TAOISMO, uma introdução à antiga filosofia chinesa

TAOISMO, uma introdução à antiga filosofia chinesa
O taoismo é uma religião difícil de definir, por várias razões. Primeiro, o seu fundador é uma figura sobre a qual pouco ou quase nada é conhecido em termos históricos. De seu nome Lao Tzu e supostamente nascido no século VI a.C., é o presumível autor de 2 textos, o Tao Te Ching e o Hua Hu Ching, ambos estruturados em 81 capítulos e cheios de alegorias, analogias e afirmações paradoxais. Segundo, é uma religião que nunca se expandiu para além do território chinês, com excepção da recente “descoberta” por parte do mundo ocidental. Por último, é uma religião que não tem rituais característicos que a distingam das demais (nomeadamente do budismo), sendo dado muito mais ênfase a um conjunto de doutrinas e práticas que sobreviveram ao passar dos séculos, formando simbioses com outras religiões. Hoje, o taoismo tem pouquíssima expressão oficial, existindo apenas uma organização com sede em Pequim e responsável por um templo na capital.
 
Nos textos taoistas, é apresentada uma concepção do mundo em que os (aparentemente) opostos fazem, na realidade, parte do mesmo conjunto harmonioso, sendo o exemplo mais famoso o dos princípios masculino e feminino, Yin e Yang. De acordo com a doutrina do Tao (literalmente, “significado”), o Universo é regido por uma energia (“chi”) que, pelas suas diferentes manifestações e transformações, é responsável por todas as coisas. O objectivo do Homem deve ser ultrapassar a ideia de individualidade e, com base em diferentes técnicas, conseguir reconhecer a sua verdadeira identidade e assim compreender o Tao.
 
Estas ideias foram, naturalmente, desenvolvendo-se ao longo de séculos, moldando a maneira de pensar do povo chinês e influenciando decisivamente o confucionismo e budismo. Ainda hoje, por exemplo, as práticas do tai chi e do feng shui fazem parte da vida quotidiana dos chineses e são cada vez mais populares no Ocidente.
 
O tai chi (cujos praticantes podem ser observados em qualquer jardim público, de manhã cedo ou ao final da tarde) é um conjunto de posturas, movimentos e técnicas de respiração que têm como objectivo melhorar a fluidez da energia pelos “canais” do corpo humano, com efeitos benéficos para o corpo e espírito.
 
O feng shui baseia-se na ideia que a circulação benéfica da energia dentro de nossas casas é importante para o nosso bem-estar e depende de factores como a localização da casa, os materiais de construção utilizados e a disposição das divisões. Estas ideias ditavam, por exemplo, onde e como eram construídos os túmulos dos imperadores e ainda hoje têm influência na edificação moderna nas cidades chinesas.
 
No taoismo impera também a ideia que, se o Homem tomar plena consciência da sua verdadeira natureza, então poderá alcançar aquela qualidade ter a imnortalidade só digna dos Deuses: a imortalidade. Com este fim em mente, foram sendo desenvolvidas técnicas pelos mestres taoistas que levam a um aumento da longevidade e até à conservação da juventude. Estas práticas podem dividir-se em dois tipos: externas e internas. As primeiras baseiam-se na procura de uma substância (um “elixir da vida”) capaz de conceder a imortalidade aquele que a tivesse em seu poder. As segundas são um conjunto de métodos de meditação e contemplação (em algumas correntes de pensamento, conjugados com práticas sexuais) que levam ao rejuvenescimento e por fim à imortalidade.

Aconselhamos que faça o seu seguro de viagem para a China. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.

Se vai viajar na China, estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar

  • VISITAR PEQUIM – Um artigo detalhado com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Pequim, a capital da China.
  • VISITAR A MURALHA DA CHINA – Tudo o que precisa de saber para visitar a Muralha da China, em tour ou a pé, está neste artigo.
  • VISITAR XIAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Xian e descobrir o legado da Rota da Seda na cidade. Um artigo cheio de dicas de viagem.
  • VISTO DA CHINA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da China e poder viajar no país.
  • VISITAR DATONG – Um artigo com dicas para visitar a popvoação de Datong, o mosteiro suspenso da cidade e as grutas de Yungang.
  • VISITAR AS GRUTAS DE LONGMEN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar aas grutas de Longmen a caminho de Xian.
  • VISITAR CHENGDE – Um artigo com toda a informação que precisa de ter para visitar a cidade de Chengde, a estância de verão dos imperadores da China.
  • VISITAR O EXÉRCITO DE TERRACOTA – Um artigo com o que precisa de saber para visitar o Exército de Terracota, a partir de Xian.
  • VISITAR MAIJI SHAN – Um artigo cheio de dicas para visitar Maji Shan, a montanha da Meda de Milho, na China.
  • VISITAR XINING – Um artigo com as dicas para visitar Xining e o mosteiro de Kumbum na China tibetana.
  • VISITAR AMDO – Tudo o que precisa de saber para visitar Amdo, o planalto tibetano na China.
  • VISITAR REPGONG OU TONGREN – Um artigo sobre uma das cidades de AMDO, no planalto tibetano chinês, onde existem vários mosteiros com produção artesanal de tangkas.
  • VISITAR LABRANG – Tudo o que precisa de saber sobre o mosteiro de Labrang, em Xiahé, no planalto tibetano chinês de Amdo.
  • O BUDISMO NA CHINA – Um artigo sobre os princípios e importância do Budismo na China.
  • VISITAR JIAYUGUAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Jiayuguan está neste artigo, nomeadamente o que visitar nas imediações da cidade onde começa a Grande Muralha da China.
  • VISITAR DUNHUANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Dunhuang e os arredores da cidade, nomeadamente o lago crescente, o deserto e as grutas de Mogao.
  • VISITAR TURPAN – Um artigo cheio de dicas para explorar a região do oásis de Turpan, no deserto de Taklamakan, na China, nomedamente as cidades de Jiahé, Gaochang e as grutas de Bezeklik.
  • ESTRADA DE CARACÓRUM – Tudo o que precisa de saber para explorar a estrada de Caracórum, entre a China e o Paquistão, desde Kashgar até à fronteira.
  • VISITAR KASHGAR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Kashgar em Xinjiang, na China, uma zona muito tradicional e o coração da Rota da Seda.
  • ROTA DA SEDA – Tudo o que precisa de saber sobre viajar na Rota da Seda está neste artigo.
  • VISITAR HONG KONG – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade de Hong Kong na China.
  • VISITAR YANGSHUO – Tudo o que precisa de saber para visitar Yangshuo na China e a zona dos arrozais na China Rural.
  • VIAJAR DE COMBOIO NA CHINA – Tudo o que precisa de saber para viajar de comboio na China está neste artigo.
  • BARRAGEM DAS TRÊS GARGANTAS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar a Barragem da 3 Gargantas na China.
  • CRUZEIRO DO YANGTZÉ – Um artigo com tudo o que precisa de saber para fazer um cruzeiro de vários dias no rio Yangtzé e visitar a barragem das três gargantas.
  • TAOÍSMO – Tudo o que precisa de saber sobre uma das religiões mais importantes da China, o Taoísmo.
  • VISITAR HUA SHAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Hua Shan desde a cidade de Xian, na China.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.