MEDINA DE FEZ – MARROCOS | Os Curtumes da cidade imperial

MEDINA DE FEZ - MARROCOS | Os Curtumes da cidade imperial

Fez, à semelhança de todas as cidades árabes tem uma medina, a Medina de Fez. A Medina de Fez é a mais bela de Marrocos e visitá-la deve fazer parte de qualquer viagem a Marrocos.

VISITAR A MEDINA DE FEZ e ficar deslumbrado com as labirínticas ruas da cidade muçulmana  | Marrocos

As medinas em Marrcos

As medinas marroquinas apresentam, na sua maioria, uma disposição semelhante, com um denso emaranhado de ruas e becos. Visitar a Medina de Fez, que em árabe significa cidade, parece um labirinto e percorre-la pode ser uma autentica aventura.

VISITAR A MEDINA DE FEZ e ficar deslumbrado com as labirínticas ruas da cidade muçulmana  | Marrocos

SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR EM MARROCOS (cobre Covid-19 e teste positivo)

Marrocos não faz parte integrante da União Europeia, sendo assim, é altamente recomendável fazer seguro de viagem para viajar em Marrocos e visitar a Medina de Fez, já que o Cartão Europeu de Saúde não funciona. Nós fizemos o seguro de viagem da IATI ESTRELA, pelo qual pagamos 57€, para os dois, para 14 dias. Faça também o seu seguro com 5% de desconto usando este link.

VISITAR A MEDINA DE FEZ

À primeira vista, a medina de Fez parece um caos mas quando a olhamos com mais pormenor começamos a perceber o seu funcionamento. Iniciámo-nos nesta cidade, património mundial da Unesco, perdendo-nos na medina de Fez. No entanto, essa fase passou porque, rapidamente me adaptei a este emaranhado e ruelas e becos sem saída e nos conseguimos orientar na Medina de Fez. Assim, começámos a conhecer a Medina de Fez (perca-se também). A medina de Fez é encantadora e cheia de vida. A certa altura lembra a Índia muçulmana. Infelizmente ali na Medina de Fez não podemos entrar nas mesquitas e temos que nos limitar a vê-las do lado de fora. No entanto, Fez é muito mais do que mesquitas.

MEDINA DE FEZ - MARROCOS | Os Curtumes da cidade imperial

As madraças da Medina de Fez

O ponto central da Medina de Fez é ocupado pela mesquita principal e bem próximo uma madraça. As madraças são escolas islâmicas onde se aprendia o Alcorão, funcionando em regime de internato. É por aí que deve começar a sua visita na Medina de Fez.

MEDINA DE FEZ - MARROCOS | Os Curtumes da cidade imperial

Na Medina de Fez não nos foi permitido entrar em qualquer mesquita, já que estão fechadas a não muçulmanos. No entanto, visitámos varias madraças, nomeadamente a Al-Attarine e a Buo Inania. Estes locais são fabulosos e duma riqueza arquitectónica incrível. Não perca as madraças da Medina de Fez.

MEDINA DE FEZ - MARROCOS | Os Curtumes da cidade imperial

Os souks da medina de Fez

As medinas estão organizadas por Souks, locais onde os artesãos trabalham e expõem os seus produtos para venda. Na medina de Fez cada Souk está numa determinada área da medina e os mais importantes situam-se mais próximos da mesquita principal da medina de Fez. Sendo assim, a distribuição dos artesãos na medina de Fez reflecte uma hierarquia social e económica.

MEDINA DE FEZ - MARROCOS | Os Curtumes da cidade imperial

Todas as medinas são rodeadas por fortes muralhas que protegem a cidade e conferem-lhe um ar medieval. A medina de Fez estava praticamente voltada ao abandono mas um programa da UNESCO e a sua elevação a património mundial da humanidade revitalizou toda a área da medina de Fez e tornou-a num dos locais mais visitados em Marrocos.

MEDINA DE FEZ - MARROCOS | Os Curtumes da cidade imperial

Alojar-se na Medina de Fez

Fez é a mais antiga das cidades imperiais de Marrocos e como tal a Medina de Fez uma das mais antigas. A cidade apresenta duas áreas distintas, Fes el-Bali e Fes el-Jedid. O conjunto destas duas áreas imperiais deu origem a urbe actual de Fez que agora cresceu e compreende também bairros novos e modernos. Resolvemos alojar-nos na medida de Fez, o que se mostrou uma excelente opção. Ficamos na Dar Houdou, uma espécie de riad com três quartos, que pertence a um jovem inglês. Foi uma óptima escolha. O local é lindo na medina de Fez, acolhedor e até um pouco luxuoso! Foi um pouco caro, pelo menos para o nosso budget mas desde que chegámos a Marrocos parece que vivemos num conto das “mil e uma noites” na medina de Fez. Pagámos 50€ por um quarto duplo.

Quando visitar a Medina de Fez há alojamentos encantadores e com excelente relação qualidade-preço. Estas são as nossas sugestões para quando visitar a Medina de Fez, mas nas proximidades destes alojamentos há muitos outros locais encantadores. Marque alojamento para Fez com pelo menos um ou dois meses de antecedência se procurar uma riad maravilhosa quando visitar a Medina de Fez pois esgotam rapidamente.

MEDINA DE FEZ - MARROCOS | Os Curtumes da cidade imperial

Curtumes e tinturarias na Medina de Fez

A imagem de marca da Medina de Fez são as tinturarias e alcaçarias. Visitámos duas áreas distintas na Medina de Fez ligadas aos curtumes de Fez. A primeira foi o local onde os curtidores esfolam as peles e as limpam dos restos de carne, pelos e lixos. Ali os homens trabalham com o auxilio dos burros que permitem transportar as peles posteriormente para as tinturarias. No entanto, antes de lá chegarem, as peles são mergulhadas numa solução com casca de romãzeira ou de mimosa. Posteriormente, as peles são colocadas a secar pelos terraços da medina de Fez.

MEDINA DE FEZ - MARROCOS | Os Curtumes da cidade imperial

Tradicionalmente estes locais da Medina de Fez ficavam longe das áreas residenciais e próximo dos cursos de água, mas ali na Medina de Fez, as tinturarias e alcaçarias ficam no coração da medina de Fez. Apesar da má fama do cheiro nauseabundo que emana destes locais (que não é de todo verdade pois não é assim tão mau) são áreas ímpares em termos culturais. O curtimento das peles na Medina de Fez é uma arte milenar que permite transformar a pele dos animais em couro macio.

MEDINA DE FEZ - MARROCOS | Os Curtumes da cidade imperial


No segundo local que visitámos na Medina de Fez, os homens lavam as peles secas em grandes quantidades de água e amolecem-nas em soluções gordurosas. Os pigmentos naturais permitem depois tingi-las de variadíssimas cores. Os homens permanecem mergulhados em tinas de água e pigmentos e tingem as peles e o corpo. Um olhar atento permite ver as condições de trabalho precário destes jovens. Não aguentam muito tempo mergulhados mas uma “espécie de fiscal” não permite saídas antecipadas e controla o seu pessoal.

MEDINA DE FEZ - MARROCOS | Os Curtumes da cidade imperial

Uma visita a estes locais na Medina de Fez é obrigatória. É de destacar o facto de que, para se poder observar a tinturaria e necessário entrar através de lojas na Medina de Fez que criaram varandas e que tentam assim ganhar dinheiro com os turistas, quer para entrarem na loja, quer depois para saírem com compras. Mais uma vez me lembrei da Índia!

MEDINA DE FEZ - MARROCOS | Os Curtumes da cidade imperial

Se está a pensar viajar para Marrocos e procura as melhores dicas, estes são artigos que lhe podem interessar

  • VIAJAR EM MARROCOS – Um roteiro para 15 dias a viajar em Marrocos, no norte do país, de Tanger a Fez, permitindo descobrir o melhor do país, com dicas de alojamento, transporte, locais a visitar, etc.
  • VISITAR FEZ – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Fez , nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer quando viajar em Marrocos.
  • VISITAR CHEFCHAOUEN – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Chefchaouen, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
  • VISITAR MARRAKECH – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Marrakech, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
  • VISITAR O ERG CHEBBI – Um artigo para o ajudar a preparar a sua viagem de exploração do deserto de Marrocos em Erg Chebbi.
  • VISITAR MEKNES – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Meknes, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
  • VISITAR CASABLANCA – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Casablanca, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
  • VISITAR VOLUBILIS – Volubilis são as mais bem preservadas ruínas romanas de Marrocos e aqui contamos-lhe tudo para poder visitar o local.
  • VISITAR TANGER – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Tanger, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
  • RIADS EM MARROCOS – Um artigo onde partilhamos as melhores riads que conhecemos em Marrocos.
  • DICAS PARA VISITAR MARROCOS – Um artigo cheio de dicas e curiosidades para conhecer antes de viajar para Marrocos.
  • COMIDA EM MARROCOS – Um artigo com dicas sobre o que comer e a comida nas cidades de Marrocos.
  • GEOGRAFIA DE MARROCOS – Um artigo para conhecer a geomorfologia e geografia de Marrocos.
  • ROTA DOS KASHBAHS EM MARROCOS – Um artigo com a Rota dos Kashbahs no sul de Marrocos, desde Marrakech.
  • SUBIR O TOUBKAL – Um artigo onde partilhamos a nossa experiência a subir a montanha mais alta do norte de África, o Toubkal em Marrocos.
  • AGRICULTURA DE OÁSIS – Um artigo sobre a Agricultura de oásis em Marrocos, uma agricultura tradicional no norte de África.
  • CURTUMES DE FEZ – Um artigo sobre o espetacular local em Fez, os curtumes de Fez, em Marrocos.

MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS

 

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.