VIAJAR NO BELIZE e compreender o país onde vai viajar | Belize

VIAJAR NO BELIZE e compreender o país onde vai viajar | Belize
Encravado entre o México e a Guatemala, o Belize, um dos mais pequenos países da Mesoamérica, é o único país da região com língua oficial inglesa. No entanto, o que há partida parece inglês compreensível, rapidamente se transforma em algo indecifrável já que o idioma e inglês-criolo, uma mistura dos dois.
VIAJAR NO BELIZE e compreender o país onde vai viajar | Belize
O país é completamente distinto dos seus vizinhos e o que um viajante sente quando aqui chega é que a população é a sua principal característica. O Belize não tem, ao contrário dos vizinhos, uma grande diversidade étnica, no entanto, tem aquilo que nós podemos chamar uma grande diversidade cultural devido aos diferentes povos que ao longo da historia foram habitando o país. Os maias, os mestiços, os menonites, os garifundas e os criolos são as principais culturas que o povoam.
VIAJAR NO BELIZE e compreender o país onde vai viajar | Belize
A população indígena, os Maias, habita o país há mais de 2000 anos mas devido à chegada dos espanhóis foram perseguidos e obrigados a refugiar-se nas montanhas e no interior. A maioria dos maias que habitou a área viria a morrer ou a fugir, sendo que hoje representam apenas 10% da população, circunscritos a pequenos enclaves nas Montanhas Maias e no Pine Ridge, onde praticam medicina tradicional e agricultura.
VIAJAR NO BELIZE e compreender o país onde vai viajar | Belize
Com a chegada dos espanhóis a Mesoamérica aparecem os Mestiços. Conta a história, digna de um filme de Hollywood, que em 1511, uma nau espanhola, Valdivia, naufragou nos recifes de coral das Caraíbas. Os 15 sobreviventes andaram perdidos no mar até darem a costa do Belize e serem encontrados pelos maias que mataram 10 para satisfazerem a fúria dos deuses. Um dos cinco sobreviventes foi Gonzalo Guerrero que viria a casar com a filha do rei maia de Chetumal e a desempenhar um papel importante como consultor tribal dos assuntos militares dos maias. Da sua união com a jovem maia nasceram 3 filhos, os primeiros mestiços do Novo Mundo. Quando Cortez, em 1519, chegou ao México mandou chamar Guerrero para ser seu companheiro de conquista. Guerrero ja tinha mudado muito. O seu corpo estava parcialmente tatuado e usava piercings tribais. Recusou a oferta de Cortez e juntou-se aos maias para defender um território que lhes pertencia por direito. Foi com o seu contributo que os maias conseguiram resistir cerca de 20 anos as investidas espanholas.
VIAJAR NO BELIZE e compreender o país onde vai viajar | Belize
Independente do Reino Unido apenas em 1981, o Belize é um dos mais jovens países do mundo. Enquanto os europeus por aqui andaram trouxeram escravos de África para trabalharem nas plantações de cana-de-açúcar, que espalharam as suas raizes africanas. O Criolo misturou-se com o inglês e hoje os criolos representam 1/3 da população.
VIAJAR NO BELIZE e compreender o país onde vai viajar | Belize
Quem percorre o Belize encontrará certamente indivíduos altos, magros, brancos, louros e de olhos azuis, vestindo fatos de macaco, camisa e chapéu de palha. Podem parecer uma visão estranha mas são os Menonites, um povo que veio do leste europeu e nas suas comunidades fechadas realizam práticas religiosas, costumes e tradições que trouxeram. Recusam-se a pagar impostos e vivem isolados em fazendas agrícolas. Inicialmente foram expulsos da Europa e deslocaram-se para o Canadá e EUA, de onde também tiveram que sair. Escolheram o México mas daí também foram expulsos. O Belize recebeu-os e parece estar a beneficiar com  a sua permanência já que são os únicos que se dedicam a produções agrícolas que permitem alimentar parte da população nacional, num país onde quase todos os alimentos são importados. Os mais conservadores não utilizam máquinas agrícolas nem técnicas modernas. Deslocam-se em carroças e a sua religião é bastante próxima dos Amish, andando as suas mulheres sempre com o cabelo tapado.
VIAJAR NO BELIZE e compreender o país onde vai viajar | Belize
Os Garifunas são um dos povos mais característicos do Belize, correspondendo a 6% da população. No séc. XVII, o naufrágio de um barco de escravos negros africanos deu as costa das ilhas de S. Vicente, no caribe, e viria  povoar estes locais pelos chamados caribenhos. Estes rapidamente se misturaram com os locais que na altura era uma ilha francesa. No entanto, a ilha de S. Vicente foi cedida ao Reino Unido e os negros-carabinheros descontentes com as tentativas dos ingleses dominarem a ilha lutaram, levando a que os ingleses os tenham deportado para as Honduras, nomeadamente na cidade de Trujillo. Aqui estabeleceram uma comunidade e daí foram-se espalhando por vários países da America Central, desembarcando em Dandriga, no Belize, um barco com 200 garifundas, em 1882. Era o inicio da comunidade garifunda no Belize. As suas raízes africanas mantêm-se na língua (uma mistura de arawak, línguas africanas, francês e inglês) assim como nos tambores e na dança. Em algumas situações especiais chegam a encarnar espíritos ancestrais ja falecidos.
VIAJAR NO BELIZE e compreender o país onde vai viajar | Belize
Para além destes povos, que são o corpo e a alma do Belize, o país conta com uma importante comunidade de chineses que desempenham um papel importantíssimo no comércio nacional, de árabes e de indianos.
VIAJAR NO BELIZE e compreender o país onde vai viajar | Belize
Num país com um clima subtropical húmido, as florestas e os recifes de coral atraem cada vez mais turistas, quer na estação seca, quer na estação húmida. O ritmo de vida do Belize é algo que varia entre o “lento” e o “muito lento”. Relax, e a palavra de ordem por aqui, onde em qualquer dia do ano o Belize poderá parecer o paraíso.
VIAJAR NO BELIZE e compreender o país onde vai viajar | Belize
.

Se vai viajar para o Belize, estes artigos poderão interessar-lhe

  • VIAJAR NO BELIZE – Um artigo sobre a nossa experiência a viajar no Belize e informações importantes para o fazer.
  • VISITAR CARACOL – Um artigo com o que precisa de saber para visitar as ruínas de Caracol e a história no meio da selva do Belize.
  • VISITAR UMA GRUTA MAIA – Tudo o que precisa de saber para descer ao submundo da gruta Maia do Belize.
  • VISITAR XUNANTUNICH – Tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas mais mais impressionantes do Belize.
  • VISITAR TOBACCO CAYE – Tudo o que precisa de saber para visitar Tobacco Caye e os recifes de coral do Belize.
  • VISITAR COCKSCOMB – Tudo o que precisa de saber para visitar esta reserva natural do Belize.
  • VISITAR DANDRIGA – Tudo o que precisa de saber para visitar Dandriga, a capital garafuna do Belize.
  • VISITAR CAYE CAULKER – Tudo o que precisa de saber para visitar e aproveitar Caye Caulker e os cayos do Belize.
  • VISITAR ORANGE WALK – A nossa experiência cruzando a fronteira do México para o Belize, passando por Orange Walk e a caminho da Cidade do Belize.
  • VISITAR LAMANAI – Tudo o que precisa de saber para visitar Lamanai, as ruínas maias mais incríveis da selva do Belize.
  • ROTA DOS MAIAS – O roteiro da nossa viagem pelo Belize, México, Guatemala e Honduras, durante o ano de 2012, em busca dos testemunhos das civilizações pré-colombianas.

Marque aqui os seus tour e passeios

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.