VISITAR PALENQUE – As Ruínas Maias que impressionam | México

VISITAR PALENQUE - As Ruínas Maias que impressionam qualquer viajante | México
A civilização maia é considerada por muitos a mais brilhante da Mesoamérica pré-hispânica. Os maias construíram cidades-estado independentes umas das outras, e frequentemente em guerra entre si. No período clássico, estas floresceram em 3 áreas geográficas, que correspondem na actualidade, a norte, a península do Iucatão, ao centro, a zona norte densamente florestada da Guatemala, as regiões de Chiapas e Tabasco (México) e o Belize e, a sul, as regiões montanhosas da Guatemala e uma pequena parte das Honduras. E uma vez que estamos na rota dos maias, vamos passar por todas estas áreas! E agora era hora de Palenque.
VISITAR PALENQUE - As Ruínas Maias que impressionam qualquer viajante | México
Os principais sítios de interesse arqueológico na região de Chiapas são as ruínas de Yaxchilán, Bonampak e Palenque. Esta última é considerada por muitos como a cidade maia mais bonita de todas. Atingiu o seu auge entre 600 e 800 d.C., quando era capital regional. Abandonada por volta de 900, foi devorada pela selva, sendo redescoberta no século XVIII, mas só recuperada no século XIX. Hoje, as obras continuam.
VISITAR PALENQUE - As Ruínas Maias que impressionam qualquer viajante | México
O conjunto ocupa uma área considerável (pensa-se que a cidade ocupava cerca de 15 quilómetros quadrados), sendo que os edifícios mais bem conservados são os do chamado grupo principal, ocupando uma área pequena e circunscrita. Aqui, destaca-se o Templo das Inscrições, construído durante os 68 anos do reinado de Pakal (615 – 683 d.C.), incluía o seu túmulo, descoberto intacto em 1952. Artefactos e peças de joalharia aí encontrados estão agora expostos no Museu Nacional de Antropologia, assim como uma reconstituição do túmulo. A pedra tumular continua no interior da pirâmide, agora fechado aos turistas, assim como o acesso ao cimo da pirâmide. Este é, aliás, o único ponto em que Palenque (ou melhor, a sua “gerência”) desilude, pois o Templo é conhecido pelos 3 painéis com inscrições nos quartos do topo (num total de 617 glifos, só parcialmente decifrados), contando a história de Palenque, inacessíveis agora aos olhos dos turistas. Por um lado, é bom que sejam protegidos, mas por outro, custa bastante conhecer o Templo através de leituras e fotos, desde há muitos anos, e agora vir aqui e, afinal, não conseguir ver as famosas inscrições. Paciência… Também difícil é conseguir imaginar como seria este edifício (e os outros!) originalmente, coberto de argamassa, pintado de vermelho-vivo e com detalhes esculpidos em azul e amarelo!
VISITAR PALENQUE - As Ruínas Maias que impressionam qualquer viajante | México
Ao lado, o chamado “Palácio”, é um complexo de edifícios produto de muitos reinados, e seria a residência da família real e seu séquito. Dominando nas alturas o complexo, está uma torre de 4 níveis, que se pensa que deverá ter servido de observatório ou posto de vigia.
VISITAR PALENQUE - As Ruínas Maias que impressionam qualquer viajante | México
Um pouco mais a sul, está o grupo das cruzes, onde se destacam as pirâmides chamadas de Templo da Cruz e do Sol, encimados por monumentos funerários com tecto e espigão (uma lage maciça de pedra esculpida).
VISITAR PALENQUE - As Ruínas Maias que impressionam qualquer viajante | México
Seguindo pelo meio da selva, podem visitar-se alguns templos menos conhecidos. Como visitamos as ruínas da parte da tarde do dia em que chegamos a cidade de Palenque, não tivemos tempo de percorrer todos os grupos e tivemos de escolher. O Templo do Jaguar tinha o acesso bloqueado, assim como os templos acessíveis a partir do grupo das Cruzes, e o caminho em direcção ao museu, passando pelo grupo B e dos Morcegos, fechava as 16.30 h (inexplicavelmente as ruínas encerram as 17.00 h), por isso decidimos enveredar pelo caminho em direcção ao Grupo C, um conjunto pouco recuperado e cujo charme reside precisamente em dar-nos uma ideia de como Palenque deverá ter surgido aos olhos dos primeiros arqueólogos a chegar aqui. Mas não estávamos sozinhos… Os macacos uivadores (Alouatta palliata), que fizeram questão de nos brindar com um concerto de sons impressionantes (não tivemos o privilégio de os ver…). Estávamos na selva, definitivamente…
VISITAR PALENQUE - As Ruínas Maias que impressionam qualquer viajante | México
Tinha chegado a hora de terminar a visita e, na zona do México com maior precipitação, e estando na época das chuvas, aconteceu o mais natural ao fim do dia. Segundos depois de termos regressado a El Panchán, o nosso “pouso” mesmo ao lado das ruínas, começou a chover torrencialmente, e soube-nos muito bem apreciar esta dádiva de Tlaloc, da varanda da nossa cabana.
VISITAR PALENQUE - As Ruínas Maias que impressionam qualquer viajante | México

 VEJA AQUI ONDE SE ALOJAR NA RIVIERA MAIA

Marque aqui os seus passeios e compre aqui os seus bilhetes para Palenque

Se vais viajar para o México estes são alguns artigos que te podem interessar

  • RUÍNAS DO MÉXICO – Um artigo com as melhores ruínas pré-colombianas do México, nomeadamente maias, astecas, olmecas, etc.
  • ROTEIRO PELA ROTA DOS MAIAS – O roteiro da nossa viagem pelo México, Belize, Guatemala e Honduras.
  • VISITAR TULUM – Um artigo com a nossa experiência e dicas para visitar Tulum, no México, com a visita às ruínas e à praia.
  • VISITAR COBA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas de Coba no México.
  • MERGULHAR EM COZUMEL – Um artigo sobre a nossa experiência em fazer mergulho em Cozumel, no México.
  • VISITAR COZUMEL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Cozumel, a ilha maravilha no México.
  • VISITAR ISLA MUJERES – Um dos lugares mais belos para explorar as praias do Iucatão no México. Este é um artigo cheio de dicas para o fazer.
  • ILHA HOLBOX – Tudo o que precisa de saber para explorar e desfrutar da ilha Holbox no México está aqui.
  • VISITAR CHICHÉN ITZA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas mais importantes do México, património mundial da Humanidade.
  • VISITAR PALENQUE – Um artigo cheio de dicas para visitar um dos lugares mais extraordinários do México, Palenque e os seus arredores, com tudo o que não pode perder.
  • VISITAR UXMAL – Um artigo cheio de dicas para visitar as maravilhosas ruínas maias de Uxmal, no México.
  • VISITAR MÉRIDA – Mérida, no Iucatão, no México, é uma cidade colonial maravilhosa e que vale a pena a visita. Neste artigo encontrará as nossas dicas.
  • RUÍNAS DE YAXCHILAN E BONAMPAK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar algumas das melhores ruínas do México e mais inacessíveis.
  • VISITAR OAXACA – um artigo com todas as nossas dicas de lugares a não perder quando visitar Oaxaca, no México.
  • VISITAR MONTE ALBAN – O nosso artigo cheio de dicas para visitar as ruínas zatopecas em Monte Albán, no México.
  • VISITAR SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS – O nosso artigo sobre a visita a San Cristobal de las Casas, com as dicas de viagem e tudo o que não pode perder no México.
  • CASCATA HIERVA EL ÁGUA – Um artigo cheio de dicas para visitar o Vale de Tlacolula, perto de Oaxaca, onde se pode visitar imensas maravilhas naturais e arquitectónicas.
  • VISITAR XOCHICALCO – Um artigo cheio de dicas para visitar as ruínas de Xochicalco desde a Cidade do México.
  • VISITAR TEOTIHUACAN – Um artigo cheio de dias para visitar as ruínas de Teotihuacan desde a Cidade do México.
  • VISITAR PUERTO ESCONDIDO – Um artigo cheio de dicas para visitar Puerto Escondido, uma meca do surf no México e uma das praias mais famosas do Pacífico.
  • VISITAR EL TAJIN – Um artigo cheio de dias para visitar as ruínas de El Tajin desde a Cidade do México.
  • VISITAR HUASCA DEL CAMPO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar os prismas basálticos de Huasca del Campo, no México.
  • VISITAR TULA – Um artigo cheio de dias para visitar as ruínas de Tula desde a Cidade do México.
  • VISITAR A CIDADE DO MÉXICO – Tudo o que precisa de saber para visitar a Cidade do México. Segurança, museus, transportes e a realidade que ninguém lhe conta sobre a cidade.
  • VISITAR AS CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS – Tudo o que precisa de saber visitar o México e conhecer os lugares mais emblemáticos das civilizações pré-colombianas, como os Maias, Aztecas, Olmecas, Toltecas, etc.
  • CALENDÁRIO MAIA – Tudo o que precisa de saber sobre o calendário Maia e a profecia Maia do fim do mundo no ano de 2012.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

2 Comentários

  1. sandra diz: Responder

    Obrigada por partilhar. Lindas fotos

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.