CASABLANCA – MARROCOS | Visitar a bela mesquita marroquina

CASABLANCA - MARROCOS | Visitar a bela mesquita marroquina

Infelizmente durante a nossa primeira viagem a Marrocos visitámos Casablanca mas com muito pouco tempo. Casablanca é uma bela cidade e merecia termos perdido mais tempo em Casablanca mas a verdade é que não tínhamos. Assim, visitámos muito pouco em Casablanca.

Casa Branca, mais conhecida como CASABLANCA (e como a visitar) | Marrocos

A mesquita de Casablanca

De manhã vimos Volubilis, as ruínas romanas mais imponentes de Marrocos, e depois de três horas de comboio estávamos em frente a mesquita de Casablanca, e mesmo à hora da oração. O edifício em Casablanca realmente impressiona pela sua grandeza e pelas comodidades do seu interior, as quais não pudemos verificar in loco, pois a entrada na mesquita de Casablanca é interdita a não muçulmanos. Está claro que a Carla ainda tentou ludibriar a segurança da mesquita de Casablanca mas, apesar de não ser loura e de estar coberta com um lenço, a verdade é que dá um bocado nas vistas.

Casa Branca, mais conhecida como CASABLANCA (e como a visitar) | Marrocos

Casablanca é uma cidade comercial e industrial, com poucas atracções turisticas mas ainda assim com uma bela parte histórica. A principal atracção da cidade é a mesquita de Hassan II, construída entre 1980 e 1993, e a terceira maior do Mundo.

Situada mesmo junto ao mar, a mesquita de Casablanca está num promontório rochoso junto a baía e tem uma área superior a de Notre Dame ou a basílica de S. Pedro. O minarete da Mesquita de Casablanca tem 210 m de altura, sendo o edifício mais alto do país. Com estes atributos, não foi difícil nos convencer que Casablanca era merecedora de uma visita.

Casa Branca, mais conhecida como CASABLANCA (e como a visitar) | Marrocos

Mas como a cidade de Casablanca propriamente dita não tivemos tempo de visitar, resolvemos parar em Casablanca só de passagem, na viagem entre Meknes e Marrakech

Reflectir em Casablanca

Na Mesquita de Casablanca impressiona a vitalidade que esta religião demonstra ter, e que se manifesta na dedicação e fervor dos seus crentes. A Carla deliciou-se a tirar fotografias aos fieis exóticos em Casablanca enquanto eu observava a baía da cidade de Casablanca e ao mesmo tempo me interrogava o que aconteceu ao espírito do povo português. Há 500 anos enviamos centenas de barcos e milhares de homens para derrotar os piratas que dominavam esta zona da costa, fortificamos esta cidade e baptizámo-la Casa Branca, só a deixando no sec. XVIII. O que aconteceu de lá para cá? Porque somos agora um povo derrotista, cabisbaixo e saudosista? Os historiadores lá terão as suas respostas, mas sinto-me triste por os portugueses serem reconhecidos apenas pelos feitos dos seus longínquos antepassados ou pelos chutos na bola de um tal Cristiano.

Casa Branca, mais conhecida como CASABLANCA (e como a visitar) | Marrocos

Um marroquino em Casablanca, depois de eu lhe dizer que era português, respondeu-me “Teso… Portugal e Marrocos, dois tesos”. Até doí. Filosofias à parte, despedimo-nos de Casablanca e, à conta dos atrasos dos comboios marroquinos em Casablanca, acabamos por passar mais tempo na estação de Casablanca do que na cidade em si. Já passava das onze da noite quando chegamos a Marrakech, cansados mas tendo visto o que queríamos ver, inclusive em Casablanca.

Se está a pensar viajar para Marrocos e procura as melhores dicas, estes são artigos que lhe podem interessar

  • VIAJAR EM MARROCOS – Um roteiro para 15 dias a viajar em Marrocos, no norte do país, de Tanger a Fez, permitindo descobrir o melhor do país, com dicas de alojamento, transporte, locais a visitar, etc.
  • VISITAR FEZ – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Fez , nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer quando viajar em Marrocos.
  • VISITAR CHEFCHAOUEN – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Chefchaouen, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
  • VISITAR MARRAKECH – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Marrakech, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer. Boa opção para combinar com Casablanca.
  • VISITAR O ERG CHEBBI – Um artigo para o ajudar a preparar a sua viagem de exploração do deserto de Marrocos em Erg Chebbi.
  • VISITAR MEKNES – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Meknes, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer. Boa opção para combinar com Casablanca.
  • MEDINA DE FEZ – Um artigo sobre os segredos escondidos na Medina de Fez em Marrocos.
  • VISITAR CASABLANCA – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Casablanca, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
  • VISITAR VOLUBILIS – Volubilis são as mais bem preservadas ruínas romanas de Marrocos e aqui contamos-lhe tudo para poder visitar o local.
  • VISITAR TANGER – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Tanger, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
  • RIADS EM MARROCOS – Um artigo onde partilhamos as melhores riads que conhecemos em Marrocos.
  • COMIDA EM MARROCOS – Um artigo com dicas sobre o que comer e a comida nas cidades de Marrocos.
  • GEOGRAFIA DE MARROCOS – Um artigo para conhecer a geomorfologia e geografia de Marrocos.
  • ROTA DOS KASHBAHS EM MARROCOS – Um artigo com a Rota dos Kashbahs no sul de Marrocos, desde Marrakech.
  • SUBIR O TOUBKAL – Um artigo onde partilhamos a nossa experiência a subir a montanha mais alta do norte de África, o Toubkal em Marrocos.
  • AGRICULTURA DE OÁSIS – Um artigo sobre a Agricultura de oásis em Marrocos, uma agricultura tradicional no norte de África.
  • CURTUMES DE FEZ – Um artigo sobre o espetacular local em Fez, os curtumes de Fez, em Marrocos.

SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR EM MARROCOS (cobre Covid-19 e teste positivo)

Marrocos não faz parte integrante da União Europeia, sendo assim, é altamente recomendável fazer seguro de viagem para viajar em Marrocos, já que o Cartão Europeu de Saúde não funciona. Nós fizemos o seguro de viagem da IATI ESTRELA, pelo qual pagamos 57€, para os dois, para 14 dias. Faça também o seu seguro com 5% de desconto usando este link.

MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS

 

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.