Visitar XOCHICALCO desde a Cidade do México | México

Visitar XOCHICALCO desde a Cidade do México - O ressurgir da Serpente Emplumada | México
Apesar do título da nossa viagem ser “Rota dos Maias 2012“, a verdade é que o nosso percurso abarca quase toda a Mesoamérica, ou seja, uma zona geográfica cujos habitantes partilhavam uma cultura semelhante, antes da chegada dos espanhóis. Esta área estendia-se pelo o que são hoje o México central e do sul, Belize, Guatemala, parte das Honduras e El Salvador (na nossa viagem só fica de fora o último!).
Visitar XOCHICALCO desde a Cidade do México - O ressurgir da Serpente Emplumada | México

Apesar de alguns aspectos culturais dos inúmeros povos mesoamericanos serem diferentes (como, por exemplo, as línguas e costumes), existiu uma base civilizacional comum, tendo por base a estrutura social e a “visão do mundo” a ela associada, sendo as crenças religiosas o “barro” que unia esta estrutura. De acordo com estas, o universo era regido por uma hierarquia de deuses, cada um com a sua função, que permitiam o funcionamento harmonioso do cosmos, facto essencial ao equilíbrio da natureza em geral, e da espécie humana, em particular.

.
Visitar XOCHICALCO desde a Cidade do México - O ressurgir da Serpente Emplumada | México
Além dos deuses da Terra, da Água e do Fogo, que formavam o conjunto de deuses mais ancestrais, foi surgindo ao longo dos tempos uma grande quantidade de novos deuses, relacionados com os corpos celestes, o calendário, as diferentes fases da vida humana, aspectos do quotidiano, etc. A adoração destes deuses tinha uma forte componente baseada no temor daquilo que poderia acontecer se eles não o fossem. Assim, mesmo quando um povo era conquistado por outro, os deuses adorados pelos primeiros passavam a ser comuns com os segundos, e vice-versa. Algumas vezes, apenas mudava o nome utilizado para designar a divindade, mas por vezes as qualidades e especificidades do Deus poderiam alterar-se.
Visitar XOCHICALCO desde a Cidade do México - O ressurgir da Serpente Emplumada | México

Quetzalcoatl é o exemplo por excelência. Pensa-se que será um Deus originalmente adorado pelos olmecas, mas o seu culto propagou-se para a civilização tolteca, maia (onde era chamado Kukulcan) e azteca. O seu nome compõe-se, na língua náhuatl (uma espécie de língua franca de boa parte da mesoamérica), de quetzal, uma ave colorida, e coátl, que significa serpente (mas que também pode ter outros significados como gémeo ou duplo). Em português, é normalmente traduzido por Serpente Emplumada.

Visitar XOCHICALCO desde a Cidade do México - O ressurgir da Serpente Emplumada | México
Existem diferentes interpretações da função deste Deus, pelos diferentes povos que o adoraram, mas é sem dúvida um dos mais importantes do panteão mesoamericano, sendo em alguns casos encarados como um dos deuses criadores da humanidade e, como a divindade tem tanto uma função destruidora quanto criadora. também era o gémeo/antagonista do Deus Tezcatlipoca, Deus da destruição.
Visitar XOCHICALCO desde a Cidade do México - O ressurgir da Serpente Emplumada | México
E é nas ruínas de Xochicalco, 40 km de Cuernavaca e localizada numa colina, proporcionando vistas magníficas dos vales e montanhas em seu redor, que podemos também admirar das mais belas representações da Serpente Emplumada, numa pirâmide desenterrada em 1777, parcialmente reconstruída e ainda hoje alvo de restauros, como podemos observar aquando da nossa visita.
Visitar XOCHICALCO desde a Cidade do México - O ressurgir da Serpente Emplumada | México
Uma importante cidade-estado, florescente entre 700 a 900 d.C., Xochicalco entrou em declínio com o aparecimento dos toltecas na região. Mas o culto da serpente Emplumada era mais forte que guerras e invasões. Culto antigo, como se pode observar nas ruínas de Teotihuacan e no Museu Nacional de Antropologia, na Cidade do México, estava habituado a sobreviver e os toltecas também adoptaram Quetzacoatl como uma das suas principais divindades.
Visitar XOCHICALCO desde a Cidade do México - O ressurgir da Serpente Emplumada | México
É curioso notar que, tal como em muitas outras culturas, os réis adoptavam para si o carácter divino dos deuses que adoravam e um dos exemplo mais conhecidos é o do rei tolteca de Tula, e principal sacerdote de Quetzalcoatl, Ce Acatl Topiltzin. Segundo a lenda, Topiltzin viu-se ao espelho e tendo vislumbrado o rosto de Tezcatlipoca, envergonhou-se, começou a usar barba e posteriormente uma máscara. Ludibriado pelos apoiantes de Tezcatlipoca (e pelo próprio Deus!), Topiltzin embriagou-se e quebrou o seu voto de castidade. Ostracizado, foi expulso de Tula, tendo migrado com os seus súbditos para a região do Iucatão, onde (ainda segundo a lenda) foi reconhecido como um grande chefe guerreiro, criou a liga de cidades-estado de Mayapan e conquistou Chichen Itzá.
Visitar XOCHICALCO desde a Cidade do México - O ressurgir da Serpente Emplumada | México
De acordo com outra lenda, Topiltzin terá embarcado na costa do Golfo, numa jangada de serpentes e terá partido em direcção a Oeste, prometendo que voltaria um dia para reclamar o seu trono. Esta lenda, curiosamente, está relacionada com a conquista espanhola, pois Moctezuma, o rei asteca, terá acreditado que o barbudo Hernán Cortés, desembarcado na costa do Golfo em 1519, seria o esperado Topiltzin! Ironicamente, a verdade é que o espanhol trouxe a guerra novamente para a Mesoamérica, reclamando um novo reino para si e para a família real espanhola, o Reino da Nova Espanha.

Se vais viajar para o México estes são alguns artigos que te podem interessar

  • RUÍNAS DO MÉXICO – Um artigo com as melhores ruínas pré-colombianas do México, nomeadamente maias, astecas, olmecas, etc.
  • ROTEIRO PELA ROTA DOS MAIAS – O roteiro da nossa viagem pelo México, Belize, Guatemala e Honduras.
  • VISITAR TULUM – Um artigo com a nossa experiência e dicas para visitar Tulum, no México, com a visita às ruínas e à praia.
  • VISITAR COBA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas de Coba no México.
  • MERGULHAR EM COZUMEL – Um artigo sobre a nossa experiência em fazer mergulho em Cozumel, no México.
  • VISITAR COZUMEL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Cozumel, a ilha maravilha no México.
  • VISITAR ISLA MUJERES – Um dos lugares mais belos para explorar as praias do Iucatão no México. Este é um artigo cheio de dicas para o fazer.
  • ILHA HOLBOX – Tudo o que precisa de saber para explorar e desfrutar da ilha Holbox no México está aqui.
  • VISITAR CHICHÉN ITZA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas mais importantes do México, património mundial da Humanidade.
  • VISITAR PALENQUE – Um artigo cheio de dicas para visitar um dos lugares mais extraordinários do México, Palenque e os seus arredores, com tudo o que não pode perder.
  • VISITAR UXMAL – Um artigo cheio de dicas para visitar as maravilhosas ruínas maias de Uxmal, no México.
  • VISITAR MÉRIDA – Mérida, no Iucatão, no México, é uma cidade colonial maravilhosa e que vale a pena a visita. Neste artigo encontrará as nossas dicas.
  • RUÍNAS DE YAXCHILAN E BONAMPAK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar algumas das melhores ruínas do México e mais inacessíveis.
  • VISITAR OAXACA – um artigo com todas as nossas dicas de lugares a não perder quando visitar Oaxaca, no México.
  • VISITAR MONTE ALBAN – O nosso artigo cheio de dicas para visitar as ruínas zatopecas em Monte Albán, no México.
  • VISITAR SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS – O nosso artigo sobre a visita a San Cristobal de las Casas, com as dicas de viagem e tudo o que não pode perder no México.
  • CASCATA HIERVA EL ÁGUA – Um artigo cheio de dicas para visitar o Vale de Tlacolula, perto de Oaxaca, onde se pode visitar imensas maravilhas naturais e arquitectónicas.
  • VISITAR XOCHICALCO – Um artigo cheio de dicas para visitar as ruínas de Xochicalco desde a Cidade do México.
  • VISITAR TEOTIHUACAN – Um artigo cheio de dias para visitar as ruínas de Teotihuacan desde a Cidade do México.
  • VISITAR PUERTO ESCONDIDO – Um artigo cheio de dicas para visitar Puerto Escondido, uma meca do surf no México e uma das praias mais famosas do Pacífico.
  • VISITAR EL TAJIN – Um artigo cheio de dias para visitar as ruínas de El Tajin desde a Cidade do México.
  • VISITAR HUASCA DEL CAMPO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar os prismas basálticos de Huasca del Campo, no México.
  • VISITAR TULA – Um artigo cheio de dias para visitar as ruínas de Tula desde a Cidade do México.
  • VISITAR A CIDADE DO MÉXICO – Tudo o que precisa de saber para visitar a Cidade do México. Segurança, museus, transportes e a realidade que ninguém lhe conta sobre a cidade.
  • VISITAR AS CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS – Tudo o que precisa de saber visitar o México e conhecer os lugares mais emblemáticos das civilizações pré-colombianas, como os Maias, Aztecas, Olmecas, Toltecas, etc.
  • CALENDÁRIO MAIA – Tudo o que precisa de saber sobre o calendário Maia e a profecia Maia do fim do mundo no ano de 2012.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.