Visitar MADABA e explorar os mosaicos maravilhosos | Jordânia

Visitar MADABA e explorar os mosaicos maravilhosos | Jordânia
Madaba é uma pequena cidade a apenas 32 km de Amã, a capital da Jordânia. E uma cidade calma e que pode servir de base de exploração da área circundante, inclusive o Mar Morto. A partir do século IV tornou-se um importante centro da Cristandade, e hoje continua a ser a cidade da Jordânia com maior presença de cristãos e de igrejas cristas. Uma das consequências deste facto foi o termos ficado alojados num hotel situado no centro da cidade mas suficientemente longe de qualquer mesquita, de tal forma que não éramos acordados com o habitual chamamento para a oração das 4.30 h da manhã!
Para além disso, nota-se que as principais atracções turisticas da cidade estão relacionadas com o cristianismo e com a presença romana. Madaba e conhecida como a cidade dos mosaicos, pois sempre que são descobertas mais umas ruínas (normalmente por acidente), estas incluem exemplares mais ou menos bem conservados de mosaicos com motivos geométricos ou dedicados a deuses e a cenas do quotidiano. Podem admirar-se belos exemplares no Parque Arqueológico da cidade (com ruínas de igrejas do século VI), na Igreja dos Apóstolos (embora não tenhamos visto nada relacionado com estes últimos) e no Museu da cidade, com uma organização sui generis pois o seu acervo esta distribuído por algumas casas do bairro onde se situa.
Visitar MADABA e explorar os mosaicos maravilhosos | Jordânia
Mas o cartão de visita da cidade e a Igreja de S. Jorge, ou melhor, o mosaico que se pode admirar no seu chão frente ao altar, o agora famoso mapa mosaico de Madaba. Descoberto em finais do século XIX, aquando da construção de uma nova igreja sobre as fundações de outra, hoje e encarado como o mapa mais antigo da Terra Santa. Esta orientado de leste para oeste, com a Palestina a esquerda e o delta do Nilo no extremo direito e contem, entre outras, representações de cidades, da linha de costa, do Mar Morto, dos rios Jordão e Nilo e um esquema detalhado de Jerusalém.
Pensa-se que teria originalmente entre 15 a 25 m de comprimento e 6 m de largura, com mais de 2 milhões de pedrinhas e, embora grande parte já não exista, o que sobreviveu e ainda suficiente para constituir uma bela obra de arte com um grande valor histórico e geográfico.
Visitar MADABA e explorar os mosaicos maravilhosos | Jordânia
Visitar MADABA e explorar os mosaicos maravilhosos | Jordânia

Se vai viajar para a Jordânia, estes são alguns dos nossos artigos aqui no blogue e que lhe podem interessar

  • VIAJAR NA JORDÂNIA – As nossas dicas, sugestões e experiências, que o podem ajudar a preparar a sua viagem à Jordânia.
  • VISITAR PETRA – Tudo o que precisa de saber para visitar Petra, na Jordânia, e o que explorar em dois dias na cidade dos Nabateus.
  • VISITAR WADI RUM – Tudo o que precisa de saber para explorar Wadi Rum e o deserto jordano, dormindo no meio de um dos desertos mais bonitos do mundo.
  • VISITAR JERASH – Tudo o que precisa de saber para aproveitar a maravilhosa cidade de Jerash, as ruínas romanas mais impressionantes da Jordânia está neste artigo. Fizemos a viagem, ida e volta, desde Amã, a capital da Jordânia.
  • VISITAR OS CASTELOS DO DESERTO DA JORDÂNIA – Um artigo com a nossa experiência a visitar os castelos do deserto jordano, a estrada que segue para o Iraque, um lugar super interessante e interessante para conhecer desde Amã.
  • VISITAR AMÃ – O nosso artigo sobre a nossa experiência a visitar a cidade de Amã, a capital da Jordânia.
  • VISITAR O MAR MORTO – Um artigo cheio de dicas pessoais e a partilha da nossa experiência no Mar Morto do lado da Jordânia.
  • VISITAR O MONTE NEBO – Um artigo sobre a zona mais cristã da Jordânia, o Monte Negro e as margens do rio Jordão, onde Cristo terá sido baptizado.
  • VISITAR MADABA – Tudo o que precisa de saber para visitar Madaba e os arredores da cidade.
  • PERCORRER A ESTRADA DO REI – Tudo o que precisa de saber para percorrer a Estrada do Rei, a King’s Highway, e visitar os principais locais de interesse e castelos neste percurso, está neste artigo.
  • TRANSPORTES NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo sobre os modos de transporte que usamos para viajar no Médio Oriente, cheio de curiosidades e momentos de humor.
  • VIAJAR NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo criado para responder à questão de se é seguro viajar no Médio Oriente. Veja tudo aqui.
  • ROTEIRO MÉDIO ORIENTE – O artigo com o roteiro que fizemos na nossa viagem no Médio Oriente, desde o Egipto, Jordânia, Síria, Israel e Palestina.
  • VIAJAR NO RAMADÃO – A nossa experiência a viajar no Ramadão no Médio Oriente está neste artigo cheio de dicas e que o podem ajudar a preparar a sua viagem.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.