Subir o VULCÃO TAJUMULCO, topo da América Central | Guatemala

Subir o VULCÃO TAJUMULCO (4220m), topo da América Central | Guatemala
A América Central é a região do mundo limitada a norte pela Península do Iucatão, a sul pelo canal do Panamá, e a oeste a leste pelos oceanos Pacífico e Atlântico, respectivamente. A região é vulcânica porque situa-se na orla do Anel de Fogo do Pacífico, e as montanhas são todas vulcões, muitos extintos, outros adormecidos, alguns ainda activos. A montanha mais alta da América Central é o vulcão (extinto) Tajumulco, cujo cume se situa 4220 m acima do nível médio da água do mar.
Surpreendentemente, subir ao ponto mais alto da América Central é muito simples. O grau de dificuldade da subida, apesar do efeito da altitude na parte final, torna este empreendimento acessível a qualquer pessoa com um mínimo de condição física. Diria mesmo, o Tajumulco é uma montanha para um passeio em família (mas, de preferência, não na época das chuvas!).
E foi quase em família que o fizemos, acompanhados do Luís (o empregado do hostel “Celas Mayas – Spanish school” e também da agência Icaro Tours, e agora nosso guia), da Tânia (uma rapariga por ele convidada e professora de espanhol na escola), e uma cadela magricela que nos acompanhou fielmente desde o início da subida até à chegada do dia seguinte.
Subir o VULCÃO TAJUMULCO (4220m), topo da América Central | Guatemala
Escolhemos fazer uma subida em dois dias. Pode-se subir, fazer cume e descer num só dia, mas na época das chuvas é quase obrigatório fazê-lo em dois, de forma a estar-se no cume ao amanhecer, para poder (com boas probabilidades) desfrutar das vistas com céu limpo. Cada “casal” carregou o seu equipamento (tenda para 2, plástico para cobrir a tenda e sacos-cama), bebida e comida.
Iniciamos a subida por volta das 11 da manhã, no povoado de Tajumulco, até onde nos tínhamos deslocado em duas viagens de autocarro, passando pela cidade de San Marcos. Esta aldeia situa-se a cerca de 3200 m, logo o desnível que seria feito até ao acampamento onde passaríamos a noite seria “apenas” de cerca de 800 m. A um ritmo relaxado e com paragens frequentes, inclusive para almoço, seguimos inicialmente por uma estrada que serpenteia até acabar a meia encosta, para depois tomarmos um trilho pelo bosque, que nesta zona não é mais do que um dos muitos canais de escoamento de águas da chuva.
O terreno é um pouco inclinado, mas às zonas mais difíceis sucede sempre terreno mais plano. E, afinal de contas, pode-se sempre descansar regularmente! O que não pudemos fazer, foi apreciar a paisagem, pois a montanha encontrava-se debaixo de uma neblina algo cerrada. Estávamos apreensivos quanto ao que poderíamos ver no cume…
Subir o VULCÃO TAJUMULCO (4220m), topo da América Central | Guatemala
Depois de almoçarmos numa clareira do bosque, em terreno pouco inclinado, retomámos o percurso. A conversa com os nossos companheiros facilitou a passagem do tempo e tornou a subida muito mais agradável, sendo que o ritmo de progressão foi sendo mais ou menos o de um passeio de fim-de-semana. A paisagem é quase mediterrânica e lembro-me inúmeras vezes do meu Trás-os-Montes
Por volta das 16.00 h, chegámos a uma zona na orla do bosque, perto de onde a vegetação desaparece e dá lugar apenas a rochas e terra. Estamos a cerca de 4000 m, e montamos o acampamento. Depois das tendas montadas, e material arrumado no seu interior, recolhemos alguma lenha e tentamos fazer fogo. Digo “tentamos”, pois o tempo estava cada vez pior e começou a chover. Recolhemo-nos nas tendas, para nos protegermos do frio. A verdade é que, como bons montanhistas de domingo, o material que trouxemos (da agência) não é de qualidade suficiente para as condições atmosféricas que iríamos enfrentar nessa noite, nomeadamente no que se refere a sacos-cama e isoladores.E a montagem da tenda, associada ao efeito da altitude, tinha-me deixado com dor de cabeça…
A chuva caía regularmente, o frio intensificava-se e ouviam-se trovões. Resolvemos comer alguns snacks, tomei uma aspirina, e dissémos ao Luís para esquecer o jantar! Enrolámo-nos nos sacos-cama e tentámos dormir. Mas não foi fácil… Mas na montanha é mesmo assim, para se poder alcançar algo bonito, é preciso sofrer! E quanto mais se quer alcançar, mais se tem de sofrer…
Subir o VULCÃO TAJUMULCO (4220m), topo da América Central | Guatemala
No dia seguinte, acordamos às 4.30 com o Luís a dizer que o tempo estava lindo! Vestimo-nos e iniciamos a subida depois de comermos um chocolate (o pequeno-almoço ficaria para depois da descida). Conforme subíamos a parte rochosa do vulcão, a alvorada ia dando ares da sua graça. O nascer-do-sol visto do topo da América Central é LINDO! Toda a cadeia vulcânica da Guatemala era visível no horizonte, assim como as luzes da ainda adormecida cidade de Xela (Quetzaltenango). Podíamos notar ao fundo o fumo que saía do vulcão Santiaguito.
Quando chegámos ao topo do Tajumulco, o sol já tinha nascido, mas as cores da montanha e da paisagem em redor continuavam fantásticas. E, à nossa frente, o fantástico efeito visual da sombra do quase cone perfeito do Tajumulco a esteirar-se na paisagem… Fabuloso!
Depois de muitas fotos no Tajumulco, circundámos a cratera (onde se encontrava a pastar uma vaca-montanhista!), tendo acesso a perspectivas excelentes do vulcão Candelaria e dos vales verdes adjacentes. A seguir, iniciámos a descida em direcção ao acampamento e ao desejado pequeno-almoço. Quando chegámos ao início do bosque, olhei para cima e, por incrível que pareça, a visão do Tajumulco fez-me lembrar as montanhas à volta da aldeia da minha avó, que calcorreei enquanto adolescente…
Subir o VULCÃO TAJUMULCO (4220m), topo da América Central | Guatemala
No acampamento do Tajumulco, até a nossa fiel companheira canina teve direito a uma merecida refeição…
Depois de desmontadas as tendas, e feitas as mochilas, iniciamos a descida por volta das 9.00 h. O tempo começava a ficar novamente nublado… E enquanto descíamos, a paisagem foi gradualmente desvanecendo-se aos nossos olhos, conforme a neblina ia ganhando terreno, até que as condições adquiriram exactamente as mesmas características da subida do dia anterior.
Quando, finalmente, após cerca de 2 horas de descida, passamos novamente pela placa que marca o início do trilho do Tajumulco, e antes de ter de correr para apanhar o autocarro que nos levaria de volta, tive a certeza que tínhamos sido abençoados por esta montanha, pois tínhamos estado no ponto mais alto da América Central, na época das chuvas, e tínhamos sido agraciados com uma das visões mais bonitas da nossa “Rota dos Maias 2012“.
Subir o VULCÃO TAJUMULCO (4220m), topo da América Central | Guatemala

Marque aqui os seus tour e passeios em Tajamulco

Se vai viajar para a Guatemala, estes são alguns artigos que o podem interessar

• VISITAR A GUATEMALA – Tudo o que precisa de saber e que lugares deve incluir na sua viagem à Guatemala está neste artigo.
  • VISITAR O VULCÃO PACAYA – Um artigo com a nossa experiência a visitar o vulcão Pacaya desde Antigua, na Guatemala.
  • VISITAR MONTERRICO – A nossa experiência, cheia de dicas, para visitar Monterrico e ver tartarugas a desovar na Guatemala.
  • VISITAR O ALAGO ATITLÁN – Tudo o que precisa de saber para visitar o lago Atitlán, com a nossa experiência na Guatemala.
  • VISITAR ANTIGUA GUATEMALA – Todas as nossas dicas para explorar a cidade de Antigua Guatemala, uma das cidades coloniais mais belas do mundo.
  • SUBIR O VULCÃO ACATENANGO – A nossa experiência, cheia de dicas, para visitar e subir o vulcão Acatenango na Guatemala.
  • VISITAR O VULCÃO SANTIAGUITO – Tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Santiaguito, na Guatemala.
  • VISITAR CÓPAN – HONDURAS – Tudo o que precisa de saber para visitar Cópan, nas Honduras, desde Antigua na Guatemala.
  • SUBIR O VULCÃO TAJAMULCO – Tudo o que precisa de saber para subir o vulcão Tajamulco, na Guatemala, a montanha mais alta da América Central.
  • VISITAR CHICHICASTENANGO – Um artigo com a nossa experiência a visitar a maravilhosa cidade de Chichicastenango.
  • ESTRADAS DA GUATEMALA – A nossa experiência nas estradas da Guatemala, a viajar em transportes públicos.
  • VISITAR SEMUC CHAMPEY – Tudo o que precisa de saber para visitar Semuc Champey, na Guatemala, está aqui.
  • VISITAR FLORES GUATEMALA – Um artigo com a nossa experiência e dicas para explorar a cidade de Flores na Guatemala.
  • VISITAR TIKAL – Tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas maias de Tikal, na Guatemala, está aqui.
  • ROTA DOS MAIAS – O roteiro da nossa viagem pelo Belize, México, Guatemala e Honduras, durante o ano de 2012, em busca dos testemunhos das civilizações pré-colombianas.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.