉ e BELÉM - Seguindo os Passos de Jesus - Anunciação e Natividade | Palestina
Visitar NAZARÉ e BELÉM – Seguindo os Passos de Jesus – Anunciação e Natividade | Palestina

“O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David, e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salvé, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Não tenhas receio, Maria, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus dar-Lhe-á o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.»” Lucas 1, 26-33

“Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, a fim de recensear-se com Maria, sua mulher, que se encontrava grávida. E quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver para eles lugar na hospedaria. Na mesma região, encontravam-se uns pastores, que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. O anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor refulgiu em volta deles, e tiveram muito medo. Disse-lhes o anjo: «Não temais, pois vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias do Senhor. Isto vos servirá de sinal para o identificardes: encontrareis um Menino envolto em panos e deitado numa manjedoura.» De repente, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, louvando a Deus e dizendo: «Glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens do seu agrado.»” Lucas 2, 4

“E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens. […] Veio a Nazaré, onde Se tinha criado. Segundo o Seu costume, entrou em dia de Sábado na sinagoga e levantou-se para ler. Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías e, desenrolando-o, deparou-se-Lhe a passagem em que está escrito: O Espírito do Senhor está sobre Mim, porque Me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-Me a proclamar a libertação dos cativos e, aos cegos, o recobrar da vista; a mandar em liberdade os oprimidos a proclamar um ano de graça do Senhor. Depois enrolou o livro, entregou-o ao empregado e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos cravados n’Ele. Começou então a dizer-lhes «Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir.»” Lucas 2, 52; 4, 16-21

Jesus em Jerusalém

“Estando já próximo da descida do monte das Oliveiras, começou a multidão dos discípulos a louvar alegremente a Deus, em alta voz, por todos os milagres que tinham visto, dizendo: «Bendito seja o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no Céu e glória nas Alturas!» Alguns fariseus disseram-lhe, do meio da multidão: «Mestre, repreende os Teus discípulos.» Jesus retorquiu: «Digo-vos que, se eles se calarem, gritarão as pedras.»
Monte das Oliveiras
Quando Se aproximou, ao ver a cidade, chorou sobre ela e disse: «Se neste dia tivesses conhecido, tu também, O que te pode trazer a paz! Mas isto ficou oculto aos teus olhos. Virão dias para ti em que os teus inimigos te hão-de cercar de trincheiras, sitiar-te-ão e estreitar-te-ão de todos os lados; hão-de esmagar-te contra o solo, bem como a teus filhos que estivirem dentro de ti, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, por não teres reconhecido o tempo em que foste visitada.» Depois, entrando no Templo, começou a expulsar os vendedores dizendo-lhes: «Está escrito: A Minha casa será casa de oração; mas vós fizestes dela um covil de ladrões.»
Lucas 19, 37-46 
Seguindo os Passos de Jesus em JERUSALÉM | Israel
Muro das Lamentações
“Ao voltar logo de manhã cedo para a cidade , teve fome. E, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-Se, mas não encontrou nela senão folhas. Disse então: «Nunca mais nascerá fruto de ti!» E, naquele mesmo instante, secou a figueira. Vendo isto, os discípulos, admirados, disseram: «Como é que a figueira secou subitamente?» Jesus respondeu: «Em verdade vos digo, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que fiz a esta figueira, mas, se disserdes a este monte: Tira-te daí e lança-te ao mar, assim acontecerá; e tudo quanto pedirdes com fé, na oração, recebê-lo-eis.»”
Mateus 21, 18-22
 
Monte do Templo – Jerusalém
“Então, Jesus falou assim à multidão e aos seus discípulos: «Os escribas e os fariseus instalaram-se na cátedra de Moisés. Fazei, pois, e observai tudo o que eles vos disserem, mas não imiteis as suas obras, pois eles dizem e não fazem. Atam fados pesados e difíceis de transportar e põem-nos aos ombros dos homens, mas eles não põem nem um dedo para os deslocar. Tudo o que fazem é com o fim de se tormarem notados pelos homens. Por isso alargam as filactérias e alongam as bordas dos seus mantos. Gostam de ocupar o primeiro lugar nos banquetes e os primeiros assentos nas sinagogas. Gostam das saudações nas praças públicas e de serem chamados «Rabbi» pelos homens. […]Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque fechais aos homens o reino dos Céus; nem entrais vós nem deixais entrar aqueles que querem entrar.Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que devorais as casas das viúvas, com o pretexto de prolongadas orações; por isso sereis mais rigorosamente julgados.
 
Seguindo os Passos de Jesus em JERUSALÉM | Israel
 
Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito e, depois de o terdes seguro, fazeis dele um filho do inferno, duas vezes pior do que vós. […]
 
Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque pagais o dízimo da hortelã, do funcho e do cominho, e desprezais o mais importante da Lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Devíeis praticar estas coisas sem deixar aquelas. Guias cegos, que coais um mosquito e engolis um camelo!Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato quando por dentro estão cheios de rapina e de iniquidade. Fariseu cego, limpa primeiro por dentro o copo e o prato a fim de que o exterior fique limpo também.Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, formosos por fora, mas por dentro cheios de ossos de mortos e de toda a espécie de imundície. Assim, também vós, por fora, pareceis justos aos homens mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e iniquidade.Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque edificais sepulcros aos profetas e adornais os túmulos dos justos, dizendo: «Se tivéssemos vivido no tempo dos nossos pais, não teríamos sido cúmplices como eles no sangue dos profetas. » Deste modo confessais que sois filhos dos que assassinaram os profetas! […]
 
 
Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados. Quantas vezes quis reunir os teus filhos, como a galinha reúne os seus pintaínhos sob as asas, e tu não quiseste! Pois bem, a vossa casa ficará deserta, porque eu vos digo, não mais me vereis até que digais: «Bendito o que vem em nome do Senhor.»Saindo Jesus do Templo, aproximaram-se d’Ele os seus discípulos para Lhe mostrarem as construções do Templo. Mas ele disse-lhes: Vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra; tudo será destruído.»”
Mateus 23, 1-7, 13-15, 23-31, 37-38; 24, 1-2
 
Seguindo os Passos de Jesus em JERUSALÉM | Israel
Muro das Lamentações – Jerusalém
“Chegou o dia dos Ázimos, em que devia sacrificar-se o cordeiro, e Jesus enviou Pedro e João, dizendo: «Ide preparar-nos o necessário para comermos o cordeiro pascal. » Perguntaram-lhe: «Onde queres que o preparemos?» «Ao entrardes na cidade, respondeu, virá ao vosso encontro um homem transportando uma bilha de água. Segui-o até à casa em que entrar e dizei ao dono da casa: O Mestre manda-te dizer: Onde é a sala em que hei-de comer o cordeiro pascal com os meus discípulos? Mostrar-vos-á uma grande sala mobilada, no andar de cima. Fazei aí os preparativos.» Partiram, encontraram tudo como lhes tinha dito e prepararam a Páscoa. Quando chegou a hora, pôs-Se à mesa e os apóstolos com Ele.”
Lucas 22, 7-14
 
Jerusalém
 
“Depois do canto dos salmos, saíram para o monte das Oliveiras. Disse-lhes, então Jesus: «Esta noite, todos vós vos escandalizareis por Minha causa, porque está escrito: Ferirei o pastor e as ovelhas do rebanho dispersar-se-ão. Mas, depois da minha ressurreição, preceder-vos-ei a caminho da Galileia.» Tomando a palavra, Pedro respondeu-Lhe: «Ainda que todos se escandalizem de Ti, eu nunca me escandalizarei.» Jesus retorquiu-lhe: «Em verdade te digo que esta mesma noite, antes do galo cantar, Me negarás três vezes.» Pedro disse-Lhe: «Mesmo que tenha de morrer Contigo, não Te negarei.» E todos os discípulos afirmaram o mesmo.
Seguindo os Passos de Jesus em JERUSALÉM | Israel
 
Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsemane e disse aos seus discípulos: «Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar. E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. Então lhes disse: a minha alma esta cheia de tristeza, até a morte; ficai aqui e velai comigo. E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas sim como tu queres. E voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudeste velar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito esta pronto, mas a carne é fraca.”
Mateus 26, 30-41

 

Jerusalém
Jardim de Getsenane
Visitar JERUSALÉM - Seguindo os Passos de Jesus - Morte e Ressureição | Israel e Palestina
Visitar JERUSALÉM – Seguindo os Passos de Jesus – Morte e Ressureição | Israel e Palestina

Seguindo os Passos de Jesus – Morte e Ressureição

«Viestes prender-Me com espadas e varapaus como se fosse um ladrão! Eu estava todos os dias sentado no Templo a ensinar, e não Me prendestes. Mas tudo isto aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas.» Então todos os discípulos O abandonaram e fugiram. Os que tinham prendido Jesus conduziram-n’O a casa do sumo sacerdote Caifás, onde os escribas e os anciãos do povo se tinham reunido. […] O sumo sacerdote disse-Lhe: «Intimo-Te pelo Deus vivo que nos digas se és o Cristo, o Filho de Deus.» Jesus respondeu-lhe: «Tu o disseste. E eu digo-vos, vereis um dia o Filho do Homem sentado à direita do Poder e vindo sobre as nuvens do céu.» Então o sumo sacerdote rasgou as vestes, dizendo: «Blasfemou! Que necessidade temos ainda de testemunhas? Acabais de ouvir a blasfémia. Que vos parece?» Eles responderam: «É réu de morte.» Cuspiram-Lhe depois no rosto e deram-Lhe socos. Outros esbofetearam-n’O, dizendo: «Adivinha, ó Cristo, quem foi que Te bateu?» Entretanto, Pedro estava sentado no pátio. Uma criada aproximou-se dele e disse-lhe: «Também tu estavas com Jesus, o Galileu.» Mas ele negou diante de todos, dizendo: «Não sei o que dizes.» Dirigindo-se para a porta, foi visto por outra criada que disse aos que ali estavam: «Este também estava com Jesus, o Nazareno.» E de novo negou com juramento: «Não conheço esse homem.» Um momento depois, aproximaram-se os que ali estavam e disseram a Pedro: «Com certeza tu és dos Seus, pois a tua maneira de falar denuncia-te.» Começou então a dizer imprecações e a jurar: «Não conheço esse homem.» No mesmo instante, o galo cantou. E Pedro lembrou-se das palavras de Jesus: «Antes do galo cantar, Me negarás três vezes.» E saindo para fora, chorou amargamente. Chegada a manhã, todos os príncipes dos sacerdotes e anciãos do povo reuniram-se em conselho contra Jesus, para O matarem. E, manietando-O, levaram-n’O ao governador Pilatos.” Mateus 26, 55-75; 27, 1-2

Igreja de S. Pedro em Galicanto
Igreja de S. Pedro em Galicanto

“Então Pilatos mandou que levassem Jesus e O açoitassem. E os soldados, depois de tecerem uma coroa de espinhos, puseram-Lha na cabeça e envolveram-n’O com um manto de púrpura. Depois, avançaram para Ele e diziam: «Salvé, ó Rei dos Judeus!» E davam-Lhe bofetadas. Pilatos saiu outra vez e disse-lhes: «Aqui vo-Lo trago fora, para que saibais que não acho n’Ele culpa alguma.» Saiu, pois, Jesus fora levando a coroa de espinhos e o manto de púrpura. Pilatos disse: «Eis aqui o homem!» Assim que O viram, os príncipes dos sacerdotes e os guardas gritaram: «Crucifica-O! Crucifica-O!»” João 19, 1-6

Inicio da Via Dolorosa na Igreja da Flagelação
Visitar JERUSALÉM - Seguindo os Passos de Jesus - Morte e Ressureição | Israel e Palestina

“Quando O iam conduzindo, lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que voltava do campo, e carregaram-no com a cruz, para a levar atrás de Jesus. Seguiam-n’O uma grande massa de povo e umas mulheres que se lamentavam e choravam por Ele. Jesus voltou-se para elas e disse-lhes: «Filhas de Jerusalém, não choreis por Mim, chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos, pois dias virão em que se dirá: Felizes as estéreis, os ventres que não geraram e os peitos que não amamentaram.»” Lucas 23, 26-29

Final da Via Dolorosa na Igreja de Santo Sepulcro

“Quando chegaram a um lugar chamado Gólgota, isto é, «lugar da caveira», deram-Lhe a beber vinho misturado com fel; mas, provando-o, não quis beber. Depois de O terem crucificado, repartiram entre si as Suas vestes, tirando-as à sorte e ficaram ali sentados a guardá-Lo. […] Desde a hora sexta, até à hora nona, as trevas envolveram toda a terra. E, cerca da hora nona, Jesus clamou em alta voz: «Meu Deus, meu Deus, porque Me abandonaste?» […] E, clamando outra vez em alta voz, expirou. Então o véu do templo rasgou-se em dois, de alto a baixo; a terra tremeu e as rochas fenderam-se; […] O centurião, e os que com ele guardavam Jesus, vendo o tremor de terra e o que estava a acontecer, ficaram apavorados, e disseram: «Este era verdadeiramente o Filho de Deus!» Estavam ali, a observar de longe, muitas mulheres, que tinham seguido Jesus desde a Galileia e O serviram. Estre elas estavam Maria de Magdala, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu. Ao cair da tarde, veio um homem rico de Arimateia, chamado José, que também se tornara discípulo de Jesus. Foi ter com Pilatos e pediu-lhe o corpo de Jesus. Pilatos ordenou que lho entregassem. José tomou o corpo, envolveu-O num lençol limpo, e depositou-O num túmulo novo, que tinha mandado talhar na rocha. Depois, rolou uma grande pedra para a porta do túmulo e retirou-se.”Mateus 27, 33-36, 45-46, 50-51, 54-60

Local da Cruxificação de Cristo, no interior da Igreja de Santo Sepulcro.

“Depois disto, Jesus manifestou-Se outra vez aos discípulos junto ao mar de Tiberíade e manifestou-Se assim. Estavam juntos Simão Pedro, Tomé e Natanael, assim como os filhos de Zebedeu e mais dois dos Seus discípulos. Disse-lhes Simão: «Vou pescar.» Eles responderam: «Nós também vamos contigo.» Saíram e subiram para o barco, mas naquela noite não apanharam nada. Ao surgir a manhã, Jesus apresentou-se na praia, mas os discípulos não sabiam que era Ele. Disse-lhes então Jesus: «Rapazes, tendes algum peixe que se coma?» Responderam-Lhe: «Não.» Disse-lhes Ele: «Lançai a rede para o lado direito do barco e haveis de encontrar.» Lançaram-na, pois, e mal a podiam arrastar devido à grande quantidade de peixe. […] Logo que saltaram para terra, viram ali umas brasas com peixe em cima, e pão. Disse-lhes Jesus: «Trazei dos peixes que apanhastes agora.» […] Disse-lhes Jesus: «Vinde comer.» E nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar-Lhe: «Quem és Tu?», por saberem que era o Senhor. Então, Jesus aproximou-Se, tomou o pão e deu-lho, fazendo o mesmo com o peixe. Foi esta a terceira vez que Jesus Se manifestou aos Seus discípulos, depois de ter ressuscitado dos mortos.” João 21, 1-6, 9-10, 12-14

Visitar JERUSALÉM - Seguindo os Passos de Jesus - Morte e Ressureição | Israel e Palestina

Se vai visitar Israel e a Palestina estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar

  • CONFLITO ENTRE ISRAEL E PALESTINA – Um artigo com a explicação dos conflitos que assolam o Médio Oriente nos territórios de Israel e Palestina. Um artigo de leitura obrigatória para quem viaja no Médio Oriente.
  • VISITAR JERUSALÉM – O nosso artigo sobre Israel e o que visitar na cidade que está na origem das três religiões monoteístas e que é o centro do conflito entre a Palestina e Israel há séculos.
  • VISITAR HEBRON – Um artigo sobre a nossa visita à cidade de Hebron, um dos locais mais perigosos na Cisjordânia, Palestina e da nossa experiência intensa na cidade.
  • VISITAR BELÉM – O nosso artigo sobre a visita à cidade de Belém, onde visitámos o local de nascimento de Cristo, o muro que divide Israel da Palestina e um campo de refugiados da ONU, construído em 1948 mas ainda em actividade.
  • VISITAR TELAVIVE – Um artigo cheio de dicas para visitar Telavive e explorar a capital de Israel.
  • VIAJAR EM ISRAEL E PALESTINA – Um artigo sobre os locais onde dormimos na Terra Santa, Israel e Palestina, durante a nossa viagem no Médio Oriente.
  • VISITAR MASSADA – Um artigo sobre a nossa visita a Massada, a maravilhosa fortaleza no deserto de Negev, na Cisjordânia.
  • VISITAR QUMRAM – Qumram é uma localidade na Cisjordânia, Palestina, onde foram descobertos os manuscritos do Mar Morto. O relato da nossa visita.
  • VISITAR TZFAT – A nossa visita à cidade de Tzfat, no norte de Israel, e próximo da fronteira com o Líbano.
  • VISITAR CESAREIA – Um artigo sobre a nossa visita às ruínas romanas de Cesareia, em Israel, cheio de dicas de viagem.
  • VISITAR JERICÓ E O MAR MORTO – Um artigo sobre a nossa experiência a visitar Jericó, as ruínas na margem do Mar Morto e a visita também ao mar.
  • VISITAR RAMALLAH – O artigo sobre a nossa a nossa visita à cidade que é capital da Cisjordânia e da Palestina.
  • FRONTEIRA ENTRE JORDÂNIA E ISRAEL – O nosso artigo sobre o cruzamento de fronteira por terra entre a Jordânia e Israel, na nossa viagem pelo Médio Oriente.
  • TRANSPORTES NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo sobre os modos de transporte que usamos para viajar no Médio Oriente, cheio de curiosidades e momentos de humor.
  • VIAJAR NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo criado para responder à questão de se é seguro viajar no Médio Oriente. Veja tudo aqui.
  • ROTEIRO MÉDIO ORIENTE – O artigo com o roteiro que fizemos na nossa viagem no Médio Oriente, desde o Egipto, Jordânia, Síria, Israel e Palestina.
  • SEGUINDO OS PASSOS DE JESUS EM ISRAEL E NA PALESTINA

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.